A Columbófilia na Vila de Muge teve o inicio da sua actividade desde Julho de 1932, integrada na Delegação do Centro de Portugal, o columbófilo que há memória dessa época é o Sr. Posteriormente a partir de 9 de Março de 1954, já com a sua própria designação (Sociedade Columbófila de Muge) que consta do DIÁRIO DO GOVERNO III SÈRIE – Nº 62 de 15 DE MARÇO DE 1954. Os columbófilos fundadores da Socie
dade Columbófila de Muge, de que há memória são: Manuel Pereira, Edmundo Silva, José António Lucas, Acácio Raposo, António Joaquim Faria, Regélio Mendes, José Mendes, Raul de Sousa, Zeferino Almeida, Justino Fernandes, Rui Vital, Jaime Mendes, “ Pé de Pombo ” , Vitor Lucas ”Marreco” e João Cadete. Neste grupo inicial destaca-se três Directores, que tiveram imenso trabalho e um papél importante a tratar de toda a decumentação e assuntos, relacionados com a legalização e inicio de actividade da colectividade, que foram o Sr. Edmundo Silva, Sr. Zeferino Almeida e o Sr. Acácio Raposo. Posteriormente o Sr. José Mendes e o Sr. Adriano nos encestamentos e classificações tambem tiveram uma importância muito grande. O Sr. Rui Vital que na altura trabalha em Lisboa comprou um relógio BENZING de caixa de madeira para a colectividade, no valor de 1500$00(Mil e Quinhentos), ainda actualmente a trabalhar, em que por todos deram 500$00 (Quinhentos Escudos) de entrada e depois todos os mêses pagavam uma prestação, que ele levava para pagar o restante . Os pombos nessa fase, durante anos, foram transportados numa carroça do Sr. João da Silva Aveiro para Estação da C.P. de Muge, onde eram pessados e enviados por comboio. Nos primeiros anos os encestamentos efectuavam-se na casa do “CARVÃO” ( uma parte da actual sede da S.C. de Muge) e era aí que se encontrava o relógio de controle, no “MARCO” junto ás escadas do correio velho onde é hoje as instalações da Junta de Freguesia e da S. Muge na Rua Vasco da Gama, para os estafetas dos vários columbófilos levarem as anilhas de marcação, os columbófilos mais distantes chegavam a ter dois estafetas. Algum tempo depois os encestamentos passaram para o antigo “CELEIRO” na Rua Vasco da Gama, nos finais dos anos Cinquenta os encestamentos passou a ser feito na casa do Sr. David Adriano e era lá que passou a estar o relógio. Nos finais da década de Sessenta e até 1974, devido á redução do numero de columbófilos a Colectividade esteve inativa, havendo registo de alguns columbófilos irem concursar para a U. Almeirim, entre eles o Francisco Ferreira “COTA”, António Charana, José Ramusga,António Augusto Alexandre, João Maria Mendes,Henrique Marujo,Justino Fernandes,Edmundo Silva, Silvino Alexandre, Maximiano Jacinto,Manuel Saraiva e António Trindade. Em 10 de Julho de 1974, estando registado em acta, houve uma Assembleia Geral ( realizada no actual Posto de Combustível AGIP )com o objectivo dar reinicio á actividade da Colectividade, que se manteve sem interrupção até aos dias de hoje.