22/03/2026
COMUNICADO
As Direções dos Núcleos de Árbitros da Associação de Futebol de Lisboa vêm manifestar a sua preocupação face aos expressivos aumentos do preço dos combustíveis, com enormes variações semanais, que têm vindo a agravar de forma significativa os custos associados às deslocações dos árbitros e observadores.
Esta realidade tem um impacto direto no exercício da sua atividade, uma vez que sendo as deslocações uma componente essencial da mesma, este aumento acaba por se traduzir num crescente desajuste entre os encargos suportados e aqueles que são os valores atualmente praticados para compensação por quilómetro. Tal situação tem motivado um grande número de contactos junto dos Núcleos por parte dos seus associados, refletindo um sentimento generalizado.
Face a este enquadramento, as Direções dos Núcleos de Árbitros consideram pertinente que seja avaliada, com a maior brevidade possível, a possibilidade de atualização do valor pago ao quilómetro, à semelhança do que já ocorreu em momentos anteriores, aquando de casos de aumentos igualmente significativos do preço dos combustíveis.
Não sendo esta uma preocupação exclusiva dos agentes da arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa e tendo conhecimento de que existem já contactos junto das estruturas competentes a nível federativo sobre o mesmo tema, cremos que o contexto atual reforça a necessidade de, também ao nível distrital, existir uma análise aprofundada e célere sobre esta matéria.
Entendemos que esta é uma medida de equilíbrio e justiça, essencial para garantir condições adequadas ao exercício da arbitragem e para a continuidade do normal funcionamento das competições.
As Direções dos Núcleos de Árbitros manifestam total disponibilidade para colaborar na análise desta matéria e na definição de soluções que salvaguardem os interesses da arbitragem.
Lisboa, 22 de março de 2026
Pelas Direções dos Núcleos de Árbitros de Futebol da A. F. Lisboa.