Sindicato Independente dos Médicos

Sindicato Independente dos Médicos O Sindicato Independente dos Médicos é uma organização sindical médica autónoma e independente constituída por todos os médicos nele filiados.

O Sindicato Independente dos Médicos é uma organização constituída por todos os médicos nele filiados, abrangendo todo o território nacional, tendo a sua Sede Nacional em Lisboa e Delegações Regionais nos Açores, Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Vale Tejo, Madeira e Norte.

É uma organização sindical médica autónoma e independente do Estado, do patronato, de confissões religiosas, de partidos p

olíticos ou de quaisquer outras associações de natureza política. Rege-se pelos princípios do sindicalismo democrático, baseados na eleição periódica, e por escrutínio secreto, dos seus órgãos estatutários e na participação activa dos associados em todos os aspectos da sua actividade. Tem como principais objectivos:

- Defender os interesses e os direitos dos médicos;

- Apoiar e intervir na defesa dos direitos dos seus associados em quaisquer processos de natureza disciplinar ou judicial;

- Apoiar e enquadrar pela forma considerada mais adequada e correcta as reivindicações dos médicos e definir as formas de luta aconselhadas a cada caso;

- Organizar os meios técnicos e humanos para assistir aos seus associados, nomeadamente instituindo um fundo de solidariedade;

- Defender e concretizar a contratação colectiva segundo os princípios da boa-fé e do respeito mútuo;

- Defender as condições de vida dos médicos, visando a melhoria da qualidade de vida e o pleno emprego;

- Defender e promover a formação profissional dos médicos, bem como a sua formação permanente;

- Assegurar os direitos dos sócios aposentados;

- Defender e participar na segurança e higiene nos locais de trabalho;

- Assegurar a protecção à infância e à médica enquanto mãe;

- Promover a formação sindical dos seus associados;

- Participar na elaboração das leis do trabalho, nos termos estabelecidos por lei e exigir dos poderes públicos o cumprimento de todas as normas ou a adopção de todas as medidas que lhe digam respeito;

- Participar no controlo de execução dos planos económico-sociais, especialmente os planos de saúde.

SIM assinala o Dia Nacional do MédicoO Sindicato Independente dos Médicos (SIM) assinala o Dia Nacional do Médico, uma d...
18/06/2026

SIM assinala o Dia Nacional do Médico

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) assinala o Dia Nacional do Médico, uma data dedicada a homenagear todos os profissionais que, diariamente, honram o compromisso com a saúde e a vida.

Este dia destaca a dedicação, o rigor e o papel central de todos os médicos nas diferentes áreas de atuação, superando exigências crescentes para garantir a excelência na saúde.

O SIM reconhece o contributo de todos os médicos para o funcionamento e a resiliência do Serviço Nacional de Saúde, reafirmando a importância de valorizar a carreira médica e de garantir condições de trabalho dignas e justas.

Porque a qualidade da nossa saúde depende da valorização de quem cuida!

Saiba mais sobre o Sindicato através do website, em ➡️ https://simedicos.pt/pt.

No mais recente Boletim do SIM, Salomé Camarinha, Presidente da Comissão Nacional de Médicos Internos, reflete sobre o i...
17/06/2026

No mais recente Boletim do SIM, Salomé Camarinha, Presidente da Comissão Nacional de Médicos Internos, reflete sobre o impacto da saída de médicos do SNS na formação das novas gerações de especialistas.

No artigo, alerta para a perda de capacidade formativa associada à saída de médicos experientes dos serviços e para a importância da supervisão educacional no processo de formação médica.

“Quando especialistas experientes deixam o SNS, não levam consigo apenas força de trabalho; levam conhecimento, experiência acumulada e, sobretudo, capacidade formativa.”, afirma.

Ao longo do texto, é também destacado o risco de uma degradação progressiva da qualidade da formação, resultante da escassez de tempo e condições para uma orientação estruturada dos médicos internos.

“Um sistema que forma médicos com menor exposição a orientação estruturada arrisca-se a produzir orientadores impreparados. E, assim, a perda inicial amplifica-se com o tempo.”

Consulte este e outros depoimentos em ➡️ https://simedicos.pt/storage/newspapers/boletim-136.pdf.

