Conhecimentos Espíritas

Conhecimentos Espíritas Divulgar a Doutrina Espírita ao ser humano por meio de estudos e mensagens, contribuindo para a formação do homem de bem.

Imperdível!
07/06/2026

Imperdível!





Nesta live tivemos a alegria de receber para uma conversa descontra...

CUIDADO COM OS BONS...Estamos num estágio de avanço espiritual onde todos se equiparam pelas imperfeições. Todos os noss...
05/06/2026

CUIDADO COM OS BONS...

Estamos num estágio de avanço espiritual onde todos se equiparam pelas imperfeições.

Todos os nossos atos, palavras e ações passam pelo crivo da suscetibilidade dos que estão próximo a nós.

E pela suscetibilidade, nossos irmãos reagem aos gravames que emitimos de forma voluntária e, muitas vezes, de forma involuntária e até imperceptível.

Quem sente ofendido, pela natureza imperfeita que tem, reage, brada, contesta, reclama.

O Espírito elevado, diante da mesma situação, resigna-se, compreende nossas fraquezas, nos perdoa não sentindo-se ofendido.

Aí está o grande perigo.

Os Espíritos superiores procuram nos orientar para o bem, não estão eles preocupados em nos acusarem de nada.

Portanto, para nós, tanta importância tem os irmãos infelizes que condenam nossas faltas como, tem também, importância os bons que nos instruem e nos perdoam.

Quem nos corrige são os imperfeitos (anteriormente lia-se "mau").

Pelos bons não cairíamos em faltas.

(D.A)

Mudanças de atitudesEu sou assim, ponto e acabou! Quem quiser que me aceite...Já ouviu ou já usou tal expressão?Pois bem...
05/06/2026

Mudanças de atitudes

Eu sou assim, ponto e acabou! Quem quiser que me aceite...

Já ouviu ou já usou tal expressão?
Pois bem, ela demonstra entre outras coisas: limitação.

Limitação, pois somos seres pensantes,
e que foram colocados em uma corrente evolutiva.

Precisamos crescer, amadurecer, adaptar e, portanto, mudar.

Se não fazemos ou não conseguimos isso, somos limitados.

Sim, é fato comprovado que sobrevive,
aquele que melhor se adapta ao ambiente.
E não aquele que faz o ambiente se adaptar a ele.

Mas, vemos um grande número de pessoas que acham que tudo,
e todos devem se adaptar ao seu modo de vida.
Este é um pensamento retrógrado.

Faz lembrar do tempo em que se acreditava,
que a Terra era o centro do Universo.

Pessoas assim acham que são também o centro dele.

Imagine os povos que passaram pela Era Glacial,
há milhares de anos, e ao verem a temperatura baixar,
as plantações morrerem, os animais desaparecerem dissessem:

“Vamos continuar aqui! Vamos permanecer com nossos costumes,
nossa vestimenta. O gelo vai ser obrigado a ir embora!”.

Certamente eles teriam morrido.

Muito embora muitos morreram nesse período, se hoje estamos aqui, é também porque alguns desses povos, ou se adaptaram à nova realidade (buscando abrigo, aquecimento e adequando novas maneiras de obter alimento) ou migraram para regiões mais quentes nas regiões equatoriais.

E isso ocorreu há milhares de anos. E nós?

E nós que somos muito mais desenvolvidos,
evoluídos e detemos muito mais conhecimento,
vamos permanecer parados, imutáveis?

Não! Definitivamente não!

Devemos sim, entender que mudanças podem ser necessárias, inevitáveis.

Precisamos nos adaptar às pessoas e ao nosso ambiente.

Não que venhamos a perder a nossa identidade ou personalidade,
mas se ela não condiz com o nosso meio, precisamos sim, adaptá-la.

Deixe o orgulho de lado e busque “talhar” o teu “eu”.

http://www.gotasdepaz.com.br



"Não é o que você olha que importa, é o que você vê." – Henry David Thoreau
05/06/2026

"Não é o que você olha que importa, é o que você vê." – Henry David Thoreau


04/06/2026

A cortina do “eu”

“Porque todos buscam o que é seu e não o que é do Cristo Jesus. – Paulo. (Filipenses, 2:21.)

