07/03/2023
Posicionamento do a respeito da execução do jovem pela PM em Pedro Canário, conforme publicado em https://www.instagram.com/p/CpSLyfhuhyX/:
Policiais militares executaram o ADOLESCENTE CARLOS EDUARDO REBOUÇAS BASTOS, de apenas 17 anos, numa via pública, na certeza da impunidade. O fato aconteceu em Pedro Canário, norte do Espírito Santo, fronteira com a Bahia, no dia 01 de março de 2023.
Tal ação policial nos rememora que no Espírito Santo assassinatos de crianças e adolescentes pobres e, em sua maioria, negros, era algo pandêmico, sobretudo pela atuação da LECOQ (grupo paramilitar extinto pela justiça federal do ES).
O governo corre para dizer que responsabilizará os envolvidos. O comandante geral da PM diz que é um caso isolado.
Não, isso não é verdade! A regra no ES é a impunidade dos agentes de segurança pública e dizer que é um caso isolado é um discurso para poucos, pois os muitos que vivem nas periferias e nas quebradas sabem como é o tratamento “bem amistoso e cordial” da polícia militar.
O GOVERNADOR DO ES e o COMANDANTE GERAL da PM devem prestar contas imediatas à sociedade. Queremos saber como os policiais são formados. Queremos saber como se realizam as abordagens. Queremos câmeras nos seus uniformes, pois, ao que nos demonstra óbvio, a COVARDIA dentro da instituição é a regra.
Por último, devemos dizer que a polícia militar foi criada para conter a revolta das pessoas escravizadas e garantir a manutenção dos privilégios da elite brasileira. Um órgão nascido de um Estado para matar sua própria população NÃO deve ser REFORMULADO. Não se reformula aquilo que nasceu para matar. Seus trabalhadores devem ser realocados em outras funções públicas e a instituição tem que ACABAR.