25/06/2026
💃🏻 Projeto Passos da Inclusão, da Apae de Três de Maio, conquista primeiro lugar no XI Festival Regional Nossa Arte 🕺
Neste ano, a Apae de Três de Maio foi contemplada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) para desenvolver o projeto “Passos da Inclusão: dança que conta histórias, cultura que vive”.
O apoio financeiro ao projeto cultural, no valor de R$ 19.563,60, possibilitou a aquisição da indumentária utilizada pelos alunos nas apresentações.
O resultado desse incentivo já começou a aparecer. Na última sexta-feira, 19 de junho, durante a participação no XI Festival Regional Nossa Arte, em Três Passos, o grupo integrante do projeto conquistou o primeiro lugar na categoria Dança Folclórica Brasileira, com a apresentação da dança tradicional gaúcha “Balaio”.
A premiação reforça a importância do apoio à cultura como instrumento para ampliar oportunidades, valorizar talentos e proporcionar experiências significativas aos alunos.
O grupo foi preparado pelos professores Francieli Oviedo e Marcio Meier. Francieli destaca que tem o privilégio de acompanhar de perto cada ensaio, cada desafio superado e cada conquista alcançada, transformando cada etapa em uma grande vitória. “Por trás de cada dança existe muito esforço, persistência e coragem.”
Marcio ressalta que os alunos representaram a escola com dedicação e comprometimento, características já demonstradas durante os ensaios e que contribuíram para o resultado conquistado no festival. “Nosso agradecimento à equipe diretiva da Apae, que não mede esforços e está sempre em busca de oportunidades para os alunos”.
Os professores também evidenciam que os estudantes demonstram diariamente que limites podem ser superados quando existem incentivo, oportunidades e apoio.
“Hoje celebramos não apenas o talento artístico, mas também a confiança conquistada, a autoestima fortalecida e a alegria de participar”, completam.
O aluno Vinícius Zdruikoski, que integra o grupo, afirma que gostou muito de participar do festival e comemorou intensamente a conquista do primeiro lugar. “O festival estava muito bonito. Foi muito legal nos apresentarmos e nossas roupas ficaram lindas. Nos dedicamos bastante e agora a dança nos levará a Porto Alegre”, relata.
Com o resultado, a instituição garantiu vaga para representar a região na etapa estadual do festival, na categoria Dança Folclórica Brasileira, que ocorrerá em outubro, em Porto Alegre.