SIM denuncia situação crítica na prestação de cuidados de psiquiatria no sistema prisionalO Sindicato Independente dos M...
16/06/2026

SIM denuncia situação crítica na prestação de cuidados de psiquiatria no sistema prisional

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) vem pela presente denunciar a situação de rutura em que se encontra a prestação de cuidados de psiquiatria no sistema prisional, decorrente de uma gestão administrativa centralizada e alheia à realidade clínico-assistencial.

​Apesar da carência crítica de profissionais, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) continua a bloquear, há mais de um ano, a implementação da dedicação plena, direito legalmente estipulado, desincentivando ativamente a fixação de especialistas.

A mais recente prova inequívoca desta falha de gestão é o recém-terminado concurso para 15 vagas de psiquiatria que, desde logo, apenas tinha conseguido captar 4 candidatos dispostos a eventualmente integrar o mapa daquela instituição (2 a Norte e 2 a Sul); acresce que a ingerência administrativa da direção máxima da DGRSP na imposição de horários - atropelando a autonomia técnica das coordenações clínicas no terreno - determinou a perda imediata de todos os candidatos.

​A atual gestão ignora sistematicamente as necessidades assistenciais dos doentes e a mais elementar viabilidade dos serviços médicos. Em concreto:

🔹 a Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental (CPSM) do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo opera num cenário de grave negligência assistencial, contando com apenas 1 psiquiatra para 400 reclusos;
🔹 a CPSM do Hospital Prisional São João de Deus apresenta uma desorganização estrutural, alocando 3 psiquiatras a 80 doentes internados, num serviço cuja lotação máxima regulamentar é de apenas 50 camas.

​O SIM sublinha que as sucessivas soluções técnicas e organizativas desenhadas pelas equipas médicas para mitigar este colapso têm sido sistematicamente ignoradas, bloqueadas e/ou invalidadas pela direção da DGRSP. Esta postura de obstaculização administrativa, frequentemente passiva, reflete um grave alheamento face ao risco clínico, comprometendo a segurança de profissionais e doentes (que, sublinhe-se, estão numa situação de especial necessidade de cuidados, uma vez que são cidadãos cuja liberdade de movimento foi privada pelo Estado, não tendo alternativa para obter cuidados de saúde).

​O SIM não pode compactuar com a intromissão nas 𝑙𝑒𝑔𝑒𝑠 𝑎𝑟𝑡𝑖𝑠 e na deontologia médica, com consequente degradação da prestação de cuidados de saúde em meio prisional.

O SIM exige o respeito absoluto pela autonomia técnica na gestão dos serviços de psiquiatria e a suspensão imediata de práticas de gestão que já empurraram a prestação de cuidados de saúde no sistema prisional para o colapso operacional, resultando até em processos judiciais contra o próprio Estado por negação de cuidados.

Leia a notícia aqui 👉 https://simedicos.pt/pt/noticias/16343/sim-denuncia-situacao-critica-na-prestacao-de-cuidados-de-psiquiatria-no-sistema-prisional.

SIM reúne com Conselho de Administração da ULS da Região de AveiroO Sindicato Independente dos Médicos (SIM) foi recebid...
15/06/2026

SIM reúne com Conselho de Administração da ULS da Região de Aveiro

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) foi recebido, na sequência de sua solicitação, pelo Senhor Presidente da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA), numa reunião que contou, igualmente, com a presença das Senhoras Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Diretora Clínica para os Cuidados Hospitalares e Enfermeira-Diretora.

Nesta reunião, foram abordadas diversas questões, identificadas pelos delegados sindicais em reunião prévia, de elevada relevância para os médicos e para o funcionamento dos serviços.

Entre os principais pontos discutidos, destaca-se o compromisso assumido pelo Conselho de Administração em agilizar os processos de avaliação, visando o regular desenvolvimento do SIADAP.

Foi, também, abordada a valorização dos profissionais que pretendam prosseguir formação avançada, nomeadamente doutoramentos e pós-graduações, tendo o Conselho de Administração, na pessoa do seu Presidente, reconhecido esta matéria como prioritária e manifestado disponibilidade para resolver os conflitos existentes com os associados do SIM nesta área.

Foi igualmente consensualizada a importância de fortalecer o ensino universitário, de forma a ser considerada uma ULS de cariz universitário, com estatuto específico referido no grupo de trabalho nacional.

Adicionalmente, foi reafirmado o compromisso de aplicação integral dos Acordos Coletivos de Trabalho celebrados com o SIM, designadamente no que respeita à formação contínua, à possibilidade de adoção do horário de 36 horas semanais, à contabilização e acumulação de dias de férias em função do trabalho prestado no Serviço Nacional de Saúde (incluindo o tempo de internato), bem como à implementação de regimes de teletrabalho e o pagamento de trabalho extraordinário melhorado aos internos dos últimos anos.

Relativamente à preocupação com a carência de profissionais, em particular médicos, o Conselho de Administração (CA) referiu que tudo fará para ultrapassar o clima de conflitualidade verificado no passado recente, procurando promover um ambiente mais estável e colaborativo. Em concreto, o gozo das folgas será assegurado de forma consistente.

Foi também referida a importância das USF e da Saúde Pública no desenvolvimento da ULS.

O SIM regista como positiva a postura do CA e reafirma a total disponibilidade para continuar a trabalhar de forma construtiva, com vista ao fortalecimento do Serviço Nacional de Saúde e à valorização dos seus profissionais.

O SIM continuará a acompanhar de perto a evolução destas matérias, mantendo os associados informados, sempre que identificadas questões a reportar de forma sistemática e construtiva.

Assim, apelamos para que qualquer problema identificado nos seja reportado para [email protected] ou [email protected].

Leia a notícia aqui ➡️ https://simedicos.pt/pt/noticias/16342/sim-reune-com-conselho-de-administracao-da-uls-da-regiao-de-aveiro.

Internato Médico: Depois de obter o grau de Especialista numa especialidade posso ingressar noutra? O SIM esclarece! Apó...
12/06/2026

Internato Médico: Depois de obter o grau de Especialista numa especialidade posso ingressar noutra?
O SIM esclarece!

Após a conclusão do IM numa área profissional de especialização, os médicos detentores do grau de especialista podem apresentar candidatura para efeitos de ingresso numa segunda área de especialização, concorrendo ao limite máximo de 5% das vagas a concurso.

Pode consultar esta e outras informações relevantes no Livro do Médico Interno do SIM, disponível para consulta no website.

Aceda aqui 👉 https://simedicos.pt/socios/livro-do-medico-interno.

📢 Falha informática nacional compromete funcionamento do SNSO Sindicato Independente dos Médicos está a receber relatos ...
12/06/2026

📢 Falha informática nacional compromete funcionamento do SNS

O Sindicato Independente dos Médicos está a receber relatos de uma falha informática generalizada que está a afetar gravemente o funcionamento dos Cuidados de Saúde Primários e de várias unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.

Nos Cuidados de Saúde Primários, a falha reportada é total, impedindo o normal acesso aos sistemas informáticos essenciais à atividade clínica. Nos hospitais do SNS, estão igualmente indisponíveis os sistemas que dependem de ligação à internet, com impacto direto nos atos necessários à prestação de cuidados.

Esta falha está a afetar também os serviços de saúde das Regiões Autónomas e setor privado de todo o território nacional, com constrangimentos reportados no acesso à emissão de Certificados de Incapacidade Temporária (CIT) e à Prescrição Eletrónica Médica (PEM).

Esta situação não é um mero constrangimento técnico. É uma falha crítica de funcionamento do SNS, com consequências imediatas para os médicos, para os restantes profissionais de saúde e, sobretudo, para os doentes.

Sem sistemas informáticos operacionais, os médicos ficam privados de instrumentos indispensáveis à segurança clínica. A atividade assistencial passa a depender de soluções improvisadas, fragmentadas e inseguras, aumentando o risco de erro médico e comprometendo a qualidade dos cuidados prestados.

O SIM recorda, aliás, a posição já anteriormente assumida sobre a atuação dos médicos perante falha do sistema informático: não deverão ser realizadas consultas médicas quando a falha impeça o acesso aos registos clínicos anteriores, diagnósticos, medicação habitual, alergias ou outros elementos essenciais à decisão médica.

Obrigar os médicos a consultar nestas condições representa uma intolerável intensificação do risco profissional, potencia o erro médico por ação ou omissão e transfere para os profissionais uma responsabilidade que pertence às entidades que têm o dever de assegurar sistemas funcionais, seguros e com planos de contingência adequados.

O SIM sublinha que os médicos, mais uma vez, estão na linha da frente a tentar assegurar a resposta possível perante a falência de meios que não controlam. Não é aceitável que a responsabilidade pelo impacto destas falhas seja transferida, na prática, para os profissionais que continuam a dar a cara perante os utentes, sem condições adequadas para exercer medicina com segurança.

O SNS não pode funcionar dependente da improvisação. A digitalização da saúde exige redundância, segurança, planos de contingência testados, comunicação clara e capacidade de resposta imediata. Quando os sistemas falham, falha também a organização que devia garantir a continuidade assistencial.

O Sindicato Independente dos Médicos exige esclarecimentos urgentes do Ministério da Saúde e da SPMS sobre:

🔹 a causa da falha;
🔹 o tempo previsível de reposição;
🔹 as medidas de contingência ativadas;
🔹 as garantias de segurança clínica e proteção de dados;
🔹 e as medidas que serão adotadas para evitar a repetição de episódios desta natureza.

É indispensável que sejam dadas informações claras às unidades de saúde, aos médicos e aos utentes. O SIM reafirma que a segurança dos doentes depende também das condições em que os médicos exercem a sua atividade.

O SNS precisa de respostas. Os médicos precisam de condições. Os doentes precisam de segurança.

Leia a notícia aqui 👉 https://simedicos.pt/pt/noticias/16341/falha-informatica-nacional-compromete-funcionamento-do-sns.

O SIM na ULS Lisboa Ocidental na defesa dos médicos e do SNSNa sequência da Reunião de Esclarecimento Sindical que teve ...
11/06/2026

O SIM na ULS Lisboa Ocidental na defesa dos médicos e do SNS

Na sequência da Reunião de Esclarecimento Sindical que teve lugar no Hospital de São Francisco Xavier, em 25 de março, e tendo o SIM tomado conhecimento de diversos temas que mereciam atenção, foi solicitada uma reunião com o Conselho de Administração (CA) da ULSLO para abordagem dos mesmos. O pedido foi atendido, e no decurso da reunião realizada com a Presidente do CA, Dr.ª Isabel Aldir, foram discutidos esses assuntos.

No tocante à efetiva aplicação do SIADAP, a ULS informou estarem a decorrer os procedimentos necessários à regularização, já se encontrando constituído o Conselho Coordenador de Avaliação.

Foi igualmente abordada a questão da falta de gozo de dias de férias de anos anteriores e da não consideração do acréscimo de 1 dia de férias por cada 10 anos de serviço no SNS. Após os esclarecimentos prestados, a ULS transmitiu resposta positiva quanto à necessidade de normalização do gozo de férias e do respetivo reconhecimento, em conformidade com os Acordos Coletivos de Trabalho.

Relativamente às dificuldades reportadas no registo de assiduidade e à chamada “bolsa de horas”, o SIM voltou a defender a necessidade de aplicação de um sistema equilibrado, com pagamento de trabalho suplementar.

Foi transmitido pela ULS que, na sequência do alerta do SIM, foi emitida circular no sentido de flexibilizar os registos em causa e que estão a ser desenvolvidos trabalhos para resolver as dificuldades sentidas no registo de assiduidade em situações de prestação de funções fora do local habitual de trabalho.

No que respeita ao pagamento dos médicos recém-especialistas, a ULS informou que se encontra normalizado o pagamento da remuneração correspondente à primeira posição da categoria de assistente após homologação da lista de classificação final, e que será regularizado em breve o pagamento do trabalho suplementar em Serviço de Urgência dos médicos internos, na sequência de reunião com os órgãos do internato médico e Comissão de Internato.

Foi ainda abordada a necessidade de atualização do pagamento do suplemento de autoridade de saúde e do pagamento adequado das escalas de prevenção.

Em relação ao teletrabalho, designadamente na área da Radiologia, foi assumido o compromisso de verificação da situação, tendo o SIM sublinhado a necessidade de formalização das situações de teletrabalho, já previstas nos Acordos Coletivos de Trabalho.

A falta de aprovação de horários de trabalho foi também objeto de especial preocupação, tendo o SIM defendido a sua aprovação célere, em nome da segurança e previsibilidade de todos.

A ULS manifestou preocupação com a fixação do horário com acordo do trabalhador médico, mas foi salientado que devem ser implementados procedimentos mais eficientes, especialmente quanto à conformação dos horários com o regime de dedicação plena, sem prejuízo da produção de efeitos, incluindo os remuneratórios.

Foi ainda referida a necessidade de contratação de profissionais e de integração de trabalhadores na tabela remuneratória aplicável.

A ULS esclareceu que estes casos devem ser apreciados concretamente, não sendo possível uma abordagem uniformizada, reconhecendo, ainda assim, que subsiste trabalho por realizar e que se pretende resolver os casos pendentes.

Face ao transmitido, o SIM saúda as diligências já encetadas na sequência da sua intervenção, embora entenda que importa prosseguir o trabalho no sentido de promover melhores condições de trabalho e de assegurar os direitos dos trabalhadores médicos, mantendo-se aberto um canal de comunicação com a ULS.

Leia a notícia completa aqui 👉 https://simedicos.pt/pt/noticias/16340/o-sim-na-uls-lisboa-ocidental-na-defesa-dos-medicos-e-do-sns.

Sabia que, em 2025, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) assegurou mais de 6.600 esclarecimentos jurídicos aos seu...
10/06/2026

Sabia que, em 2025, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) assegurou mais de 6.600 esclarecimentos jurídicos aos seus associados? 🤔

O Serviço Jurídico do SIM presta apoio gratuito e especializado aos sócios, acompanhando questões relacionadas com a carreira médica, condições de trabalho, contratos, internato médico e demais matérias jurídico-laborais.

Este acompanhamento constitui um apoio essencial no exercício da profissão e mais uma das vantagens de ser sócio do SIM.

Quer usufruir deste benefício?
Torne-se sócio, de forma rápida e segura, em ➡️ https://simedicos.pt/socios/torne-se-socio.

É sócio do SIM? 🤔 Então tome nota desta funcionalidade!O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disponibiliza no seu w...
09/06/2026

É sócio do SIM? 🤔 Então tome nota desta funcionalidade!

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) disponibiliza no seu website uma nova área reservada, exclusiva para sócios.

O acesso é simples: basta clicar no ícone em forma de pessoa, no topo da página, introduzir o endereço de email e inserir o código único recebido.

Nesta área, os associados podem aceder a diversos recursos, nomeadamente consultar e atualizar os seus dados pessoais, colocar questões ao Serviço Jurídico, solicitar apoio do Fundo Social, solicitar apoio do Fundo de Formação, submeter pedido de reserva de apartamentos em Isla Canela e outras funcionalidades.

Tudo o que precisa está à distância de alguns cliques. Verifique!

Aceda em 👉 https://simedicos.pt/login.

SIM patrocinou o Encontro Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência 🤝O Sindicato Independente do...
08/06/2026

SIM patrocinou o Encontro Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência 🤝

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) apoiou a 15.ª dição deste evento, que decorreu entre os dias 27 e 29 de maio, em Leça da Palmeira, sob o lema “Pedopsiquiatria na Atualidade: Onde estamos e para onde vamos?”.

Organizado pela Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e da Adolescência (ANIPIA), o encontro promoveu a atualização científica e a partilha de experiências entre médicos internos e especialistas, abordando temas relevantes para a prática clínica atual e para o futuro da Pedopsiquiatria. O programa integrou workshops, mesas-redondas, comunicações orais e apresentação de pósteres científicos.

O SIM felicita a organização pela realização de mais uma edição de elevada qualidade científica e reafirma o seu compromisso com o apoio à formação médica e ao desenvolvimento das diferentes áreas da especialidade.

Saiba mais sobre o Sindicato através do website, em 👉 https://simedicos.pt/pt.

Endereço

Avenida 5 De Outubro 151, 9º
Lisbon
1050-053

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 10:30 - 19:00
Terça-feira 10:30 - 19:00
Quarta-feira 10:30 - 19:00
Quinta-feira 10:30 - 19:00
Sexta-feira 10:30 - 19:00

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Sindicato Independente dos Médicos publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Em destaque

Compartilhar