27/05/2026
Em apenas 3 dias, houve 3 situações com bebés…
E eu a pensar que este ano seria mais tranquilo 😔
🐦 Domingo: chegaram cá a casa, dentro de uma gaiola de pássaros, 4 bebés.
🐱 Segunda-feira: levaram-me até uma gata com crias.
Os bebés estavam cobertos de terra nos olhos, nariz e boca…
Tentei limpar o melhor que consegui, mas comer era quase impossível.
Nada funcionava — nem biberão 🍼, nem paté 🍽️.
Consegui que 2 abrissem os olhinhos 👀, mas os outros 2 estavam muito pior.
💊 Fomos comprar antibiótico e pomada, na esperança de os salvar.
📦 Ontem à tarde: recebo uma SMS a dizer que havia gatinhos que tinham vindo num atrelado desde o Alentejo.
Estavam numa caixa de papelão, debaixo de uma árvore 🌳, em frente ao Eurotel, em Altura, com 30 graus ☀️.
Larguei tudo e fui procurar a caixa.
Lá estavam eles… 4 bebés sem reação.
🚗 A viagem de volta foi a correr, para tentar alimentá-los, diziam que não comiam desde segunda-feira.
Felizmente, consegui que bebessem um pouco de leite 🍼.
📱 Nova SMS: afinal eram 5 bebés, não 4.
Um tinha fugido da caixa e estava a miar no meio das ervas 🌱.
Nova corrida para o encontrar.
Bebé encontrado e consegui que bebesse um pouco de leite, mas sempre a rejeitar 😞.
💔 O coração f**a partido.
A alma chora.
E a pergunta é sempre a mesma: porquê?
❓ Porque existe tanto desinteresse pelos animais?
❓ Porque é que há quem descarte vidas como se não sentissem dor?
Nestes 3 dias passaram pelas minhas mãos 13 bebés indefesos e desnutridos 🐾.
Somos tão poucas as pessoas que ajudam os animais…
E estamos a f**ar sem energia 😔💛.
Isabel Ribeiro