Em verdade, estudamos com o Cristo a ciência divina de ligação com o Pai, mas ainda nos achamos muito distantes da genuína comunhão com os interesses divinos.

Por trás da cortina do ‘eu’, conservamos lamentável cegueira diante da vida.

Examinemos imparcialmente as atitudes que nos são peculiares nos próprios serviços do bem, de que somos cooperadores iniciantes, e observaremos que, mesmo aí, em assuntos da virtude, a nossa percentagem de capricho individual é invariavelmente enorme.

A antiga lenda de Narciso permanece viva, em nossos mínimos gestos, em maior ou menor porção.

Em tudo e em toda parte, apaixonamo-nos pela nossa própria imagem.

Nos seres mais queridos, habitualmente amamos a nós mesmos, porque, se demonstram pontos de vista diferentes dos nossos, ainda mesmo quando superiores aos princípios que esposamos, instintivamente enfraquecemos a afeição que lhes consagrávamos.

Nas obras do bem a que nos devotamos, estimamos, acima de tudo, os métodos e processos que se exteriorizam do nosso modo de ser e de entender, porquanto, se o serviço evolui ou se aperfeiçoa, refletindo o pensamento de outras personalidades acima da nossa, operamos, quase sem perceber, a diminuição do nosso interesse para com os trabalhos iniciados.

Aceitamos a colaboração alheia, mas sentimos dificuldade para oferecer o concurso que nos compete.

Se nos achamos em posição superior, doamos com alegria uma fortuna ao irmão necessitado que segue conosco em condição de subalternidade, a fim de contemplarmos com volúpia as nossas qualidades nobres no reconhecimento de longo curso a que se sente constrangido, mas raramente concedemos um sorriso de boa-vontade ao companheiro mais abastado ou mais forte, posto pelos desígnios divinos à nossa frente.

Em todos os passos da luta humana, encontramos a virtude rodeada de vícios e o conhecimento dignificante quase sufocado pelos espinhos da ignorância, porque, infelizmente, cada um de nós, de modo geral, vive à procura do ‘eu mesmo’.

Entretanto, graças à bondade de Deus, o sofrimento e a morte nos surpreendem, na experiência do corpo e além dela, arrebatando-nos aos vastos continentes da meditação e da humildade, onde aprenderemos, pouco a pouco, a buscar o que pertence a Jesus Cristo, em favor da nossa verdadeira felicidade, dentro da glória de viver.”

(Espírito Emmanuel, na psicografia de Francisco Cândido Xavier. Fonte viva. FEB Editora. Cap. 101)

Estudo da UFJF Destaca Precisão de Psicografia de Chico Xavier em 1955Pesquisadores da UFJF analisaram uma gravação de 1...
30/05/2026

Estudo da UFJF Destaca Precisão de Psicografia de Chico Xavier em 1955
Pesquisadores da UFJF analisaram uma gravação de 1955, onde Chico Xavier, médium mineiro, psicografou mensagens para o líder espírita português Isidoro Santos. O estudo, publicado na revista Explore, aponta que 87,7% das informações fornecidas por Chico eram corretas e apenas 3% incorretas, destacando a improbabilidade de ele ter obtido tais dados por meios convencionais. A pesquisa reforça a discussão sobre a mediunidade e a possível sobrevivência da consciência após a morte.

(...) Participaram do estudo pesquisadores de Portugal e do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (NUPES), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O artigo "Análise da Ocorrência de Recepção Anômala de Informação Mediúnica: O Caso de Chico Xavier e Isidoro Santos" é assinado por Carlos Miguel Pereira, Alexandre Caroli Rocha, Jorge Gomes, José Lucas, Júlio Silva e Alexander Moreira-Almeida.

Leia mais acessando o link abaixo:

https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2026/04/02/mensagem-psicografada-de-chico-xavier-de-1955-acertou-88percent-das-informacoes-dizem-pesquisadores-da-ufjf.ghtml






Chico Xavier durante sessão de psicografia em 8 de outubro de 1956 — Foto: Agência O Globo

— Chico Xavier, sem dúvida, está entre os médiuns que produziram uma maior diversidade de fenômenos que têm sido estudad...
30/05/2026

— Chico Xavier, sem dúvida, está entre os médiuns que produziram uma maior diversidade de fenômenos que têm sido estudados e para os quais é muito difícil encontrar explicações convencionais que deem conta do conjunto de evidências —

Gravação em áudio traz médium descrevendo aparição de espíritos e mensagens para visitante ilustre; ele faria 116 anos nesta quinta-feira

Removendo obsessõesExistem dez atitudes positivas contra o domínio da obsessão, a saber:- confiança em Deus e em si próp...
26/05/2026

Removendo obsessões

Existem dez atitudes positivas contra o domínio da obsessão, a saber:

- confiança em Deus e em si próprio;

- consciência tranquila;

- oração;

- dever cumprido;

- paciência;

- trabalho incessante;

- serviço ao próximo;

- simpatia e benevolência para com os outros;

- estudo;

- recomeço de construção do próprio equilíbrio, tantas vezes quantas se fizerem necessárias.

E há dez atitudes negativas, que agravam qualquer processo de perturbação espiritual, como sejam:

- dúvida;

- complexo de culpa;

- indiferença;

- irresponsabilidade;

- irritação;

- ociosidade;

- egoísmo;

- isolamento;

- ignorância;

- queixa contínua.

Acomodar-se a qualquer das situações referidas depende da escolha de cada um; no entanto, ao enunciar semelhantes conceitos, temos em mira simplesmente recordar a palavra de Allan Kardec, no item 4, do Capítulo XXV, de O Evangelho segundo o Espiritismo, quando nos adverte:

- Não, os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho; vêm unicamente mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: - Anda e chegarás; toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo.

_Albino Teixeira
Do livro Escultores de Almas, obra mediúnica psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.




Parasitose espiritual A mente é um santuário, fonte de forças do ser humano. É o berço de nossas realizações e o túmulo ...
16/05/2026

Parasitose espiritual


A mente é um santuário, fonte de forças do ser humano. É o berço de nossas realizações e o túmulo onde jaz, em vida e post mortem, nossos desvios da Lei.

Em sua infância espiritual, o homem é negligente com as potências mentais, que estão diretamente associadas à conduta moral cotidiana.

Aproveitando-se desse desleixo capital, as legiões da sombra atacam, sem piedade, os incautos desidiosos.

Por isso, hoje é consenso entre os estudiosos da Doutrina Espírita que estamos diante de uma verdadeira e grave pandemia de parasitose espiritual, que se convencionou chamar de processo obsessivo.

Trata-se, destarte, de vinculação enfermiça e prejudicial que se dá entre um Espírito e uma pessoa encarnada, embora possa ocorrer apenas entre encarnados e entre desencarnados, eventualmente.

Allan Kardec extraiu de seus estudos espíritas três tipos de obsessão: a obsessão simples; a subjugação ou possessão e a fascinação.

A obsessão simples é, de regra, um vínculo sazonal com o plano espiritual inferior, estabelecido, sobretudo, quando o ser humano atravessa fases especialmente difíceis, que baixam a guarda de sua cidadela moral e emocional, tornando-o vulnerável aos ataques obsessivos. Todos, por isso, podemos ser vítimas reincidentes deste tipo de obsessão.

A subjugação ou possessão já é um processo obsessivo bem mais nefasto, que pode ser ou não o agravamento da obsessão simples, não combatida a contento. Trata-se de verdadeira promiscuidade espiritual, onde Espíritos doentes e trevosos se associam e interferem, contundentemente, na vida e saúde orgânica e psíquica de suas vítimas, para saciar, quase sempre, a sede de vingança e os mais vis instintos animais, que resvalam nos vícios, na queda moral, arrastando suas vítimas ao pântano do submundo humano. Nas variações múltiplas desse tipo de obsessão, destaca-se o vampirismo, pelo qual Espíritos gravemente doentes e desequilibrados se acoplam no perispírito do obsidiado para deles se nutrir de forças vitais e aplacar seus vícios mais brutos, em pleno prejuízo da saúde física, emocional e psíquica do hospedeiro, que – se não cuidar da causa espiritual –, será, inevitavelmente, tomado das mais complexas enfermidades até somatizar a falência física e a perda da sanidade mental, ao preço de muito sofrimento.

