19/10/2021
Caros sócios e praticantes,
O KARAM promoveu hoje uma reunião dos Team Leaders de forma a identificar problemas que assolam a modalidade definir estratégias para os mitigar. A perceção que existem dúvidas e incertezas sobre alguns aspetos da modalidade levou-nos a refletir sobre as causas por trás desses problemas e a definir as estratégias que achamos vir a poder dissipar essas dúvidas. Assim sendo, iremos proceder à implementação de algumas medidas já discutidas em campo e convivios bem como de outras que identificamos como importantes. A nossa preocupação é promover uma prática dentro da lei, saudável, honrosa e acima de tudo divertida. Iremos ser mais rigorosos com a monitorização das réplicas e sua legalidade, iremos tentar criar jogos mais propensos à superação individual ou de equipa e menos à competição, iremos ser mais exigentes com quebras de regras, atrasos em campo e outros comportamentos que prejudiquem o jogo ou desrespeitem os colegas e organização. Estamos empenhados nestas mudanças, concluimos que são necessárias. Mas também iremos exigir mais dos praticantes, nomeadamente o acabar de vez com os "bate-bocas" em campo e outros comentários que possam alimentar alguma discussão. Iremos aplicar medidas para reduzir as duvidas sobre vários aspetos e como tal esperamos que terminem as bocas e comentários depreciativos ou redutores do esforço dos colegas. Esse é um aspecto que alimenta uma bola de neve que ao longo do tempo não tem controlo e rebenta com conseguências nefastas para todos. Apelamos a que respeitem os colegas e organização, abordem os team leaders ou a organização de forma ordeira, civilizada e com factos concretos que queiram esclarecidos e não com duvidas e aspectos incertos. Foquem-se no jogo, arranjem estratégias para superar os obstáculos, avaliem a réplica como apenas um instrumento que vos ajuda a concretizar o objectivo, não é a réplica que vence a etapa mas sim o jogador e a equipa.
Agradecemos o contributo e tempo dispendido pelos team leaders que puderam participar. Contamos com os inputs de todos os participantes, as ideias são todas válidas para discussão, incentivamos novamente à organização de jogos por diversos praticantes pois fornece muita informação sobre a dificuldade que é e podem observar vários fenómenos que não são o que os jogadores "vêem" em campo. Ao fim ao cabo aprendemos muito organizando ou arbitrando 1 jogo.