Zero Fósseis Brasil

Zero Fósseis Brasil Estado a estado, cidade a cidade, estamos terminando a era dos combustíveis fósseis e construindo um

13/12/2022

Nesse segundo encontro iremos apresentar o grupo de trabalho e o conteúdo da cartilha 8 PRINCÍPIOS PARA UMA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA DO PETRÓLEO NO BRASIL além de apresentar problemas e soluções visando a compreensão e engajamento pelo tema.

A cartilha foi lançada na COP27 no Egito, em evento do Brazil Climate Action Hub e foi escrita em colaboração, representando esse grupo estarão conosco nessa live:

Rodrigo Esteves, diretor do Sindipetro/RJ (Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro) é graduado em administração pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

João Victor Lessa, graduando em Engenharia Ambiental pela UFRJ, membro da Luppa UFRJ (Liga pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Débora Sotto, doutora em Direito Urbanístico pela PUC de São Paulo, faz parte do IEA USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo)

Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora executiva da ARAYARA.ORG, formada em direito e mestre em Direito Internacional e Resolução de Conflitos pela University for Peace (Costa Rica) e em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação de Conflitos Internacionais pela University of Innsbruck (Austria).

📍Curso grátis: “Leilão de Petróleo e Gás e princípios para a transição energética justa no Brasil”

✅ O curso online gratuito oferecido pela ARAYARA.ORG conecta você com a realidade climática do mundo em dois dias de muito conhecimento! Você vai entender de vez como a expansão da exploração de petróleo e gás no Brasil, dada através desses leilões, funcionam, quais os problemas e quais as soluções!

✅ 1° Dia (12/12): Como funciona a oferta de blocos exploratórios atualmente, promovida pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis?

✅ 2° Dia (13/12): Problemas relacionados ao avanço da exploração de Petróleo e Gás e o papel da Petrobrás na transição energética justa no Brasil - Cartilha de 8 princípios apresentada na COP27 (escrita em conjunto pela ARAYARA com Sindipetro-RJ, o IEA-USP, e a Luppa-UFRJ)

✊ Nosso curso aumenta a sua conscientização sobre as questões relacionadas à expansão do Petróleo e Gás no Brasil que afetam a sociedade, a economia e o meio ambiente do qual todos dependemos, bem como as ações que podemos tomar para a sua preservação.

👉Nosso propósito ao disponibilizar esse curso que aborda a exploração brasileira de petróleo e gás e a crise climática é inspirar a comunidade, profissionais, educadores e ativistas. Entender o que é necessário para preservar o planeta em que vivemos é imprescindível para nossa sobrevivência. Por isso, não só profissionais do meio ambiente, direito ou estudantes podem fazer parte dessa mobilização, mas qualquer pessoa que queira compreender os impactos que o petróleo e gás natural causam e a importância de se posicionar contra seu avanço.

https://marsempetroleo.arayara.org/

Divulgue para seus amigos, colegas e familiares!

Nesse segundo encontro iremos apresentar o grupo de trabalho e o conteúdo da cartilha 8 PRINCÍPIOS PARA UMA TRANSIÇÃO EN...
13/12/2022

Nesse segundo encontro iremos apresentar o grupo de trabalho e o conteúdo da cartilha 8 PRINCÍPIOS PARA UMA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA DO PETRÓLEO NO BRASIL além de apresentar problemas e soluções visando a compreensão e engajamento pelo tema.

A cartilha foi lançada na COP27 no Egito, em evento do Brazil Climate Action Hub e foi escrita em colaboração, representando esse grupo estarão conosco nessa live:

Rodrigo Esteves, diretor do Sindipetro/RJ (Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro) é graduado em administração pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

João Victor Lessa, graduando em Engenharia Ambiental pela UFRJ, membro da Luppa UFRJ (Liga pela Universalização da Participação em Políticas Públicas Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Débora Sotto, doutora em Direito Urbanístico pela PUC de São Paulo, faz parte do IEA USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo)

Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora executiva da ARAYARA.ORG, formada em direito e mestre em Direito Internacional e Resolução de Conflitos pela University for Peace (Costa Rica) e em Paz, Desenvolvimento, Segurança e Transformação de Conflitos Internacionais pela University of Innsbruck (Austria).

📍Curso grátis: “Leilão de Petróleo e Gás e princípios para a transição energética justa no Brasil”

✅ O curso online gratuito oferecido pela ARAYARA.ORG conecta você com a realidade climática do mundo em dois dias de muito conhecimento! Você vai entender de vez como a expansão da exploração de petróleo e gás no Brasil, dada através desses leilões, funcionam, quais os problemas e quais as soluções!

✅ 1° Dia (12/12): Como funciona a oferta de blocos exploratórios atualmente, promovida pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis?

✅ 2° Dia (13/12): Problemas relacionados ao avanço da exploração de Petróleo e Gás e o papel da Petrobrás na transição energética justa no Brasil - Cartilha de 8 princípios apresentada na COP27 (escrita em conjunto pela ARAYARA com Sindipetro-RJ, o IEA-USP, e a Luppa-UFRJ)

✊ Nosso curso aumenta a sua conscientização sobre as questões relacionadas à expansão do Petróleo e Gás no Brasil que afetam a sociedade, a economia e o meio ambiente do qual todos dependemos, bem como as ações que podemos tomar para a sua preservação.

👉Nosso propósito ao disponibilizar esse curso que aborda a exploração brasileira de petróleo e gás e a crise climática é inspirar a comunidade, profissionais, educadores e ativistas. Entender o que é necessário para preservar o planeta em que vivemos é imprescindível para nossa sobrevivência. Por isso, não só profissionais do meio ambiente, direito ou estudantes podem fazer parte dessa mobilização, mas qualquer pessoa que queira compreender os impactos que o petróleo e gás natural causam e a importância de se posicionar contra seu avanço.

https://marsempetroleo.arayara.org/

Divulgue para seus amigos, colegas e familiares!

12/12/2022

O último leilão de Petróleo e Gás do governo Bolsonaro está chegando e precisamos, mais do que nunca, nos mobilizar para barrar retrocessos, quer saber como se engajar?

Inscrições abertas para o curso grátis: “Leilão de Petróleo e Gás e princípios para a transição energética justa no Brasil”

O curso online gratuito oferecido pela ARAYARA.ORG conecta você com a realidade climática do mundo em dois dias de muito conhecimento! Você vai entender de vez como a expansão da exploração de petróleo e gás no Brasil, dada através desses leilões, funcionam, quais os problemas, e quais as soluções!

1° Dia (12/12): Como funciona a oferta de blocos exploratórios atualmente, promovida pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis?

2° Dia (13/12): Problemas relacionados ao avanço da exploração de Petróleo e Gás e o papel da Petrobrás na transição energética justa no Brasil - cartilha de 8 princípios apresentada na COP27 (escrita em conjunto pela ARAYARA com Sindipetro-RJ, o IEA-USP, e a Luppa-UFRJ)

Nosso curso aumenta a sua conscientização sobre as questões relacionadas à expansão do Petróleo e Gás no Brasil que afetam a sociedade, a economia e o meio ambiente do qual todos dependemos, bem como as ações que podemos tomar para a sua preservação.

Nosso propósito ao disponibilizar esse curso que aborda a exploração brasileira de petróleo e gás e a crise climática é inspirar a comunidade, profissionais, educadores e ativistas. Entender o que é necessário para preservar o planeta em que vivemos é imprescindível para nossa sobrevivência. Por isso, não só profissionais do meio ambiente, direito ou estudantes podem fazer parte dessa mobilização, mas qualquer pessoa que queira compreender os impactos que o petróleo e gás natural causam e a importância de se posicionar contra seu avanço.

Venha fazer o curso com certificação totalmente grátis!

Se inscreva agora! É HOJE!

Inscreva-se aqui: https://marsempetroleo.arayara.org/

Governo faz 1.º leilão para contratar “termelétricas jabuti” em regiões sem gás Os  impactos econômicos e climáticos cit...
30/09/2022

Governo faz 1.º leilão para contratar “termelétricas jabuti” em regiões sem gás

Os impactos econômicos e climáticos citados pelo grupo Coalizão Gás e Energia, formado por organizações da sociedade civil como Idec, Iema, Inesc, Arayara e ClimaInfo .

Por fim, a organização avalia que a contratação de usinas termelétricas inflexíveis reduzirá o espaço de operação de fontes renováveis mais econômicas – como solar e eólica – e provocará desperdício de água pelas hidrelétricas já operantes de modo a abrir caminho a operação das usinas da gás em tempo integral.

Para o grupo, a inclusão da reserva de capacidade foi escolha política que "compromete os custos tarifários de todos setores econômicos e do consumidor doméstico, trazendo prejuízos à competitividade nacional", conforme pontua o especialista em transição energética e doutor em riscos e emergências ambientais Juliano Bueno de Araújo, integrante da Coalizão.

Além de pleitear pelo cancelamento do certame já marcado, o grupo tenta a revogação da contratação dos outros 6 GW previstos.



Termelétricas exigidas na lei de privatização da Eletrobras têm primeiro leilão nesta sexta, 30 de setembro, com contratação de 2 GW. Leia na Gazeta do Povo

✅ Organizações lançam ofensiva contra térmicas da Eletrobras.✅ Estudo alerta que as térmicas a gás com leilão previsto p...
29/09/2022

✅ Organizações lançam ofensiva contra térmicas da Eletrobras.
✅ Estudo alerta que as térmicas a gás com leilão previsto para esta sexta (30/9) devem emitir 5,2 milhões de toneladas de CO₂ por ano.




Estudo do Iema alerta que as térmicas a gás com leilão previsto para esta sexta (30/9) devem emitir 5,2 milhões de toneladas de CO₂ por ano

O aguardado e histórico I Congresso Internacional Obsolescência do Carvão Mineral, Energias Sustentáveis e Transição Jus...
13/09/2022

O aguardado e histórico I Congresso Internacional Obsolescência do Carvão Mineral, Energias Sustentáveis e Transição Justa começa amanhã!

O evento será sediado nos três estados brasileiros com maior proeminência na utilização do carvão mineral na geração de energia, esse recuso fóssil obsoleto, sujo e que historicamente vem poluindo terras, o ar e bacias hidrográficas inteiras, principalmente pela sua extração no sul do Brasil.

Já é hora de uma transição realmente justa para energias limpas, a crise climática se agrava e pesquisadores vem apresentar neste congresso problemáticas e soluções baseadas na ciência para seguir a passos largos no caminho de parar a exploração e queima do carvão mineral e salvar o planeta.

Inscreva-se como ouvinte e confira a programação, locais e os temas a serem abordados nestes próximos três dias intensos de mesas e apresentação de trabalhos em

transicaojusta.arayara.org

Haverá programação presencial e transmissão nas manhãs e apresentações de forma online nas tardes, participe!

Endereço

Teresina, PI

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Zero Fósseis Brasil posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar