No último semestre de 2012, a equipa do Geração Coop, em parceria com a Fórum Estudante, percorreu o país, promovendo 18 workshops em universidades, institutos politécnicos e escolas profissionais, sobre a temática do cooperativismo, proporcionando aos/às estudantes e a outros/as interessados/as a oportunidade de conhecerem e refletirem sobre o modelo de organização cooperativa, suas atividades, p
rincípios e valores, bem como programas de apoio à criação de emprego. Todas as sessões – num formato dinâmico e de interação permanente entre os/as intervenientes – contaram com a presença de membros de cooperativas que partilharam com os/as participantes as suas histórias e experiências. Contas feitas, ao longo de 7 meses, a equipa do Geração Coop conseguiu despertar e sensibilizar diretamente cerca de 900 jovens para o cooperativismo. O Ano Internacional das Cooperativas terminou, mas a missão do Geração Coop continua mais do que válida. Assim se continuará a promover e a divulgar a forma cooperativa, enquanto modelo ativo de construção de um mundo melhor. Mas cooperativas porquê? - Perguntas tu.
- Porque as cooperativas desempenham um papel essencial na criação de auto-emprego e são um fator disseminador e potenciador da participação, da cidadania e do empreendedorismo;
- Porque este modelo empresarial, com mais de 150 anos, continua atual ao ser capaz de responder aos presentes desafios, colocando as pessoas no centro da ação, não os lucros;
- Porque é através da união de esforços, da visão empreendedora partilhada, da resposta conjunta a uma necessidade comum, que conseguimos fazer a nossa comunidade, o nosso país e o nosso mundo um sítio melhor. O Projeto GeraçãoCoop pretende mostrar-te que as cooperativas são uma solução de futuro viável e solidária e que podes fazer parte deste universo através da adesão ou da constituição de uma cooperativa!