30/01/2026
GAIA 26
CAPITAL PORTUGUESA DO VOLUNTARIADO
Na passada quarta-feira realizou-se a sessão de abertura deste mais alto reconhecimento para Gaia.
Com a passagem do testemunho do Município da Maia, na presença da Senhora Vereadora Elizabete Silva, do Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, do Secretário de Estado da Cultura, Desporto e Juventude, a representação do Executivo da Câmara da Maia e de dezenas de instituições, bem como dezenas de voluntários, deu-se início à cerimónia desta nobre caminhada que o Município de Gaia levará a cabo em 2026! ❤️
Um dos maiores movimentos do mundo, merece hoje (e cada vez mais) uma melhor e mais atenta reflexão. O movimento voluntário é sem dúvida o mais nobre sentimento de uma sociedade humana, solidária e de partilha.
Com um mundo em quase erupção, os mais desfavorecidos, os mais vulneráveis e principalmente todos aqueles que diariamente são expostos a tantos desafios diários (sem que para os quais tenham tido qualquer contribuição), é muitas vezes o movimento voluntário o elemento mais próximo!
Este movimento que carrega uma missão, cada vez mais difícil, mais exigente e muitas vezes sem quaisquer condições pessoais e familiares, sofre todos os dias com o conhecimento de realidades e a sua incapacidade para responder às mesmas! 🥺😢
Todo este movimento, sustentado por milhões de voluntários, são tantas vezes esquecidos, ignorados e até na esmagadora das vezes não reconhecidos pelo estado e por todos os agentes do estado! 😔
A ingratidão e a falta de reconhecimento é urgente ser ultrapassada pelo apoio constante e de proximidade. Pois numa sociedade cada vez mais “digital”, onde as relações humanas são tratadas (muitas das vezes) como de um “clik”, apoiar quem tanto dá sem qualquer contrapartida, merece essa atenção e esse mesmo reconhecimento.
É urgente valorizar este movimento geracional, criando condições para que possa crescer e diminuir tantas vezes o esforço destas milhões de mulheres e homens que todos os dias se dedicam a esta quase tão nobre! Cuidar do outro! ❤️
Apoiar os voluntários tem de ser uma realidade tão urgente, que deve ser colocada na agenda pública.
Gaia com esta distinção, tem o mérito e a enorme responsabilidade de criar um choque geracional e comportamental com toda a comunidade Gaiense! Envolver toda a sociedade particular, social e empresarial em prol de todos os mais vulneráveis!
Com esta distinção Gaia poderá ser uma referência no maior movimento organizado de uma cidade, ultrapassando valores como a ultima candidatura (Município da Maia) de 4M voluntários.
Gaia tem um potencial humano e social de enorme relevo, pois somos gentes de dar e de contribuir, ajudando aqueles que mais precisam.
Há 2 grandes eixos a desenvolver no Movimento Voluntário:
Eixo 1 - Identificação dos voluntários
- Identificação de todos os voluntários que atuam no nosso território, é garantir um melhor planeamento e uma resposta mais célere e mais próxima. É crucial que todos os voluntários estejam identificados para que possamos apoiar e orientar todas as respostas. A união faz a força! E a força faz concilia a união!
Eixo 2 - Apoiar os voluntários e reconhecer todo o seu papel na sociedade.
- Apoiar os voluntários com garantias de dignidade e principalmente de justiça social.
- Reconhecer esse gesto nobre é dizer que a sociedade e as instituições os valorizam.
- Esse reconhecimento pode ser feito de várias formas:
1 - cartão municipal do voluntário com benefícios claros e inequívocos para todos os que dão de si aos outros diariamente. Este cartão deveria permitir acesso gratuito aos transportes públicos, a todos os equipamentos municipais (desportivos e culturais), permitir que os seus filhos tenham alimentação gratuita nas escolas, e ao poder central atribuir uma taxa específica para quem é voluntário. Protocolar com uma operadora um tarifário para voluntários, etc, etc.
Pois não faz sentido um voluntário, pagar o transporte para exercer o seu gesto de humanidade, bem como não faz sentido pagar contas de telefone para exercer o seu gesto nobre, como porque não ter uma tarifa de água para voluntários, etc
2 - Levantamento de todas as entidades do concelho que exerçam o voluntariado como missão de ajudar os mais carenciados.
3 - Criar um banco de voluntários para apoiar a realização de eventos de grande impacto local, nacional e internacional.
Há muito a fazer e é esta a oportunidade que o Município Gaiense e os GAIENSES têm de mais uma vez fazer a diferença!
A AMARGAIA foi, é e será um desses voluntários! 🫂❤️
Votos de um ano solidário, amigo e transformador! ❤️
AMARGAIA