15/06/2026
Início dos anos 90.....
E quando em Portugal surge a Yamaha TZR 50 , que veio substituir a então já "velhinha" ( mas boa ..) RZ 50 , a Motopeças ( então importadora da Yamaha para Portugal..) não perdeu tempo e criou aquele que provavelmente será o mais saudoso Troféu de motas de pista em Portugal.....
O Troféu TZR 50....
As TZR eram " motinhas " bem carenadas , estéticamente actuais , bem bonitas , bastante leves e não muito caras ( dava para comprar uma a preço se fosse para correr , pois era mais barata que a versão de rua .....)
Rápidamente se tornou popular e as corridas eram sem dúvida muito animadas , tendo este Troféu sido um autêntico viveiro de bons pilotos ..
E também muito rapidamente gerou algum "sururu" entre os mecânicos e pilotos pois se alguns utilizavam as TZR quase de "origem" outros já as utilizavam com muito material da "Daytona" e outros ainda com mais posses e melhores conhecimento já utilizavam material de competição das " irmãs" TZ _50 , nomeadamente os famosos kits "SPES" ( cilindro Hans Hummel em Nicasil e escape Spes de elevado rendimento)
Havia nascido um verdadeiro mito , em que se falava até de velocidades ( no autódromo Fernanda Pires da Silva ..) de "150 e upa ou até 160 e tais " .....e Motinhas com apenas 49,9 cc .... é obra ..
Quem se recorda ?