Associação Obrigato

Associação Obrigato Há já algum tempo que temos vindo a resgatar e adotar gatos de ninguém. Em 2017 nasce o Obrigato, em 2023 forma-se oficialmente como Associação Obrigato.

.CED (Captura/Esterilização/Devolução)Resgate, acolhimento, recuperação e promoção de adoção responsável, de gatos de rua não ferais
IBAN: PT50 0033 0000 45726123108 05
Só para MBWAY: 930569182 / 928408395 Esta Associação nasceu de um projeto que partiu de uma paixão pelos nossos amigos gatos e empatia pelo sofrimento dos que, sem casa, são ignorados e esquecidos. Os primeiros foram ficando conn

osco, doentes, desnutridos, sozinhos, sem capacidade de sobreviverem num mundo que, na grande maioria das vezes, lhes volta as costas e que finge não ver. Rapidamente passaram a ser muitos que recolhemos, tratámos e promovemos a adoção... bebés, adultos, os que conseguimos ajudar. Mas não há fim, são sempre mais e mais os que aparecem aos nossos olhos... e quando não os vemos, outros os trazem até nós. Não conseguimos chegar a todos, nunca conseguiremos, se não se investir seriamente na esterilização. É urgente fazermos mais para não permitir que tantos nasçam para sofrer. Em 2015, começámos a realizar as primeiras capturas para esterilização e devolução às colónias (CED), intervindo como conseguíamos, a título completamente privado. Em 2016, tornámos tudo mais sério, conseguimos encontrar pessoas que amam estes seres como nós amamos e nos permitiram intervir mais, muito mais, mas esse mais continua a não chegar. Continuamos a precisar de famílias para boas adoções, de pessoas que possam ser FAT'S e precisamos de criar fundos monetários, para tratar e cuidar com a dignidade que merecem e infelizmente o mundo não roda de outra forma. Vamos andar por aí, vamos tentar criar uma forma de fazer mais... vamos precisar da ajuda de todos!!! Mil Obrigatos!!!

Voltamos ao Espaço Solidário do UBBO!É com muita alegria que a Associação Obrigato volta a estar presente no Espaço Soli...
03/06/2026

Voltamos ao Espaço Solidário do UBBO!

É com muita alegria que a Associação Obrigato volta a estar presente no Espaço Solidário do Shopping UBBO, no próximo dia 7 de junho Domingo.

Esta oportunidade chega numa altura importante para nós e pode fazer realmente a diferença no apoio aos nossos gatinhos.

Temos enfrentado algumas dificuldades recentes e cada visita, cada compra solidária e cada gesto de carinho ajuda-nos a continuar a garantir cuidados, proteção e melhores condições aos animais que estão ao nosso cuidado
No local, vai encontrar alguns artigos solidários e toda a ajuda reverte diretamente para a nossa missão: cuidar, proteger e dar uma nova vida aos nossos gatos.

Se passar pelo UBBO, venha dizer olá! Um simples gesto seu pode mudar o dia e a vida de um gatinho.

Obrigato por continuar connosco. Porque todos os gestos fazem a diferença 🐾

🐕🐾🐈

Recolha Solidária: Este sábado, 6 de junhoEste sábado estaremos na Tiendanimal do Campo Grande para mais uma recolha sol...
01/06/2026

Recolha Solidária: Este sábado, 6 de junho
Este sábado estaremos na Tiendanimal do Campo Grande para mais uma recolha solidária em apoio aos gatinhos do Obrigato – Centro de Proteção Animal (OCPA) e das nossas colónias protegidas.

Precisamos especialmente de:
🐾 Comida para bebés (preferencialmente húmida) 🐾 Alimentação gastrointestinal e de recuperação.

Se passarem pela loja, façam-nos uma visita e, se puderem, deixem o vosso contributo. Cada ajuda faz a diferença na vida dos nossos gatinhos.

Obrigada à e à por tornarem estas iniciativas possíveis.

Precisamos da vossa ajuda, 1 rifa = 1€Obrigato
31/05/2026

Precisamos da vossa ajuda, 1 rifa = 1€
Obrigato

Há momentos em que o silêncio também comunica.Mas existem temas perante os quais permanecer em silêncio deixaria de repr...
29/05/2026

Há momentos em que o silêncio também comunica.Mas existem temas perante os quais permanecer em silêncio deixaria de representar aquilo em que acreditamos enquanto cuidadores, profissionais de saúde e defensores do respeito pelos vínculos afetivos.
Embora esta reflexão seja partilhada através dos meios de comunicação da Associação Obrigato, representa também uma posição pessoal, enquanto enfermeira, cidadã e defensora do respeito pelos vínculos afetivos entre humanos e animais.

Carta Aberta à Reflexão sobre Empatia, Enfermagem e Respeito pelas Relações Humano-Animal
Nos últimos dias, circularam nas redes sociais diversos discursos e opiniões relativamente à hipotética escolha entre salvar uma pessoa desconhecida ou um animal de companhia numa situação extrema. Perante algumas dessas abordagens, senti necessidade de deixar esta reflexão pública, não como forma de ataque ou polémica, mas como um posicionamento pessoal e ético enquanto enfermeira e presidente de uma associação de proteção animal.
A empatia não deve ser seletiva, nem utilizada como instrumento de julgamento moral sobre os outros.
Cada pessoa reage de forma diferente perante situações de perigo, trauma ou emergência. Essas reações são influenciadas por experiências de vida, relações afetivas, contexto emocional e instinto. Por esse motivo, não considero legítimo condenar ou ridicularizar quem afirma que salvaria o seu animal de companhia, um ser que, para muitos, representa família, suporte emocional, estabilidade e amor incondicional.
Reconheço e respeito totalmente quem, perante esse cenário hipotético, escolheria salvar uma pessoa. No entanto, defender essa posição não deve implicar desvalorizar os sentimentos, os vínculos ou a humanidade de quem faria uma escolha diferente.
Os animais de companhia ocupam hoje um papel profundamente significativo na vida de milhões de pessoas. Em muitos casos, são companhia diária de idosos isolados, apoio emocional em situações de doença mental, conforto em períodos de luto e elementos centrais do núcleo familiar. Ignorar esta realidade é ignorar também a evolução do próprio conhecimento científico sobre vínculo afetivo, saúde emocional e bem-estar.
Enquanto profissional de saúde, acredito que a formação científica, ética e humana inerente à Enfermagem deve ser suficiente para promover prudência, equilíbrio e responsabilidade na forma como comunicamos publicamente. O exercício da Enfermagem exige compreensão da complexidade humana, da diversidade emocional e da subjetividade das relações afetivas. Por isso, considero que opiniões pessoais sobre temas desta natureza não devem ser apresentadas como se representassem uma superioridade moral associada à profissão.
Qualquer pessoa tem direito à sua opinião individual e às suas escolhas pessoais. No entanto, quando essas opiniões são expressas publicamente sob a identificação de “enfermeira” ou “profissional de saúde”, existe inevitavelmente um impacto na perceção social da própria profissão. Se determinadas posições forem assumidas, devem sê-lo enquanto cidadã, enquanto ser humano, e não como voz representativa de uma classe profissional cuja essência assenta no cuidado, na empatia e na ausência de julgamento.
Ter empatia pelos animais não diminui a empatia pelos seres humanos. Pelo contrário: a capacidade de cuidar, proteger e amar dificilmente se divide, expande-se.
Que consigamos construir debates mais conscientes, humanos e respeitadores, sem transformar diferenças emocionais em ataques pessoais ou morais.
Ana Sousa
Enfermeira e Presidente da Associação Obrigato

Endereço

Odivelas

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Associação Obrigato publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Associação Obrigato:

Compartilhar