O Grupo Desportivo Azinhaga foi fundado a 23 de Maio de 1962, tempos difíceis para abrir portas a um grupo de entusiastas da "Bisca", Damas e outros jogos de mesa, devido ao regime implantado na época, foi necessário ter o aval de pessoas credenciadas na Madeira para que a coletividade tivesseo seu epílogo. No início apenas tínhamos jogos de cartas, o ténisdemesa, andebol, basquetebol, futebol de
salão e o atletismo foram modalidades que vieram engradecer o clube, tendo sido estas praticadas nos campeonatos do INATEL. Mais tarde em 1991 abrimos a secção de ciclismo, modalidade essa que veio trazer grande prestígio ao Grupo Desportivo Azinhaga e por consequência à Região Autónoma da Madeira, alcançando vários títulos regionais e muitos lugares honrosos nas participações nacionais. A partir da época 2014/15, com a tomada de posse de uma nova direção, foi criada uma parceria com os Laranjinhas Sport Clube, o que nos permitiu criar e estar representados com duas modalidades federadas o futebol e o andebol, onde competimos nos escalões mais jovens. Para além da competição, preocupamo-nos com a vertente social, sendo que durante todo o ano, desenvolvemos diversos eventos sociais de modo a promover o convívio social entre atletas, familiares e sócios.