Instituto Adesaf

Instituto Adesaf A instituição tem sede em São Vicente (SP), a 70 km da Capital, e atuação em todo o Brasil.

O Instituto Adesaf é uma organização da sociedade civil, fundada em 2001, que desenvolve ações e projetos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), campanha da Organização das Nações Unidas. O Instituto Adesaf (Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas) é uma organização da sociedade civil (OSC) certificada, pelo Ministério da Cidadania, como Entidade Beneficente de

Assistência Social (Cebas). Criado oficialmente em 2001, o Instituto desenvolve projetos e ações nas áreas de Primeiro Emprego (Cia Jovem), Redução de Danos, Direitos Humanos, Cultura, Economia Criativa, Empreendedorismo e outros temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), campanha da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Dia Mundial do Meio Ambiente nos lembra de uma verdade fundamental: a natureza não é mercadoria. Ela é vida, cuidado e...
05/06/2026

O Dia Mundial do Meio Ambiente nos lembra de uma verdade fundamental: a natureza não é mercadoria. Ela é vida, cuidado e parte da solução para muitos dos desafios que enfrentamos como sociedade.

Defender a Cannabis medicinal também é defender a justiça social, a Ciência e o direito das pessoas de acessarem tratamentos seguros, eficazes e baseados em evidências. É reconhecer que a terra pode produzir saúde, aliviar o sofrimento e devolver qualidade de vida a milhares de famílias que, por muito tempo, foram invisibilizadas por preconceitos, desinformação e barreiras que nada têm a ver com a Ciência.

Neste 5 de junho, reafirmamos nossa luta por um modelo mais humano, sustentável e comprometido com a vida. Pela preservação ambiental, pela valorização dos saberes da natureza, pelo fortalecimento da pesquisa científica, pela democratização do acesso à Cannabis medicinal e por uma saúde que seja um direito de todas as pessoas, e não um privilégio de poucos.

Não existe justiça ambiental sem justiça social. E não existe cuidado com o planeta sem cuidado com as pessoas! 🌱✊🏾

02/06/2026

Já parou para pensar que escolher um tratamento natural é também um ato de respeito com o planeta?

Em celebração à Semana Mundial do Meio Ambiente, o Cannabis nAtiva mostra a conexão desse tema com a nossa saúde!

Assista ao vídeo para entender por que a fitoterapia vai além de aliviar dores.

A cura vem da natureza! 🌍💚

01/06/2026

Dia de mais um encontro do projeto Estação Azul, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio do Juizado Especial Cível e Criminal de São Vicente!

É lindo ver como essa iniciativa tem se tornado um verdadeiro refúgio de escuta. Entre um movimento e outro, um desabafo e um abraço bem apertado. Vocês não estão sozinhas!

Seguimos juntos, cuidando de quem tanto cuida! 🩵

26/05/2026

Em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, celebrado na próxima quinta (28), o Cannabis nAtiva dessa semana é um convite para você parar de deixar o seu bem-estar para depois.

Conversamos com a nossa médica Manoela Hisae sobre como a Cannabis medicinal abraça e resolve dores que, muitas vezes, as mulheres sofrem caladas.

Assista ao vídeo e marque nos comentários quem precisa ficar por dentro desse tema!

Você não está sozinha nessa! 🫱🏾‍🫲🏽

21/05/2026

Qual é o nosso compromisso com a proteção de nossas crianças e adolescentes? 🧡

Para marcar o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, aprendizes do Cia Jovem e participantes do INICIA vivenciaram uma experiência de aprendizado e escuta ativa. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente, em parceria com o Conselho Tutelar e o , esteve com a gente em um bate-papo com atividades lúdicas sobre prevenção, respeito e garantia de direitos.

Por meio de jogos e muita troca, nossos jovens aprenderam na prática a identificar situações de perigo e a importância de não se calar. É muito potente ver a nossa juventude se apropriando dessas informações e fortalecendo a rede de proteção!

A responsabilidade é coletiva. Não feche os olhos. Disque 100! 🌻

20/05/2026

A saúde mental em que acreditamos não isola: ela acolhe, liberta e devolve a autonomia! ✊🏾💚

Nesta Semana da Luta Antimanicomial, resgatamos os passos que nos trouxeram até aqui. Hoje, essa busca por dignidade e autonomia continua por meio do Nasci, nosso serviço de saúde especializado em Cannabis para uso medicinal.

Lutar por saúde é, antes de tudo, combater o preconceito com informação e Ciência.

Compartilhe esse video! ✅

“O silêncio protege o agressor. A sua denúncia protege a criança.”Neste Maio Laranja, mês de conscientização e combate a...
18/05/2026

“O silêncio protege o agressor. A sua denúncia protege a criança.”

Neste Maio Laranja, mês de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o Instituto Adesaf reforça a importância de romper o silêncio e fortalecer a rede de proteção da infância.

O 18 de maio não é apenas uma data simbólica. É um chamado para que toda a sociedade tenha coragem de enxergar, acolher e denunciar. Porque a violência muitas vezes acontece perto, escondida atrás do medo, da manipulação e da omissão.

Toda criança merece crescer com dignidade, segurança e cuidado. E proteger a infância é responsabilidade de todas as pessoas.

Denuncie.
Disque 100.

Existir não deveria ser um ato de resistência. Amar não deveria gerar medo. Ser quem se é não pode continuar custando di...
17/05/2026

Existir não deveria ser um ato de resistência. Amar não deveria gerar medo. Ser quem se é não pode continuar custando direitos, dignidade ou a própria vida.

Neste 17 de maio, Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, reafirmamos o nosso compromisso com uma sociedade mais humana, justa e acolhedora.

No Instituto Adesaf, defendemos o respeito, a diversidade e o acesso à saúde e aos direitos para todas as pessoas, sem exceção. Porque combater a LGBTfobia também é lutar por saúde pública, cidadania e justiça social.

Seguimos juntos nessa luta. Hoje e todos os dias! ✊🏾

15/05/2026

“Porque só assim a gente consegue parar e olhar pra nós...”

Foi com essa emoção, muitos abraços e sorrisos que realizamos a aula inaugural do projeto Estação Azul, nesta sexta (15), desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio do Juizado Especial Cível e Criminal de São Vicente.

Essa iniciativa nasce de uma necessidade urgente: o cuidado com a saúde mental das mães atípicas.

Um espaço seguro de pausa, acolhimento, dança e escuta para lembrar o quanto elas precisam ser cuidadas também.

E esse foi só o começo.
Bem-vindas ao Estação Azul! 🩵

14/05/2026

E teve oficina terapêutica dedicada especialmente a pacientes e a mães de pacientes do Nasci, na última terça (12)!

Com a ajuda da nossa equipe, elas colocaram a mão na massa e criaram o próprio creme hidratante!

Foi um momento lindo de descontração, acolhimento e troca. Afinal, quem cuida tanto também precisa (e merece!) ser cuidada! ❤️

Endereço

Rua Guarany, 70/Parque São Vicente
São Vicente, SP
11360-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 08:00 - 12:00
14:00 - 18:00
Terça-feira 08:00 - 12:00
14:00 - 18:00
Quarta-feira 08:00 - 12:00
14:00 - 18:00
Quinta-feira 08:00 - 12:00
14:00 - 18:00
Sexta-feira 08:00 - 12:00
14:00 - 18:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Instituto Adesaf posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar