05/06/2026
📢 TRANSMISSÃO DE ESTABELECIMENTO NOS HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA – OS FACTOS FALAM POR SI
O SUSP acompanhou desde o primeiro momento o processo de transmissão de estabelecimento nos Hospitais da Universidade de Coimbra, mantendo contactos com os trabalhadores e com as empresas envolvidas, sempre com o objetivo de garantir a defesa dos direitos dos vigilantes abrangidos.
Recentemente, foram divulgadas informações segundo as quais a inexistência de um acordo entre a PSG e o Grupo 8 relativamente a determinados pagamentos colocaria em causa as informações e garantias transmitidas pelo SUSP durante o processo.
Importa esclarecer que o SUSP nunca baseou a sua atuação na existência ou inexistência de um acordo entre empresas. Aquilo que sempre transmitimos aos trabalhadores foi que a PSG assumiu perante o sindicato o compromisso de assegurar o pagamento dos valores relativos aos subsídios de férias e demais direitos decorrentes da transmissão de estabelecimento, evitando que os trabalhadores fossem prejudicados.
Numa reunião realizada hoje de manhã, no Porto, com a administração da PSG, foi-nos confirmado e demonstrado que esses pagamentos estão efetivamente a ser processados e regularizados junto dos trabalhadores abrangidos.
Por isso, os factos são simples: independentemente das divergências que possam existir entre a PSG e o Grupo 8, os trabalhadores estão a receber os valores que lhes são devidos.
As responsabilidades financeiras e eventuais acertos de contas entre empresas serão resolvidos entre as próprias pelos mecanismos legais adequados. O que interessa aos vigilantes é que os seus direitos sejam respeitados e os seus créditos pagos.
O SUSP continuará a acompanhar atentamente esta situação, mantendo a mesma postura que sempre assumiu: acompanhar os processos no terreno, verificar os factos e defender os trabalhadores com responsabilidade e seriedade.
Porque mais importante do que comunicados, rumores ou tentativas de criar polémicas são os resultados concretos para os trabalhadores. E quando os trabalhadores recebem aquilo a que têm direito, os factos falam mais alto do que qualquer narrativa.
Importa ainda recordar que não vale tudo na ação sindical. É fácil aparecer depois dos processos estarem concluídos para lançar dúvidas e críticas. Mais difícil é acompanhar os trabalhadores durante todo o processo, assumir responsabilidades, reunir com as empresas, verificar os factos e procurar soluções concretas.
O SUSP continuará a privilegiar o trabalho de proximidade, a verdade dos factos e a defesa efetiva dos vigilantes, independentemente das polémicas que alguns tentem criar.