Sind-UTE Viçosa

Sind-UTE Viçosa Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais - Subsede Viçosa - Filiado à CNTE

Trabalhadores(as) da educação da Rede Municipal de Ensino de Viçosa, sua presença é fundamental! 📢 No dia 17 de junho, t...
10/06/2026

Trabalhadores(as) da educação da Rede Municipal de Ensino de Viçosa, sua presença é fundamental! 📢

No dia 17 de junho, teremos nossa Assembleia Geral para discutir temas importantes para a categoria, como a revisão da Lei Municipal nº 3.003/2023, o Projeto de Lei da Previdência Municipal, a Campanha Salarial 2026 e a recomposição dos Conselhos do IPREVI.

As decisões que impactam nossa carreira e nossos direitos dependem da participação coletiva. Fortaleça essa luta junto ao SIND-UTE.

Participe da Assembleia e ajude a construir os próximos encaminhamentos da categoria. ✊

IMPORTANTE CONQUISTA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL!📚A Lei nº 15.326/2026 reconhece oficialmente os professores e profissionai...
03/06/2026

IMPORTANTE CONQUISTA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL!📚

A Lei nº 15.326/2026 reconhece oficialmente os professores e profissionais que atuam na Educação Infantil (creches e pré-escolas) como integrantes da carreira do magistério, garantindo os mesmos direitos assegurados aos demais professores da Educação Básica.

✅ Direito ao Piso Salarial Nacional do Magistério;
✅ Inclusão nos Planos de Carreira da Educação Básica;
✅ Valorização e reconhecimento profissional.

Para o enquadramento na carreira do magistério, é necessário possuir formação específica (Magistério ou Pedagogia), ter ingressado por concurso público e exercer funções docentes ou de suporte pedagógico.

A nova legislação também determina que os municípios promovam as adequações necessárias em suas leis e planos de carreira, possibilitando a adequação dos profissionais que exerciam a função de auxiliar de creche para o cargo efetivo de Professor, observadas as exigências legais.

⚠️ A regulamentação e a aplicação prática da lei dependem das adequações a serem realizadas por cada município.

O Sind-UTE atuará no sentido de fazer-valer a Lei nº 15.326/2026, e esperamos contar com o apoio de toda a categoria para juntos fiscalizarmos essa importante legislação, em prol da qualidade da educação infantil e da valorização de seus profissionais.

Valorizar a Educação Infantil é valorizar a base da educação pública! ✏️

❌ Ensino Médio: sem garantia de permanência, Minas deixa para trás mais de 50 mil jovensPara que Minas Gerais alcance a ...
02/06/2026

❌ Ensino Médio: sem garantia de permanência, Minas deixa para trás mais de 50 mil jovens

Para que Minas Gerais alcance a universalização proposta no Plano Estadual de Educação para a população de 15 a 17 anos de idade, é necessário incluir no atendimento escolar cerca de 53,3 mil jovens

A universalização do atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevação da taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% até 2027 é uma das metas do Plano Estadual de Educação (P*E) que o governo mineiro não deu conta de cumprir. A conclusão é do monitoramento do cumprimento das metas do P*E, feita pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), a partir da apresentação da Secretaria de Estado da Educação, durante audiência da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.
Para que Minas Gerais alcance a universalização proposta para a população de 15 a 17 anos de idade, é necessário incluir no atendimento escolar cerca de 53,3 mil jovens.

Em 2019, antes da pandemia, a taxa de cobertura medida pelos indicadores do P*E alcançou 92,6%. Em 2024, esse índice chegou a 93,7%. Apesar do pequeno avanço percentual, o estado ainda falha em garantir o acesso total, mantendo uma parcela significativa da juventude excluída do direito à educação.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Outra Meta longe de ser cumprida é a que prevê a oferta de, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de EJA – Educação de Jovens e Adultos – nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

Em 2024, apenas 0,5% das matrículas da EJA estavam integradas à educação profissional, evidenciando um déficit de cerca de 24,5 pontos percentuais e o não cumprimento absoluto da meta.

📲 Leia na íntegra no nosso site: www.sindutemg.org.br

29/05/2026

🚨 CNTE leva ao STF a defesa da escola pública democrática e contra o avanço das escolas cívico-militares.

Em reunião no Supremo Tribunal Federal, a CNTE reafirmou seu compromisso com uma educação pública emancipadora, democrática e comprometida com a valorização dos(as) profissionais da educação.

Seguimos na luta contra projetos que enfraquecem a autonomia escolar e transformam a educação em instrumento de controle, em vez de liberdade e pensamento crítico.

Defender a escola pública é defender a democracia.

📹

Pelo fim da escala 6x1, sem redução de salário… porque viver não pode ser privilégio de quem quase nunca descansa.🖌️    ...
27/05/2026

Pelo fim da escala 6x1, sem redução de salário… porque viver não pode ser privilégio de quem quase nunca descansa.

🖌️

25 de maio é o Dia da África — data que marca a criação da Organização da Unidade Africana, em 1963, hoje União Africana...
25/05/2026

25 de maio é o Dia da África — data que marca a criação da Organização da Unidade Africana, em 1963, hoje União Africana. O dia simboliza a luta dos povos africanos por independência, união, soberania e valorização de suas histórias e culturas. 🌍✊🏿

Falar sobre a África na escola é enfrentar apagamentos históricos e reconhecer as contribuições fundamentais dos povos africanos e afro-brasileiros para a formação do Brasil.

Da Lei 10.639/03 à Pneerq, a educação antirracista precisa sair do papel e se fortalecer como política pública permanente.

Porque sem enfrentar o racismo, não há democracia. E isso começa na escola pública.

📚 Semana da África | CNTE

20/05/2026

Mais uma vez, vemos o governo tratar os anseios da população como palco para propaganda política, enquanto as verdadeiras demandas da nossa cidade seguem sem resposta.

Viçosa precisa de investimentos reais em saúde e educação. A população reivindica há anos um Hospital Universitário, mas, no lugar de soluções concretas, o que recebemos são anúncios vazios e a expansão de escolas cívico-militares como suposta resposta para os problemas da educação pública.

O SIND-UTE repudia esse modelo, que desvia o foco das necessidades reais das escolas: valorização dos profissionais da educação, melhoria da infraestrutura, ampliação de vagas e construção de políticas públicas através do diálogo com a comunidade escolar.

Educação se fortalece com investimento, escuta e participação popular, não com militarização das escolas.

19/05/2026

A educação pública de Viçosa precisa ser planejada com responsabilidade e diálogo.

Diante das discussões sobre o futuro do Colégio Arthur Bernardes, o SIND-UTE reforça a importância de toda a comunidade escolar participar desse debate. Em um momento em que escolas vêm sendo fechadas e matrículas seguem sendo distribuídas de forma desigual, é fundamental pensar o futuro da rede pública com seriedade.

O que precisamos é de planejamento, investimento e compromisso com a educação. Precisamos de um Plano Decenal que fortaleça a rede escolar e amplie o atendimento da educação infantil, garantindo acesso e qualidade para todos.

Chega de fechar escolas.

Educação se constrói com participação, escuta e planejamento. 📚

15/05/2026

: | Educação não se constrói com imposição, mas com diálogo, respeito e liberdade.
Transformar escolas em espaços militarizados não resolve os verdadeiros problemas do ensino público, apenas mascara desigualdades e silencia vozes.

Somos estudantes, não soldados.
Queremos pensamento crítico, autonomia e professores valorizados, não disciplina baseada no medo.

Diga não à militarização das escolas✊📚

🚨 No dia 15 de maio, o Supremo Tribunal Federal julga temas decisivos para a educação pública brasileira — e, especialme...
13/05/2026

🚨 No dia 15 de maio, o Supremo Tribunal Federal julga temas decisivos para a educação pública brasileira — e, especialmente, para a valorização da carreira docente.

Estão em pauta dois recursos com repercussão geral que podem definir, de forma definitiva, como a Lei do Piso do Magistério (Lei 11.738/2008) deve ser aplicada em todo o país.

Não se trata apenas de interpretação jurídica. Trata-se de garantir que professoras e professores tenham seus direitos respeitados — após anos de adiamentos, descumprimentos e disputas judiciais.

📚 O que está em jogo é a valorização concreta da educação pública.

📢 E a sociedade precisa estar atenta e mobilizada.

Endereço

Rua Gomes Barbosa 942, Sala 207
Viçosa, MG
36570101

Horário de Funcionamento

13:00 - 19:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Sind-UTE Viçosa posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar