Queremos reflectir sobre as alternativas, discutir os problemas, propor soluções e assim contribuir para que Oeiras se possa desenvolver enquanto comunidade, com o propósito comum de continuar a fazer do Concelho um espaço de oportunidades, economicamente sustentável, socialmente coeso e culturalmente avançado. Constituímo-nos como associação cívica sem fins lucrativos porque entendemos que os par
tidos políticos não esgotam as possibilidades de estudar, reflectir e discutir o futuro das comunidades locais. Esses partidos de há muito que revelam dificuldades em mobilizar os cidadãos e em promover a sua participação na construção do futuro colectivo dessas comunidades. A OFAC – Oeiras Forum Associação Cívica não pretende constituir-se em organização eleitoral nem pretende participar em coligações eleitorais com vista a qualquer candidatura a qualquer órgão autárquico. Essa é e deverá continuar a ser uma responsabilidade dos partidos e de outras associações políticas. A nossa missão é tão só a de concretizar as ideias de cidadania local e de democracia participativa com o intuito exclusivo de ajudar e contribuir para que Oeiras possa ser cada vez mais uma comunidade do futuro. A Associação desenvolverá a sua actividade através da criação de espaços de participação e de debate públicos, abertos à participação de todos os cidadãos, especialmente aqueles que residem e trabalham em Oeiras, bem como da promoção e edição de estudos que permitam um melhor conhecimento do Concelho, das suas potencialidades e das vias possíveis para o seu desenvolvimento. A Associação promoverá as suas acções no sentido de mobilizar as instituições sedeadas no Concelho – empresas, instituições de solidariedade social, serviços públicos, escolas, associações humanitárias, culturais, empresariais e profissionais – para o estabelecimento de parcerias visando a prossecução de objectivos comuns de desenvolvimento local.