05/12/2013
Seminário Propedêutico Interdiocesano “São Francisco Xavier” de Nacuxa, encerra o ano académico e formativo 2013 celebrando a festa do seu padroeiro
Trata-se de Seminário situado na Paróquia de São José de Matibane, distrito de Mossuril, região costeira de Nampula, que, na manha de terça-feira, 3 de dezembro de 2013, a Igreja no mundo inteiro celebrou a festa do Padroeiro das Missões, São Francisco Xavier que foi beatificado em 25 de outubro de 1619 pelo papa Paulo V e canonizado pelo papa Gregório XV a 12 de Março de 1622, simultaneamente com Santo Inácio de Loyola.
No seminário propedêutico de Nacuxa, a cerimónia da Santa Eucaristia foi presidida pelo Bispo da Diocese, Dom Germano Grachane na presença de Sacerdotes, Irmãs, Seminaristas, convidados e a comunidade em geral que culminou com a partilha de um copo de água organizado pelo seminário. Durante a homilia, o Sr. bispo referiu-se da importância dos dez (10) mandamentos da lei de Deus na vida de um cristão. Ademais, referiu-se também da importância do conhecimenton no sacedote para melhor interpretar a Sagrda Escritura.
O presidente da solene Eucaristia, explicando um pouco do que era exactamente o seminário, fez saber aos presentes que não são só as paredes e os pilares do edifício que o constitue, mas sim do conjunto, que parte das familias, equipa formadora, a comunidade em geral e o próprio seminarista para formar um todo
De referir que o seminário para o presente ano académico e formativo contou com 35 seminaristas dos quais quatro (4) da Diocese de Lichinga, igual número para Arquidiocese de Nampula, três (3) da Diocese de Gurue e os restantes a de Nacala respectivamente