26/05/2026
Ouvir. Sentir. — Ecoar.
A tarde cinzenta não impediu o público de responder ao convite para parar, ouvir e sentir a música de perto no 𝗖𝗼𝗻𝗰𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝟯.ª 𝗲𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗰𝗶𝗰𝗹𝗼 “𝗘𝗖𝗢𝗦 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗲 𝗮𝘀 𝗦𝗘𝗥𝗥𝗔𝗦”, que decorreu no passado dia 10 de maio no Mosteiro de Arouca.
Mozart e Beethoven ecoaram na Biblioteca Memorial D. Domingos de Pinho Brandão, num ambiente de grande proximidade entre músicos e público, reunindo diferentes gerações. A atmosfera era íntima e acolhedora, com a "Primavera da Serra" presente nos apontamentos de urze, giesta e carqueja.
Para guiar a escuta, a diretora artística do ciclo, Matilde Loureiro, com raízes familiares em Arouca, tomou a palavra numa breve intervenção, contextualizando de forma próxima e acessível as épocas e as obras que seriam interpretadas.
O 𝘋𝘪𝘷𝘦𝘳𝘵𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘦𝘮 𝘙𝘦́ 𝘔𝘢𝘪𝘰𝘳, de Mozart, género musical nascido para entreter, transmitiu ao público leveza e elegância, numa interpretação pelos solistas da Sinfonietta de Braga, sob direção da violinista Matilde Loureiro, e com a participação de Pedro Oliveira (violino), Rita Carreiras (viola), Tiago Mendes (violoncelo) e João Gonçalves (contrabaixo).
Seguiu-se o 𝘊𝘰𝘯𝘤𝘦𝘳𝘵𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘗𝘪𝘢𝘯𝘰 𝘯.º 2, de Beethoven, apresentado num arranjo para piano e quinteto de cordas. Uma obra de juventude, inspirada em Mozart, mas que já revela a intensidade e irreverência do compositor. O pianista Jun Bouterey-Ishido encontrou-se com o ensemble de cordas num diálogo vibrante e expressivo, culminando na energia contagiante do último andamento.
Neste encontro, a certeza: a Música e a Beleza só existem verdadeiramente quando encontram eco em quem as sente.
📷 Pedro Noites
🤝 Concerto promovido pelo Círculo Cultura e Democracia em parceria com a Sinfonietta de Braga, o Mosteiro de Arouca, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda e o Município de Arouca, com o apoio da CCDR Norte, I.P. - NORTE PONTUAL.