04/06/2019
Livro de Tiago
Livro Bíblico transcrito de maneira clara e fácil, para buscar harmonia e entendimento dos dias de hoje!
Advertência!
É uma aventura de cinco capítulos.
Só o leia se tiver real certeza que estás pronto para as transformações que ocorrerão a você após lê-lo.
Este livro foi escrito por Tiago, o mais provável seja o meio-irmão mais velho de Jesus Cristo, por sua postura e idade consistentes em prudência e sua forma de escrever.
LEMBRE-SE: Se quiseres melhorar o seu vocabulário peça com Fé, para o senhor Jesus Cristo que ponha um freio em sua língua; pois infelizmente ainda estás ligado as coisas do mundo, as palavras que saem da sua boca ainda são de baixa índole. Peça-a em oração no seu quarto para mostrares à Deus a sua fé, e o Senhor te abençoará.
Aqui aprenderemos, como nos tornar 100% lindos, pois nos dias de hoje só existem humanos com 50% de beleza. O único que tinha 100% de beleza confirmadas até hoje é Jesus Cristo; pois tudo o que Ele disse, fez! Para sermos 100% lindos precisamos realmente melhorar em nossas atitudes e assim nosso caráter será comprovado através de nossas atitudes.
Este elevará a qualidade da linguagem de hoje.
Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram que se encontram na Dispersão, espalhados pelo mundo todo e a todos os povos que buscam Jesus Cristo, saudações.
Os benefícios dos problemas e das dificuldades
Meus irmãos, tenham por motivo de toda alegria o passarmos por várias dificuldades e problemas, sabendo este teste que vive a nossa fé, quando conseguirmos passar, estaremos fortalecendo nossos músculos Espirituais; ou seja perseverança. Ora, estaremos ganhando maturidade espiritual o que nos dará entendimento e sabedoria perfeita para resolve-los.
Como ganhar a sabedoria
Se, algum de nós estiver sem entendimento! Tenha a seguinte conclusão: - precisamos urgente de Sabedoria Divina! Peça-a a Deus, que dá a todos e não cobra nada, Nosso Deus Misericordioso a dá. Mas, peça-a com fé no coração, não duvide de nada; tire naquele momento esta palavra do seu vocabulário: dúvida. Pois aquele que tem alguma dúvida, é igual a onda do mar: vai e vem sem nenhum objetivo. Porém! Não suponha o ser-humano, que alcançará do Nosso Deus alguma coisa; pois se ainda não tem firmeza no que está na sua frente, nuca encontrará a reta da estrada em seu caminho.
As circunstâncias terrenas são passageiras
O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade; assim como o mesmo tendo algo por escolha própria preferiu viver em humildade morrendo para as coisas do mundo e ressuscitando como servo de Deus. Mas o rico que prefere viver no seu regalado, na sua insignificância, este passará como a flor da erva. Porque o sol se levanta com todo seu calor e a erva seca, e sua flor cai, desaparecendo a beleza do seu desenho; assim também murchará o rico em seus caminhos.
Pois aquele que só pensa em coisas materiais e as cobiça, ainda não está nos caminhos do Senhor; ou seja, é só 50% bonito ainda nos falta os outros 50% para sermos realmente belos, mas para estes ainda falta a formação do nosso caráter! Se é honesto, verdadeiro, benigno, amável e bom; quem faz tal avaliação é o Nosso Senhor Jesus Cristo, junto ao nosso Deus.
A origem do pecado
Bem-aventurado o ser-humano que suporta, com perseverança, os problemas; porque, depois de ter sido provado (testado), receberá a coroa da Vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Ninguém ao ser testado, diga: Sou tentado por Deus! Pois nosso Deus é só benignidade e misericórdia. Ao contrário, cada ser-humano é tentado pelo seu desejo próprio, sua cobiça que o atrai e o seduz. Então, a cobiça, lança a isca e captura; dando à luz aquilo que irá pesar na sua consciência: o pecado, uma vez consumado gera mais morte.
A origem do bem
Não nos enganeis, caríssimos irmãos. Toda boa doação e todo ato benigno são lá do alto, descendo do Pai da Luz, em quem não pode existir sombra ou variação que leve a alguma mudança. Pois, segundo a vontade do Senhor, Ele nos gera pela Palavra da Verdade; sendo os apóstolos de Jesus Cristo os primeiros Transformados pelo Poder do Espírito Santo.
A prática da palavra de Deus
Sabeis estas coisas, amados irmãos. Todo ser-humano seja pronto para ouvir, tardio e manso para falar, paciente e tardio para se irar. Pois a ira do ser-humano não é capaz de produzir a Justiça de Deus. Sendo assim, deixemos toda coisa impura, pensamentos torpes e qualquer acumulo de maldade! Acolhei com mansidão a novidade da palavra que está implantada em nós, ainda não pode ser sentida, mas está dentro de nós e é capaz e poderosa para te encontrar e salvar a sua alma. Tornemo-nos então praticantes dos 10 mandamentos, imagine-se do momento que tu deitas ao que acorda que estás no big broder da vida, Deus nos conhece por dentro e por fora, mesmo antes de nascermos! Não faça as coisas para inglês ver (como dizem alguns). Porque, se alguém é ouvinte da Palavra e não a pratica, é parecido ao gosta de se olhar no espelho, passa ali longas horas se admirando; e, quando se retira da frente de si, não se lembra mais como era a sua aparência.
Mas aquele que considera, atentamente na Lei perfeita, Lei da Liberdade e Nela permanece, perseverará! Não será ouvinte negligente, e sim excelente praticante, este será bem-aventurado em tudo que vier a realizar. Ninguém se engane! Aquele que se acha muito religioso, através de das suas atitudes diante dos outros, perceberá que não consegue frear sua língua ainda; saiba que a mentira ainda guia a sua vida e sua consciência ainda pesa no seu coração. Já a religião pura e verdadeira, para nosso Deus e Pai, é esta: - visitarmos os órfãos e as viúvas nas suas dificuldades e a si mesmo manter-se longe das falsidades que existem no mundo.
Não se deve fazer acepção de pessoas
Meus irmãos, não acheis que fortalecerá a sua fé em Jesus Cristo nosso Deus, Senhor da glória, fazendo distinção de pessoas. Se entrar alguém na sua igreja, com riquezas e também entrar alguém mais simples e logo supores que este é pobre. E logo começares a tratar com deferência o que têm as riquezas dizendo a ele que se assente nos lugares de honra; e dizeres ao pobre que procure seus locais, triste notícia tenho para te dar: acabastes de fazer acepção de pessoas, julgastes os tais pelo seu jeito de se vestir, julgastes através de dos perversos pensamentos que ainda existem dentro de ti. Ouvi, meus amados irmãos. Deus escolheu antes de entrarmos no mundo os que seriam ricos ou pobres, para estes aprenderem a serem ricos na fé e herdeiros do reino de Deus. Entretanto, nesta deferência julgastes e menosprezastes os pobres. Os ricos ainda estão ligados a cobiça fortemente, são estes que nos arrastam a cadeia quando somos seus devedores e calunias dizem contra nós. Agora se nós observamos a Lei régia segundo diz a escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazei o bem; agora se fazes acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo então transgressores. Pois qualquer que guarda toda a Lei, mas tropeça em um único ponto, se torna culpado de todos. Porque, aquele que disse: Não adulterarás!
Também disse: Não matarás.
Ora se não adulteras, porém diga alguma mentira ou matares; torna-se um transgressor da lei. Então quando quiseres mudar isso, faça assim: quando falares, fale da forma como tiveres agido; assim começarás a agir realmente com verdade diante do Pai, serás realmente julgado pela lei da liberdade (começarás a se livrar da mentira em sua vida); o juízo é sem misericórdia para quem não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.
A fé sem obras é morta
Meus irmãos, qual o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tem obras? Pode por acaso tal fé salvá-lo? Por exemplo: se um irmão ou irmã estiverem carecidos de roupas e necessitarem de alimento diário naquele inverno passando por problemas, e qualquer dentre nós disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo naqueles dias, qual é o proveito daquelas palavras que os despediram em paz? Assim também a fé, se não tiver antes atitudes, por si só já é morta.
Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras concluídas; mostra-me essa tua fé sem obras, e eu, com as minhas te mostrarei a minha fé. Crês tu, que só há um Deus? Ages corretamente. Até os espíritos malignos creem e tremem. Queres, pois, f**ar certo, ó ser-humano insensato, que a fé sem obras é morta? Um exemplo! Não foi por atitude que Abraão, foi justif**ado quando ofereceu a Deus o próprio filho Isaque sobre o altar?! A Fé operava já em perfeita harmonia com suas atitudes, pois sabia que Deus é fiel em suas Palavras. Vês como a Fé operava juntamente com suas obras; com efeito, foi pelas atitudes que a Fé realmente se concluiu; cumprindo assim a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.
Verifique e fique claro que a fé sem obras é morta! Mentira, claro é dizer que age e não faz; ou seja, a Fé é justif**ada por nossas atitudes, obras consumadas, problemas concluídos. De igual modo Raabe, quando deu acolhida aos emissários e os fez ir por outro caminho. Porque assim como nossa carne sem espírito é morta, assim também a fé sem atitudes reais é morta.
Os pecados da língua e o dever de refreá-la
Meus irmãos, não nos tornemos mestres, sabendo, que havemos de receber maior juízo. Porque, todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém entre nós, não tropeça no falar é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem e os dirigimos o corpo inteiro. Vejam igualmente os navios, são imensos; mas basta um pequeníssimo leme para guiarmos a sua direção para onde o capitão quiser. Assim também a nossa língua, pequeníssimo órgão, chega a gabar-se de grandes coisas. Tal como a faísca põe em brasa uma floresta inteira! Quando ainda estamos em pecado, a língua é quem manda em todo o seu corpo e põe em risco toda a existência humana, como também é apenas um instrumento posto em brasas pelo inferno.
Até hoje todos os seres marinhos, feras e animais tem sidos domados pelo ser-humano; a língua, porém, quando conhecemos a mentira, doma qualquer ser-humano. É mal incontido, irrefreável, carregada de veneno mortífero. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai; também com ela, amaldiçoamos a quem não nos simpatizamos, o próximo que devemos amar como nós mesmos, feitos a semelhança de Deus. De uma só boca procede benção e maldição. Meus irmãos, não é bom nem construtivo que as coisas sejam assim. É como jorrar da mesma fonte água doce e amarga. Meus irmãos, é igual a figueira produzir azeitonas, e a pimenteira produzir abacates? Assim como água salgada fluir água doce.
A sabedoria lá do alto
Quem entre nós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante atitudes benignas no seu dia-a-dia. Se, ao contrário, o que tem saído do coração é inveja amargurada e sentimentos falsos, nem pense em gloriar-se disto, nem minta da boca para fora; pois estará agindo contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; é, antes terrena, carnal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento falso, aí há confusão e toda espécie de maldades.
A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacíf**a, seu caráter é sensato, humilde, honesta; tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, sincera, sem nenhuma hipocrisia. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
A origem das contendas
De onde procedem as guerras e contendas que existem ainda entre nós? De onde, senão dos prazeres que militam nos nossos desejos carnais? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podemos obter assim; vivem a lutar e a guerrear. É certo, se ainda não temos nada é porque não pedimos direito, temos pedido, errado; somos egoístas e pedimos mal. Infiéis, antes temos que compreender que devemos abandonar as coisas do mundo, pois amizade do mundo é inimiga de Deus. Aquele pois que, quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: “É com ciúme que por nós anseia o Espírito (humano caído), que Ele fez habitar em nós? ”
Antes, Ele dá maior graça; pelo que diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. ” Sujeitemo-nos então a Deus; mas devemos resistir ao maligno, pois agindo assim ele fugirá de nós. Cheguemo-nos a Deus, e Ele saberá e se chegará a nós. Purifiquemos as nossas mãos, pecadores; e os de ânimo dobre, limpemos os nossos corações, expulsando a maldade. Vamos buscar nossos erros e mentiras, assumi-los para nós mesmos traz a aflição de buscarmos o perdão; se chegarmos a chorar, bem-aventurado és pois realmente começará a exercitar a Verdade em sua vida. Através do Espírito Santo. Humilhemo-nos na presença do nosso Deus, e Ele nos exaltará.
A maledicência é condenada
Irmãos não saia da nossa boca o falar mal dos outros. Aquele que fala mal do próximo, ou julga ao seu irmão que fala mal da lei e julga a lei; veja, se julgas a lei, não és apenas um observador, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar, e fazer morrer; então deixe, pare de julgar o próximo.
A falibilidade dos projetos humanos
Atendei agora, todos os que dizem: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Todos nós não sabemos o que acontecerá amanhã, nem o que será da nossa vida! Somos apenas como neblina na natureza, que aparece por um instante e logo vai embora. Em vez disto! Devemos dizer assim: Se, o Senhor quiser, viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Atualmente, infelizmente nos orgulhamos com arrogância das nossas pretensões. Toda palavra arrogante parecida com a aquela é antes de mais nada: maligna! Portanto, aquele que sabe como fazer e não o faz, nisto está pecando.
Deus condena as riquezas mal adquiridas e mal-empregadas
Atendei agora ricos, chorai lamentando, por causa das desventuras que irão vir sobre vocês. As vossas riquezas se estão corruptas então o seu guarda roupa será comido de traça; o seu ouro e a sua prata estão então comidos e podres, e a sua ferrugem é testemunho contra a forma que foi adquirida e há de devorar a sua saúde. Tesouros acumulados nos últimos dias. Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os teus campos e que vocês retiveram com fraude e mentiras está clamando; e os clamores deles penetraram até os ouvidos do nosso Senhor dos Exércitos. Tendes vivido regaladamente e orgulhosamente sobre a terra; viveste nos prazeres; tendes engordado o seu coração, em dia de matança; tens condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência alguma!
A necessidade, bênçãos e exemplo da paciência
Sede então irmãos, pacientes até a vinda do Senhor (“...nós somos santuário do Deus vivente, como Ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; ” 2 Cr6:16-18 palavras de Jesus Cristo ao apostolo Paulo). Eis que o lavrador espera pacientemente o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sejamos nós também pacientes, e fortaleceremos o nosso coração, pois a vinda do Senhor que já passeia entre nós já é real e verdadeira. Irmãos, não devemos reclamar uns dos outros, para que não venhamos a ser julgados. Eis que o juiz está às portas. Ao contrário devemos tomar por modelos a serem seguidos, seja na forma em que sofreram e na sua paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Temos ouvido da paciência de Jó e vimos que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo. Quantas vezes o Senhor Jesus Cristo disse que Nosso Deus quer ver em nós “misericórdia quero e não holocaustos? ”
O juramento está proibido em seu lugar o proceder cristão em várias experiências da vida
Acima de tudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja a nossa palavra sim para dizermos sim; e o nosso não, para dizermos não, agindo assim não cairemos em juízo. Estaremos falando verdade e nosso Deus sabe! Se estiver alguém entre nós sofrendo? Façamos oração. Está alguém alegre? Cantemos louvores. Está alguém entre nós doente? Chamemos os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do nosso Deus e Rei! Oração com fé salva qualquer enfermo, o Senhor os levanta; se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Devemos confessar os nossos pecados uns para os outros e oremos uns pelos outros, para sermos curados. O justo quando suplica ao Senhor é ef**az. Elias é homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, quando estava aqui orou, com instância para que não chovesse sobre a terra, e por três anos não choveu. Quando orou de novo, o Senhor, derramou a chuva sobre a terra, fazendo germinar os frutos nela.
Oba nos dias de hoje, no ano de 2018, nosso clima mudou! Claro a linha do equador converteu 5 graus no meio do ano passado.
Irmãos, lembrem, que se algum entre nós se desviar da verdade, e alguém chamar-lhe a atenção fazendo se converter, devemos saber que aquele que exortou o irmão pecador salvou a alma dele do caminho errado salvando-o da morte e cobrindo uma multidão de pecados.
Escrito por Sérgio M.Reis Salles Taguatinga 04/06/2019