11/06/2026
Uma viagem por cinco séculos de história.
A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima inaugurou esta terça-feira, pelas 14h00, a exposição "Cinco Séculos de Presença na Comunidade", uma mostra que evidencia parte do valioso património documental da Instituição e testemunha a sua profunda ligação à comunidade ao longo de quase cinco séculos de história.
A cerimónia contou com a presença do Provedor, Dr. Alípio de Matos, da Vereadora da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Dra. Lúcia Pereira, e do Diretor do Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Dr. Nuno Matos.
Após a sessão inaugural, os participantes tiveram oportunidade de realizar uma visita guiada à exposição, conduzida pelo historiador Dr. Miguel Ayres de Campos, que apresentou os documentos patentes e destacou a sua relevância para a compreensão da evolução histórica, da missão e da ação desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima ao serviço da comunidade.
Patente no Consistório da Instituição, junto à Igreja da Misericórdia, a exposição permanecerá aberta ao público até ao dia 12 de junho.