Lista B à APELA XXI

Lista B à APELA XXI Somos um grupo de pais preocupados com o estado do ensino no nosso concelho, que tomaram a iniciativa de reactivar a APELA XXI, após anos de inactividade.

Estamos conscientes da realidade e queremos dar o nosso contributo para a melhoria geral do ensino e toda a sua envolvente. Estamos de coração e com sentido de missão! Defendemos um ensino de qualidade, livre de imposições ideológicas, que proteja e promova a privacidade e liberdade dos nossos filhos, o respeito, o direito à opinião, a liberdade de expressão, a tolerância, a responsabilidade e o p

ensamento crítico. Defendemos ainda um maior investimento na qualidade da escola pública e o efectivar da participação dos pais e encarregados de educação na sua boa gestão.

Queremos agradecer  a todos os pais e encarregados de educação que participaram neste ato eleitoral. 💙Num agrupamento co...
08/05/2026

Queremos agradecer a todos os pais e encarregados de educação que participaram neste ato eleitoral. 💙

Num agrupamento com cerca de 1900 alunos, sabemos que 69 votos podem parecer poucos, mas para nós tiveram um enorme significado. Foram votos de pais presentes, preocupados e conscientes da importância de participar na vida escolar dos seus filhos.

Independentemente da chuva, da distância, da estrada, do trabalho ou do cansaço do dia a dia, houve famílias que fizeram questão de estar presentes e exercer a sua voz. E isso merece todo o nosso respeito e gratidão.

Os 46 votos recebidos pela Lista B representam confiança, responsabilidade e também uma grande motivação para continuar a trabalhar por uma escola mais próxima das famílias, mais participativa e mais unida.

Obrigada a todos os que acreditaram em nós, aos que participaram e aos que demonstraram interesse e preocupação pelo futuro do nosso agrupamento.

Agora começa uma nova etapa e esperamos contar com todos, porque a escola faz-se em conjunto. Queremos também deixar uma palavra de agradecimento à Lista A, que fez parte deste processo eleitoral com respeito, dedicação e sentido de responsabilidade.

Independentemente dos resultados, é importante reconhecer a coragem e a disponibilidade de quem decide envolver-se e dar o seu tempo à comunidade escolar. Porque no fundo, estamos todos do mesmo lado: o lado das nossas crianças, dos nossos jovens e de uma escola melhor para todos.

A democracia faz-se assim, com participação, ideias diferentes, diálogo e pessoas dispostas a contribuir.

Obrigada pelo caminho partilhado neste processo e pelo exemplo de participação ativa na vida do agrupamento.

É hoje. 🤍Hoje temos a oportunidade de fazer ouvir a voz dos pais e encarregados de educação no nosso agrupamento Espamol...
07/05/2026

É hoje. 🤍

Hoje temos a oportunidade de fazer ouvir a voz dos pais e encarregados de educação no nosso agrupamento Espamol.

Ao longo dos últimos dias apresentámos a nossa lista, as nossas ideias e o retrato real daquilo que sentimos enquanto famílias que vivem a escola diariamente. Falámos com transparência, sentido de responsabilidade e vontade genuína de contribuir.

Agora, o mais importante é a participação de todos.

🗓 Hoje, 8 de maio
📍 Auditório da ESPAMOL
🕕 Das 18h às 20h

Sabemos que a rotina é exigente, que o trabalho, o cansaço e as responsabilidades ocupam grande parte dos nossos dias. Mas a escola dos nossos filhos merece este momento de presença e envolvimento.

Participar é mostrar interesse.
Votar é fazer parte.
Estar presente é ajudar a construir uma comunidade escolar mais próxima, mais forte e mais unida.

Contamos convosco. Cada presença faz diferença.

Vota Lista B.

Amanhã temos um encontro importante com a nossa escola, com os nossos filhos e com o futuro da nossa comunidade educativ...
07/05/2026

Amanhã temos um encontro importante com a nossa escola, com os nossos filhos e com o futuro da nossa comunidade educativa.

Ao longo desta campanha apresentámos a nossa lista, demos a conhecer quem somos, as nossas ideias, a nossa visão e também o retrato real do nosso agrupamento aquilo que funciona bem, o que precisa de melhorar e os desafios que sentimos diariamente enquanto pais e encarregados de educação.

Falámos com verdade, proximidade e sentido de responsabilidade. Porque acreditamos que uma Associação de Pais deve ser presente, ativa, transparente e capaz de unir famílias e escola.

Agora, chegou o momento mais importante: a participação de todos.

🗓 8 de maio
📍 Auditório da ESPAMOL
🕕 Das 18h às 20h

Sabemos que os dias são corridos, que existe cansaço e muitas responsabilidades. Mas participar é importante. Cada voto representa interesse, presença e preocupação com a vida escolar dos nossos filhos.

Mais do que escolher uma lista, estamos todos a escolher o tipo de envolvimento que queremos ter na escola e na educação das nossas crianças e jovens.

Contamos convosco.
Esperamos uma forte participação de todos os pais e encarregados de educação.

Até amanhã!

Há coisas que não acontecem por acaso.Ao longo dos anos, fui sendo escolhida por outros pais para representar os pais e ...
07/05/2026

Há coisas que não acontecem por acaso.

Ao longo dos anos, fui sendo escolhida por outros pais para representar os pais e encarregados de educação da turma.
E isso nunca foi indiferente para mim.

Porque representar não é um título.
É responsabilidade.
É compromisso.
É cuidar dos interesses de todos como se fossem nossos.

E isto não começou agora.

Há 12 anos que estou neste caminho.
12 anos a ouvir preocupações, a acompanhar famílias, a estar presente mesmo quando nem sempre é fácil.

Ser representante não é só passar informação.
É estar.
É ouvir com atenção.
É dar voz a quem, muitas vezes, não sabe como ou não consegue fazê-lo.
É ser ponte quando surgem dificuldades.
É procurar equilíbrio quando tudo parece mais difícil.

Foi este percurso, feito de pequenos gestos e muita dedicação, que me trouxe até aqui.

Com o tempo, senti que podia fazer mais.
E foi assim que me envolvi de forma mais ativa no associativismo parental um trabalho voluntário, feito por pais que acreditam que a escola não se constrói só dentro das salas de aula, mas também com a participação ativa das famílias.

Desde então, tenho tido a oportunidade de estar em diferentes espaços onde se pensa, se discute e se decide o futuro da nossa escola e o bem-estar das nossas crianças e jovens.
Espaços onde se ouvem realidades, onde se partilham preocupações e onde, acima de tudo, se procuram soluções.

E tudo isto só reforçou aquilo em que sempre acreditei, que os pais têm voz, essa voz merece ser ouvida e que, quando nos unimos, conseguimos mesmo fazer a diferença

Hoje, encabeço a Lista B com esse mesmo compromisso.
Com experiência, com dedicação… mas, acima de tudo, com vontade genuína de continuar a fazer mais e melhor.

Não por acaso mas por caminho.
Por escolha.
E por acreditar.

O meu nome é Nasko, sou natural da Bulgária e pai de dois filhos, um com 15 anos e outro com 8.Estou em Portugal desde 1...
07/05/2026

O meu nome é Nasko, sou natural da Bulgária e pai de dois filhos, um com 15 anos e outro com 8.
Estou em Portugal desde 1997, onde construí a minha vida, a minha família e o meu percurso.
Sou um pai dedicado e presente, e acredito que a educação começa em casa, através do exemplo, do respeito e da consistência no dia a dia.
Tenho também uma forte ligação ao jiu-jitsu, sendo mestre e também professor, utilizando esta modalidade como uma ferramenta de educação. Através dela procuro ensinar não só técnica, mas principalmente valores como disciplina, respeito, humildade, resiliência e autocontrolo valores esses que aplico na educação dos meus filhos e que gosto de transmitir a outras crianças e jovens.
Acredito que a escola e a família devem caminhar juntas, criando um ambiente seguro, equilibrado e positivo, onde as crianças se sintam apoiadas e compreendidas.
Como pai, sei a importância de ouvir, acompanhar e estar presente. A escuta e a proximidade são, para mim, essenciais para o crescimento saudável de qualquer criança.
Pretendo contribuir de forma ativa, com responsabilidade e dedicação, ajudando a fortalecer a comunidade escolar e a criar melhores condições para o desenvolvimento das nossas crianças.

