18/06/2026
«Encontro-me a escrever esta reflexão final no meu último mês aqui. Estes nove meses passaram a voar: parece que foi ontem que cheguei a Lisboa e, ao mesmo tempo, sinto que vivi cada momento ao máximo. Tem sido uma experiência intensa e cheia de vida.
Esta experiência enriqueceu-me em todos os sentidos, tanto a nível profissional como pessoal. Sei que deixar este lugar — especialmente a escola onde trabalhei — vai ser muito difícil. Contribuí, ainda que de forma modesta, para o crescimento destas crianças e, durante quase um ano, fiz parte de uma equipa de educadores que me acolheu de braços abertos desde o início.
Vou sentir profundamente a falta da vida que construí aqui, uma vida que, de certa forma, se tornou o meu lar.
Lembro-me da primeira semana: foi muito desafiante. Tinha medo de não estar à altura do projeto, de não encontrar pessoas como eu. No entanto, pouco tempo depois, tudo se tornou tão simples e natural.
Tive a oportunidade de visitar grande parte de Portugal, um país que nunca deixa de nos surpreender. Tive a oportunidade de mergulhar numa nova cultura e vou levar para casa um pouco mais de conhecimento de português (mesmo que não possa dizer que o tenha aprendido completamente 😊). Vivi numa cidade que achei verdadeiramente linda. Lisboa tem tanto para oferecer, e é especial vivê-la não apenas como turista, mas vivê-la de verdade — fazendo com que, aos poucos, lugares antes desconhecidos pareçam teus.
Saí da minha zona de conforto e sinto que ganhei uma riqueza de experiências que só viajar pode proporcionar. Mas, acima de tudo, são as pessoas que conhecemos que tornam estas experiências verdadeiramente especiais — o impacto que causam é algo que muitas vezes nos deixa sem palavras.»