Foi essa escória espiritual das trevas que enfrentou, com desassombro, os discípulos do Cristo. Por isso Jesus explicou: “(...) os demônios desta espécie não podem ser expulsos senão pela prece e pelo jejum.”

A fascinação, de sua vez, é a mais difícil de tratar e a menos perceptível, porque os Espíritos da retaguarda obsessiva são maliciosos, velhacos, ladinos. Trata-se de obsessão que ilude o hospedeiro, fazendo-o acreditar, piamente, ser dotado de maior inteligência, autoridade moral, direitos e capacidade que os outros. Conduz o indivíduo à egolatria, à prepotência, à intolerância, ao preconceito, a opressões de todos os matizes, deixando rastro de humilhados, oprimidos e injustiçados. Neste caso, a estratégia do Espírito parasita é excitar o orgulho e o egoísmo, já existentes no hospedeiro, causas primeiras deste tipo funesto de obsessão, que tem como maior característica a negação da vítima de que está obsidiado e a justificação estapafúrdia para seus atos.

O orgulho e a vaidade são as portas largas que dão entrada aos mais astutos inimigos invisíveis.

Características da obsessão. Tratamento.

Diz o adágio popular: Dize-me com quem andas e te direi quem és. Os Espíritos revelam que é a inversão da afirmação que se aplica à lei de afinidade que rege a relação entre “vivos” e “mortos”: dize-me quem és que te direi com quem andas.

Quando o Espírito impuro sai do homem, perambula por lugares áridos, procurando repouso, mas não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E voltando, encontra-a desocupada, varrida e arrumada.

Então vai e toma consigo outros sete espíritos piores do que ele, e ali entram e habitam, e a condição posterior desse homem torna-se pior que a anterior. Assim acontecerá também a esta geração perversa.

(Lucas, vers. 11: 24-26, Mateus, vers. 12: 43-45)

Mulher encurvada (cap. 7); Cura dos possessos de Gerasa (cap. 5 – item 5.15)

Atendamos ao sábio conselho de Paulo, o grande convertido, quando adverte aos cristãos da Igreja de Filipos: Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é nobre, tudo o que é puro, tudo o que é santo, seja, em cada hora da vida, a luz dos vossos pensamentos.

Sem dúvida, é o paradigma materialista o maior obstáculo à identificação e tratamento da parasitose espiritual, não raro confundida pelas massas, desconhecida da medicina e negada pelo hospedeiro.

Por isso é que todos os dias milhares de pessoas chegam aos Centros Espíritas totalmente alquebradas e desequilibradas por graves e complicados processos obsessivos. Normalmente já transitaram pelos cuidados de muitos médicos de diversas especialidades e por diferentes religiões e seitas, sem encontrar a cura para suas mazelas e tampouco paz para seu Espírito.

Submetidos a tratamento espiritual específico, são libertos após dias, semanas ou meses – conforme sigam as orientações rigorosa e corretamente – e voltam a sentir o valor da paz de espírito. Infelizmente, após libertos do cativeiro espiritual, voltam a se entregar a comportamentos de riscos e voltam a sucumbir em processo cada vez mais grave, às investidas das trevas.

FONTE:
https://www.oconsolador.com.br/30/denis_gleyce.html

“Sexo e Destino” estreia nos cinemas brasileiros em 21 de maio. Nos dias que antecedem o lançamento, a FEB Cinema se uni...
16/05/2026

“Sexo e Destino” estreia nos cinemas brasileiros em 21 de maio. Nos dias que antecedem o lançamento, a FEB Cinema se uniu aos produtores Estação Luz Filmes, New Cine e TV e a distribuidora Paris Filmes para ações promocionais em algumas capitais.

O Movimento Espírita em cada localidade foi convidado a prestigiar o filme, além de contribuir com a divulgação do Espiritismo, convidando os centros espíritas e o grande público para a semana oficial de estreia.
/...

Endereço

Campo Santo
Salvador, BA

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Conhecimentos Espíritas posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar