16/06/2026
Há cerca de três semanas, tivemos o privilégio de viver um daqueles momentos que nos recordam porque acreditamos tanto na importância da educação emocional.
A oficina "No quintal da avó desenrolam-se emoções" a Angélica transformou o Centro Ecológico Educativo do Paul da Tornada num verdadeiro laboratório de literacia emocional, onde crianças, famílias e comunidade se reuniram para explorar, sentir e crescer juntos.
📖 A história
Através da narração de "O Enroladito e a D.ª Comichão", mergulhámos nas aventuras do Luís e abrimos espaço para conversar sobre emoções que todos conhecemos: o medo, a raiva, a coragem e a forma como aprendemos a lidar com elas.
🟢 Sentir e pensar
As crianças partilharam, com uma autenticidade desarmante, os momentos em que sentem vontade de se "enrolar em bola", como o bicho-de-conta, ou de se defender, como a D.ª Comichão. Com a ajuda das lupas, observámos urtigas e bichos-de-conta reais, descobrindo que, tal como na natureza, também nós desenvolvemos formas de proteção.
👥 Uma comunidade presente
Foi especialmente bonito ver o espaço cheio de famílias e até de adultos que, mesmo sem crianças consigo, decidiram sentar-se connosco para ouvir a história e participar nas reflexões. Porque aprender sobre emoções é para todas as idades
🧤 Agir com coragem
Em conjunto, crianças e adultos pensaram em cinco estratégias, uma para cada dedo da mão, para chamar a coragem que existe dentro de cada um. Depois, nasceram as coloridas "Luvas da Coragem", decoradas com entusiasmo e signif**ado.
O momento mais marcante? Ver as crianças a ativarem as suas luvas junto à D.ª Comichão (o nosso vaso de urtigas) mostrando, com orgulho, que o medo não desaparece por magia, mas pode transformar-se em coragem quando temos ferramentas para o enfrentar.
Guardamos este encontro no coração e agradecemos a todas as pessoas que aceitaram o convite para "desenrolar" emoções connosco. 💚
Porque, tal como a comichão provocada pela urtiga, as emoções difíceis são passageiras. Quando aprendemos a reconhecê-las e a cuidar delas, crescemos mais fortes, mais conscientes e mais humanos.
Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada Prof. João Evangelista