02/01/2026
No passado domingo, demos por encerrado o Ano Jubilar da Esperança. Como verdadeiros Peregrinos da Esperança que somos, aceitamos o desafio da iniciativa "Caminhada do Advento" proposta pela nossa diocese de Lamego, para a construção de uma barca, uma cruz e uma âncora, onde todos os domingos do Advento, colocamos uma imagem "humana" e uma "palavra" de forma a construir o símbolo jubilar! 🙏
Signif**ado dos símbolos:
• Figuras humanas: Representam a humanidade dos 4 cantos do mundo, unidas (abraçadas) em solidariedade e fraternidade.
• Cruz: Não é estática, mas dinâmica, curvando-se para a humanidade para oferecer a certeza da sua presença e esperança.
• Ondas: Simbolizam as dificuldades e tempestades da vida, indicando que a peregrinação não é sempre em águas calmas.
• Âncora: A parte inferior da cruz alonga-se numa âncora, uma metáfora da esperança que estabiliza e guia durante as turbulências.
Desafio aceite! 🙏
• 1° domingo do Advento: "Despertar e partir"
- Imagem humana vermelha e a palavra "Igreja";
• 2° domingo do Advento: "o abraço fraterno"
- Imagem humana amarelo e a palavra "em construção";
• 3° domingo do Advento: "A esperança que sustenta"
- Imagem humana verde e a palavra "barca";
• 4° domingo do Advento: " O encontro com Cristo"
- Imagem humana azul e a palavra "da salvação".
Em todos os domingos, com ajuda do grupo coral de Anreade, cantamos o Hino da dedicação da catedral de Lamego e os seus 250 anos 🙏
"Igreja esperança e luz, só em ti encontramos Jesus, só em ti encontramos Jesus". 🎶
Que em 2026 continuemos, todos, peregrinos da Esperança 🙏
Até breve 😉