11/05/2025
Ser mãe é lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Nós mulheres somos metade da sociedade e mães da outra metade, mas apesar de estarmos em 2025 ainda lutamos contra a desigualdade de gênero.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), existe uma diferença de 12% na remuneração entre os salários das mulheres em relação aos homens na educação pública. Essa diferença é consequência da divisão sexual do trabalho, pois nós mulheres costumamos dedicar mais que o dobro do tempo que os homens aos cuidados domésticos e com familiares. Ainda é preciso destacar que cerca de 55% dos lares brasileiros são chefiados por mães solo, que sustentam, cuidam e educam sozinhas.
É essa dupla jornada de trabalho que dificulta nossa condição de progredir na carreira. Sem contar a sobrecarga mental de precisarmos por muitas vezes fazer todo planejamento doméstico, do que precisa comprar, o que precisa ser feito, as datas das consultas dos filhos, as datas dos vencimentos dos boletos, entre outros.
Quando um(a) aluno(a) se machuca na escola, são as mães que são chamadas, quando um(a) filho(a) adoece, em geral somos nós mulheres que levamos ao médico, portanto, a punição na classificação de aulas, ao faltar, mesmo apresentando atestado médico, é uma punição que atinge principalmente as mulheres. Somos a única categoria no estado do Paraná penalizada por adoecer ou por cuidar da saúde de nossos filhos.
Somos muitas, somos mães trabalhadoras, educadoras, nos dedicamos à educação em casa, na escola e na vida.
Acreditamos e lutamos por igualdade de gênero, por um mundo mais justo para nossos filhos e filhas e valor valorização profissional.
Neste Dia das Mães, a APP-Sindicato felicita as mulheres que são mães e seguimos lutando pela valorização da educação pública e de suas profissionais.
Secretaria da Mulher Trabalhadora da APP-Sindicato
Curitiba, 11 de maio de 2025.