Olá, sou a Diana Cruz! Sou mãe de dois rapazes, um com 21 e outro com 11, sou cuidadora do mais novo que é autista. Dedi...
07/05/2026

Olá, sou a Diana Cruz! Sou mãe de dois rapazes, um com 21 e outro com 11, sou cuidadora do mais novo que é autista. Dedico-me maioritariamente ao seu desenvolvimento, mas sou mais que a mãe do Henrique... sou uma mulher que não deixa a sua criança interior esquecida, adoro animais e artes plasticas, nos tempos livres gosto de fazer peças artisticas ou bolos personalizados para oferecer à família ou a amigos, sou divertida, leal e com um sentido de justiça que me obriga a lutar pelo que acredito de punhos serrados. E é por esse motivo que me quero juntar à APELA XXI, acredito que com a minha experiência como mãe atipica e com vontade de mudar “o mundo” sou uma mais valia para a nossa associação. Defendo que a escola e a família têm de andar de mãos dadas para o perfeito equilíbrio dos nossos filhos,seja ele educativo, comportamental ou emocional. Acredito que a comunicação leva à resolução de lacunas, necessidades que inevitavelmente vão surgindo e só faz sentido se caminhar-mos todos no mesmo rumo!

✨ Porque faço parte desta lista candidata a associação de pais.Acredito que estar mais perto é o primeiro passo para com...
07/05/2026

✨ Porque faço parte desta lista candidata a associação de pais.
Acredito que estar mais perto é o primeiro passo para compreender verdadeiramente. Só assim conseguimos identificar e responder às necessidades reais de cada criança, de cada família e de cada educador.
Estou nesta lista B porque defendo uma inclusão feita com sentido com apoios verdadeiros, ajustados àquilo que cada pessoa realmente precisa, respeitando as suas diferenças, o seu ritmo e o seu percurso.
Valorizo profundamente a escuta ativa. Ouvir crianças, professores e encarregados de educação é essencial para construir respostas mais humanas, mais justas e mais eficazes.
Faço parte desta candidatura com o compromisso de contribuir para uma comunidade mais atenta, mais próxima e mais inclusiva, onde todos têm voz e lugar.

O meu nome é Marina Colimão, filha de pai indiano e mãe portuguesa, nasci em Moçambique, cresci em Tomar, estudei em Lis...
07/05/2026

O meu nome é Marina Colimão, filha de pai indiano e mãe portuguesa, nasci em Moçambique, cresci em Tomar, estudei em Lisboa e moro no Algarve há 23 anos. Sou formada em Matemática e desde muito cedo senti que estaria ligada ao ensino, uma vez que, tinha facilidade em ajudar os colegas a estudar. Fui monitora de colónias de férias, pratiquei ballet e sonho ainda voltar a praticar, fui federada em ginástica rítmica, tenho formação em Yoga e Yoga para crianças. Encontro serenidade enquanto cozinho e faço doces. Gosto de flores e de encontrar a beleza nas pequenas coisas. Gosto de receber amigos e familiares em casa e sei que sou uma cuidadora por natureza. A minha missão de vida é sem dúvida ser Mãe. Tenho dois rapazes. Um com 19 anos a frequentar o 2º ano do curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa e outro com 12 no 6º ano de escolaridade. Tenho muito orgulho neles e em ter conseguido até agora transmitir valores como a empatia, respeito, entreajuda, humildade, partilha e amizade que considero muito importantes para se viver em sociedade. Considero também que sensibilidade para a arte deveria desde cedo fazer parte das suas vidas e ambos têm mantido e desenvolvido o seu caminho em áreas como a música, o teatro, o cinema, a pintura, o desenho, a cerâmica, a literatura, por exemplo, e por isso sempre promovi este tipo de actividades nas suas vidas. A vida até agora não se encaminhou para leccionar, uma vez que, na altura não quis abdicar de viver em família e estar 24h horas disponível para os meus filhos. Tenho mantido desde há 17 anos a Ourivesaria Cintilante em Lagoa, mas que encerrará no final do mês de Maio. Fiz parte nos últimos dois anos da APELA XXI enquanto tesoureira e mantenho a minha disponibilidade para o próximo mandato. Gostava muito que todas as crianças pudessem viver uma infância feliz e que a escola fosse pensada com base nisso.

Endereço

Lagoa
8400

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Lista B à APELA XXI publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar