Agentes de Creche na Luta

Agentes de Creche na Luta Agentes de Creche na Luta é um coletivo para defender os direitos da Educação pública de Teresópolis

17/03/2026

TRANSPORTE PARA ATO NO DIA 18/03

LISTA DE INTERESSADOS

O SEPE garantirá transporte para ATO UNIFICADO DOS SERVIDORES ESTADUAIS PELA RECOMPOSIÇÃO SALARIAL.

PREENCHA O FORMULÁRIO ATÉ O DIA 17/03, às 20h.

A confirmação do transporte depende de um número mínimo de interessados.

O horário de saída será às 8h, em frente ao CE Edmundo Bittencourt. TODAS AS ORIENTAÇÕES SERÃO DADAS APÓS A CONFIRMAÇÃO DO TRANSPORTE.

SEPE-TERESÓPOLIS

17/03/2026
15/03/2026
15/03/2026

📢 ENCONTRO COM O DEPUTADO FEDERAL REIMONT EM TERESÓPOLIS

O SEPE Teresópolis convida todos os profissionais de educação da rede municipal, em especial as agentes de creche, para um importante encontro com o deputado federal Reimont, coautor da Lei 15.326/2026, que reconhece as agentes de creche como professoras.

Será um momento fundamental para debater a aplicação da lei em Teresópolis e os caminhos para a regulamentação da legislação federal no município, garantindo o reconhecimento e a valorização dessas profissionais que desempenham um papel essencial na educação.

📅 Data: Segunda-feira, 16 de março
🕔 Horário: 17h
📍 Local: Auditório – Av. Feliciano Sodré, 266

Participe! Vamos fortalecer a luta pela valorização das agentes de creche e pela garantia de direitos na educação. ✊🏼📚

SEPE Teresópolis – em defesa da educação pública e dos profissionais da educação.

28/10/2025

ATENÇÃO PROFESSOR II (PII),
O SEPE VAI ENTRAR COM A AÇÃO P/ COBRAR A DIFERENÇA DAS HORAS EXTRAS

O SEPE-Teresópolis vai ingressar com ações individuais com o objetivo de cobrar a diferença das horas extras (HE) dos PII, com isso os sindicalizados ao SEPE não precisarão pagar contador para fazer os cálculos.

Vale lembrar que a ação tem como objetivo cobrar a diferença dos valores pagos a título de hora extra dos PII, que trabalharam nesse regime de 2018 e março de 2022, e que se trata de mais uma divida deixada pelo ex-prefeito Vinicius Claussen (PL).



Vamos para as orientações e procedimentos:



1) Quem tem direito a entrar com ação?
Os PII que fizeram HE entre 2018 e março de 2022.



2) Quais documentos preciso providenciar?
RG;
CPF (se tiver no RG não precisa);
Comprovante de residência;
Procuração (será disponibilizada pelo SEPE); e
Contracheque de todo os períodos que fez HE.



3) Como faço para ingressar com a ação?
a) precisa ser sindicalizado;
b) preencher o drive manifestando interesse (bit.ly/acaodiferencahoraextra) ou ir na sede do SEPE-Teresópolis até dia 17/11; e
c) Após manifestação de interesse você receberá um link, onde irá colocar os documentos necessários para ingressar com a ação.



4) Não sou sindicalizado, como devo proceder?
Se sindicalizar, preenchendo a ficha de sindicalização (online ou na sede do sindicado) e enviando junto com um contracheque recente, após a sindicalização você receberá o link para encaminhar a documentação.





Para mais informações entre em contato com o SEPE-Teresópolis (21990873258 ou [email protected]).

SEJA SEPE!
SINDICALIZE-SE!

SEPE-Teresópolis

07/06/2025

‼️SEPE SE REÚNE COM SME E APRESENTA ESTUDO PARA IMPLEMENTAR O 1/3 DE PLANEJAMENTO‼️

Na última segunda-feira, a direção do SEPE reuniu-se com a Secretária de Educação, Profª. Carla Rabello, para apresentar todo estudo que o SEPE possui sobre o cumprimento do 1/3 de planejamento e debater outros pontos.

A direção do SEPE apresentou todo o histórico de debates referente ao tema e a proposta que foi consolidada em diversas assembleias da categoria, que é:
a) Professor II 22h - 14h em Regência e 8h de planejamento, garantindo um dia de planejamento em local de escolha do professor (preferencialmente fora da unidade de ensino).
b) Professor I 16h - mudança de 16h para 18h, com 12h/a de regência e 6h/a de planejamento.

Além disso, a direção do SEPE apresentou um estudo de impacto preliminar e o número de professores II necessários para garantir a implementação do 1/3 de planejamento, que é de aproximadamente 158 professores. Ademais reforçamos que precisamos avançar na organização do concurso público para orientador pedagógico e no concurso para todas áreas da educação (professores e funcionários).

A SME comprometeu-se a fazer diversos levantamentos, que não foram realizados anteriormente. A Secretária de Educação reafirmou que essa pauta é um compromisso, dela e do prefeito Leonardo Vasconcellos, com os profissionais de educação, especialmente, na garantia do cumprimento para os Professores II.

