Grupo Recreativo e Beneficente “A Flor de Aldriz”
HISTORIAL
1937 - Um habitante de Aldriz pertencente ao “Grupo Camilo” (grupo de teatro sedeado no Porto), juntamente com um grupo de amigos de Aldriz, decidiram entusiasticamente fundar a 10 de Janeiro de 1937 um grupo de teatro. Assim, nasce em Aldriz, o ”Grupo Beneficente - Os Tesos e Duros”, composto exclusivamente por homens. A sua atividade i
niciou-se numa casa emprestada, com um palco improvisado feito de casqueiras. É nesse local que são levadas a cena as primeiras peças – “O Escravo” e “A Adúltera”. Indícios indicam que por influência deste Grupo surgiu, no final de 1937, o “Grupo Dramático de Argoncilhe – Os Briosos de Serzedêlo”. Este grupo era constituído por elementos de ambos os sexos e perdurou até Abril de 1940.
1940 - Elementos destes dois grupos estiveram na génese da criação de um novo grupo de teatro. Assim, a 18 de Agosto de 1940 surge o “Grupo Recreativo e Beneficente A Flor de Aldriz”. Na inauguração da sua sede, uma vez mais numa casa emprestada, foram apresentadas a peça dramática “A Pena de Morte”, a comédia “O Bruxo em calças pardas” (um número dedicado à Fonte da Bicada) e uma canção intitulada “A Flor de Aldriz”.
1942 - marca o início das exibições fora de Aldriz. Sebastião” o grupo percorre várias freguesias dos concelhos de Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, Albergaria-a-Velha, Espinho e Ovar.
1950- Fruto do seu desenvolvimento, o grupo cria os seus primeiros estatutos sendo os mesmos aprovados pelo Governador Civil de Aveiro.
1955 - o grupo foi obrigado a abandonar o local utilizado até então como sede. Surge, assim, a necessidade de construção de uma sede própria. Reconhecendo a importância do grupo os populares de Aldriz e emigrantes desta terra na Venezuela uniram-se para angariar fundos. O terreno para a construção do edifício foi oferecido por um elemento do grupo.
1958- A 2 de Junho é iniciada a construção do um novo edifício sede, tendo sido inaugurado o salão já com um palco a 1 de Janeiro de 1963.
1980 - Ccom o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e de um Fundo de Acção Cultural foi possível a construção dos atuais lavabos e a conclusão do Bar (tendo este entrado em funcionamento a 31 de Dezembro de 1983).
1985 - Em Agosto dé oficialmente inaugurado o edifício Sede.
1998 a 2002 - Com o falecimento de alguns dos associados mais ativos e impulsionadores da colectividade, esta ficou praticamente inactiva.
2002 - Constituída uma Comissão Administrativa sendo, no mesmo ano, substituída por corpos gerentes conforme definido estatutariamente.
2016 - Estreia da peça “O Último Baile do Sr. José da Cunha” de Júlio Dinis” e início de várias apresentações em Portugal e além fronteiras do TAFA (Teatro A Flor de Aldriz)
2017 – Com regularidade apresentação de trabalhos de diversos grupos de teatro no Teatro de Aldriz
2018 - Estreia da peça “ O Morgado de Fafe Amoroso” de Camilo Castelo Branco pelo TAFA
Início de actividade da Oficina de Teatro “ Faz de Conta”
2019 - Estreia da peça “ Floresta de Enganos” de Gil Vicente pelo TAFA
Apresentação da peça “ O Segredo da Lagarta Serafina” pela Oficina de Teatro “ Faz de Conta”
2020 - Início de obras de remodelação do Teatro A Flor de Aldriz
2021 - Estreia das produções do TAFA " O Mundo dos Porquês" e " O Casamento"