COMO SURGIU
No mundo, as primeiras ações dirigidas para a defesa da população foram realizadas nos países envolvidos com a 2ª Guerra Mundial. Atualmente, em todo o mundo, a Defesa Civil se organiza em sistemas abertos com a participação dos governos locais e da população. No Brasil
Com a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, o Governo, preocupado com a segurança global da popu
lação, estabelece medidas como a criação do Serviço de Defesa Passiva Antiaérea e a obrigatoriedade do ensino da defesa passiva em todos os estabelecimentos de ensino, oficiais ou particulares. Em 1943, a denominação de Defesa Passiva Antiaérea é alterada para Serviço de Defesa Civil, sob a supervisão do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, extinto em 1946. Já em 1967 é criado o Ministério do Interior com a competência, entre outras, de assistir as populações atingidas por calamidade pública em todo território nacional. A organização da Defesa Civil no Brasil se deu pela criação do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), em 1988, sendo reorganizado em agosto de 1993 e atualizado em 2005. Na nova estrutura do Sistema Nacional de Defesa Civil, destaca-se a criação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), o Grupo de Apoio a Desastres e o fortalecimento dos órgãos de Defesa Civil locais. Em São Paulo
No Estado de São Paulo, a Defesa Civil surgiu após a ocorrência das intensas chuvas em Caraguatatuba (1967) e dos incêndios dos Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974). Criado pelo Decreto 7.550, de 09 de fevereiro de 1976, o Sistema Estadual de Defesa Civil foi reorganizado em 1995. Nos municípios paulistas é utilizado o Código telefônico 199 – Disque Defesa Civil –, serviço não tarifado, cuja finalidade é servir como canal de comunicação entre a população e órgãos locais de Defesa Civil nos casos de emergências.