Porém, afirmou que será necessário realizar as discussões na comissão, que começará os trabalhos em junho, executar os devidos impactos e reorganizar a rede para garantir nosso direito, que ainda não seria concretizado em 2025.

Diante disso, a direção do SEPE colocou-se contrária diante da possibilidade de fechar este ano e/ou iniciar o próximo sem o cumprimento do 1/3 de planejamento.

Aproveitamos para apresentar a possibilidade das escolas de período integral iniciarem, ainda neste ano, o planejamento fora da unidade escolar e a Secretária ficou de avaliar com o Departamento Pedagógico e dar um retorno.

Seja SEPE!
Sindicalize-se!

SEPE-Teresópolis

19/04/2025

INFORME DA REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE GOVERNO

Na quarta,dia 16/04, a direção do SEPE-Teresópolis foi recebida pelo Secretário de Governo André Muniz.

Iniciamos a reunião destacando a importância do governo receber o SEPE-Teresópolis, para tratar das demandas dos profissionais de educação do município.

O secretário disse que o governo está disposto a manter o diálogo com o SEPE e que essa foi a orientação do Prefeito Leonardo Vasconcellos.

Após o momento inicial pedimos um retorno sobre a finalização do pagamento do 13° e o secretário informou que o governo seguirá com o cronograma de pagamento, sempre próximo ao dia 15 de cada mês e pagando a maior quantidade de parcelas por vez com base na disponibilidade de recursos. O governo informou que deseja quitar logo essa pendência e que espera conseguir aumentar a arrecadação com o Refiz, mas depende ainda da normalidade do fluxo de caixa e da resolução dos precatórios junto ao Tribunal de Justiça.

A direção pediu um posicionamento sobre o 14° e o secretário informou que o governo só poderá tratar disso após a conclusão do pagamento do 13° de 2024, pois não tem como avançar enquanto seguir com essa pendência.

Sobre o desconto da paralisação, o SEPE-Teresópolis solicitou o abono para todos os fins e a devolução dos descontos, o secretário solicitou que seja encaminhado um novo ofício, só com essa solicitação, para que o governo possa analisar.

Sobre a reestruturação do PCCR o secretário pediu que o assunto seja retomado com a Secretária de Educação e que, vencidas as questões administrativas, a parte do impacto será tratada com o próprio prefeito.

O secretário ressaltou que o Prefeito vem atendendo aos compromissos da carta assinada junto ao SEPE-Teresópolis durante a eleição, pois vamos começar a implementar a flexibilização de horário para os professores do segundo segmento (uma importante pauta de reivindicação do SEPE).

A reunião foi finalizada com a proposta de um novo encontro para dar continuidade na resolução dos temas mais emergenciais para os servidores.

Direção Colegiada do SEPE-Teresópolis

19/04/2025

Nesta Quarta-feira (09/04), os coordenadores do SEPE Teresópolis, Flávio Lopes, Carol Quintana e Filipe Alvernaz, se reuniram com a Secretária de Educação Carla Rabello, a assessora da Secretária Jane Lara, o diretor do departamento administrativo Victor Rosseti e a diretora do departamento pedagógico Márcia Maria para debater sobre os seguintes pontos:

1) VITÓRIA DO SEPE E DA CATEGORIA: a flexibilização será implementada em todas as unidades escolares dos anos finais do Ensino Fundamental a partir do segundo trimestre do ano letivo de 2025.

2) 1/3 DE PLANEJAMENTO: a SME apresentou um modelo experimental, que vem sendo implementado nas escolas integrais. A SME indicou que os debates da comissão que vai analisar a implementação do 1/3 de planejamento, serão retomados a partir de maio. Ainda em abril, a direção do SEPE fará uma reunião de caráter técnico, a fim de apresentar o que já foi debatido, construído e aprovado pela categoria.

3) PCCR: A secretária solicitou a retomada das discussões sobre o PCCR, depois de iniciada as discussões sobre a implementação do 1/3 de planejamento.

4) PAUTA PEDAGÓGICA: foi discutido a violência nas escolas, o processo de alfabetização e a necessidade de envolver as famílias no debate educacional.

5) CURSO FORMAÇÃO CONTINUADA DO COMPROMISSO NACIONAL DA CRIANÇA ALFABETIZADA: a secretária e a diretora do departamento pedagógico afirmaram que não existe obrigatoriedade de participação dos profissionais de educação. Contudo, a SME insiste na necessidade de participação dos professores no curso com o objetivo de proporcionar formação em serviço. As atividades presenciais serão realizadas no horário de trabalho, de acordo com a organização definida pela SME. A partir das ponderações feitas pelo SEPE, a secretária ficou de analisar a possibilidade de incluir a parte não presencial na carga horário de trabalho. O SEPE reitera a importância da formação continuada para os profissionais de educação.

O SEPE chama a categoria para participar da Assembleia Online amanhã, dia 10/04, a partir das 18h30.

O SEPE somos nós, nossa força e nossa voz ✊🏼

Endereço

Teresópolis, RJ

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Agentes de Creche na Luta posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar