Foi no ano de 1756 que pela primeira vez se promoveu a Festa de Todos os Santos, ou em maior rigor, a Festa em honra da Nossa Senhora da Redenção, em dia de Todos os Santos; 1º de Novembro. A comemoração religiosa e festiva decorreu junto à capela da "Quinta do Anjo", acolhendo todos os montanhões que viviam nos montes e cabeços dispersos pelas abas da Serra do Louro. A aldeia ainda não estava for
mada, nem havia sequer o conceito de quintajense; mas em momentos de aflição, no grande terramoto de 1755 que arrasou Lisboa, todos os montanhões (denominação dos habitantes) se uniram implorando aos céus protecção face a tamanha desgraça. Nossa Senhora da Redenção não permitiu que nada de mal acontecesse a este povo, e dessa data em diante, fruto de uma promessa colectiva, todos os anos se realiza uma procissão em honra da nossa santa padroeira. À medida que os anos passaram, as famílias foram crescendo e fixando-se noutras zonas que não a serra; havia os Bacelos, a Aldeia e a Vinha da B***a. Uma povoação com uma identidade muito própria se foi formando e assim surgiu a aldeia propriamente dita, no sentido que hoje assume. Aquando da construção da Igreja no coração da aldeia em 31 de Outubro de 1909, a festa passou a realizar-se já não na quinta mas ali. A tradição manteve-se, a devoção à nossa padroeira também e volvidos dois séculos e meio, os mais velhos depositam nos mais jovens o orgulho e a responsabilidade. A responsabilidade de não deixar desfalecer esta tradição há tanto enraizada nas páginas da nossa história.