Instituto Mércia Nakashima

Instituto Mércia Nakashima Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Instituto Mércia Nakashima, Organização não governamental (ONG), Suzano.

O Instituto Mércia Nakashima é uma organização sem fins lucrativos com foco no enfrentamento à violência contra a mulher, ao feminicídio e aos relacionamentos abusivos

Após 11 dias de julgamento, foi dada a sentença ao assassino e padrasto, ex vereador Jairinho a 43 anos, 9 meses  e 20 d...
04/06/2026

Após 11 dias de julgamento, foi dada a sentença ao assassino e padrasto, ex vereador Jairinho a 43 anos, 9 meses e 20 dias, do pequeno Henry Borel e pasmem a mãe Monique Medeiros recebeu o Perdão Judicial, pela Juíza Elizabeth Machado Louro.

Isso nos trás uma revolta em saber que a pessoa que deveria proteger e amar uma criança incapaz de se defender das mãos do seu algoz e ciente das agressões sofridas, sai do julgamento como se nada tivesse acontecido.

Até quando vamos nos deparar com situações vexatórias em que pune ainda mais as vítimas e seus familiares?

Henry Borel, 4 anos na época, foi covardemente espancado por horas pelo padrasto.

Esperamos que a acusação trabalhe pesado pela anulação do perdão de Monique e que seja novamente julgada.

29/05/2026

Sextou galera!!! 🤣😂🤣😂

28/05/2026

Mais uma vez, a PM nos enche de orgulho. Desta vez, o comando-geral da Polícia Militar de Minas Gerais nomeia Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues, 47 anos, com quase três décadas dedicadas à corporação.

Após mais de 251 anos em que este cargo sempre foi ocupado por homens.

Ao longo da carreira, ocupou funções operacionais, estratégicas e de gestão, tendo comandado a Primeira Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica e a 228ª Companhia Tático Móvel. Ela também já atuou como subchefe do Gabinete Militar do Governador. Mais recentemente, estava à frente da Diretoria de Proteção Social da PMMG.

Durante a cerimônia, o governador Mateus Simões destacou o significado histórico da nomeação: “Hoje nós temos as três forças de segurança do estado comandadas por mulheres: Bombeiros, PM e Polícia Civil. Eu não tenho dúvida da sua competência, nenhuma crítica foi feita à sua nomeação e tenho certeza de que teremos mais um ciclo produtivo com o seu comando”, afirmou Simões.

Parabéns à .oficial
Parabéns à comandante-geral, Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues. 👮🏽‍♀️🚔

27/05/2026

Mais um caso abuso e violência por parte do ex-companheiro por não aceitar o término do relacionamento de 12 anos.

Ana Claudia Rodrigues da Silva Souza (41), foi sequestrada e jogada no penhasco no Parque na Serra do Rola Moça, em Belo Horizonte pelo ex-companheiro, Silvanildo Amâncio de Araújo (52), que foi localizado há 500 km do local do crime, foi preso e confessou o crime. Ela ficou pendurada por 24 horas até a chegada do resgate, no qual a resgatou com vida.

Após o resgate, a vítima recebeu os primeiros cuidados médicos de urgência, ela segue internada, sofreu agressões físicas, psicológica e uma fratura no nariz.

Após o fim do relacionamento de 12 anos, o ex-companheiro e agressor passou a perseguir a Ana por quatro meses.

No último dia 20, ela havia registrado o boletim de ocorrência e pedido de medida protetiva de urgência.

Nós do Instituto Mércia Nakashima, parabenizamos as equipes de resgate e atendimento.
E esperamos que a justiça mantenha o agressor preso.

O Instituto Mércia Nakashima recebe e divulga com alegria a sanção de três leis federais que trarão um reforço no enfren...
21/05/2026

O Instituto Mércia Nakashima recebe e divulga com alegria a sanção de três leis federais que trarão um reforço no enfrentamento à violência contra a mulher.

O Governo Federal sancionou, nesta quarta-feira (20), três projetos de lei que endurecem as regras de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.

Entre as medidas estão a criação do Cadastro Nacional de Agressores e a ampliação das hipóteses de afastamento imediato do agressor do lar.

Os projetos foram assinados durante evento no Palácio do Planalto, em alusão aos 100 dias do Pacto Brasil entre os Três Poderes para o Enfrentamento do Feminicídio.

Projetos sancionados:

1. Criação do Cadastro Nacional de Agressores

Pessoas condenadas por violência contra a mulher passarão a integrar um cadastro nacional que poderá ser acessado pelas forças de segurança de todo o país.

O banco de dados reunirá informações como nome do agressor, documentos pessoais, fotografia, impressões digitais e endereço.

Serão incluídos no cadastro condenados com trânsito em julgado pelos crimes de:
• feminicídio;
• estupro, inclusive de vulnerável;
• assédio sexual e importunação sexual;
• lesão corporal;
• perseguição;
• violência psicológica;
• violação sexual mediante fraude;
• registro não autorizado da intimidade sexual.

2. Afastamento do agressor

A nova medida altera a Lei Maria da Penha e amplia as hipóteses que podem justificar o afastamento imediato do agressor do lar, incluindo casos de violência psicológica, moral e patrimonial.

Entre as situações previstas estão a chamada “vingança pornográfica”, a divulgação de informações falsas e a exposição da vida privada da vítima em ambientes públicos ou profissionais.

3. Reforço na proteção da vítima

O projeto altera a Lei de Execução Penal para ampliar a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, especialmente em casos em que o agressor continua ameaçando ou volta a cometer violência mesmo após ser preso ou condenado.

A proposta autoriza a transferência do agressor para outro presídio, no mesmo estado ou em outra unidade da federação, inclusive presídios federais, quando houver ameaças ou novas agressões contra a vítima ou seus familiares após o crime.

13/05/2026

Ainda sobre a morte do pequeno Kratos Douglas, e relatos de moradores do mesmo endereço e familiares que revelam situações preocupantes.

Tia avó de Kratos, em entrevista a Record, relatou que Chris Douglas, veio para a Zona Leste, foragido de Bauru, onde entre os problemas sempre existia ocorrência com a Polícia e o Conselho Tutelar.

Infelizmente não teve ninguém para salvá-lo.
A mãe está em tratamento de depressão severa e por isso não tinha condições de cuidar dele e então a avó paterna pediu a guarda.

Veja mais detalhes abaixo, no vídeo da Record:

©️: Record

Na madrugada do dia 12/05, mais um crime contra criança. Desta vez no Itaim, Zona Leste de São Paulo, onde a família res...
12/05/2026

Na madrugada do dia 12/05, mais um crime contra criança. Desta vez no Itaim, Zona Leste de São Paulo, onde a família residia há pelo menos um ano.

Vizinhos relataram que não viam e nem conheciam o garoto, na rua ou no interior do imóvel, conheciam o pai que era entregador por aplicativo, mas receberam a notícia estarrecidos por não imaginarem do que ele seria capaz.

Quem deveria amar, proteger e cuidar. Acorrentou o filho até a morte.
Esperamos que a justiça pese contra o pai, que assumiu o crime de cárcere, assim como a avó paterna que possuía a guarda do neto e a madastra que conviviam com a situação e nada fizeram pela vítima.

Kratos Douglas, de 11 anos, foi encontrado morto dentro da própria residência. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados após suspeitas de maus-tratos, e o pai da criança, Chris Douglas, confessou ter acorrentado o filho para evitar que ele fugisse.

Policiais encontraram Kratos Douglas caído no chão, próximo da cama de um dos quartos do imóvel, com hematomas nos braços, nas mãos e nas pernas.
Chris Douglas, pai de Kratos, afirmou, em depoimento aos PMs, que tinha o hábito de acorrentar o filho para impedi-lo de ir à rua. Negou praticar outro tipo de violência ou tortura.

A vítima não estava matriculada na escola. Além disso, apresentava sinais de desnutrição.
A madrasta e a avó paterna da vítima, tinham ciência de que o menino era acorrentado. Elas não foram presas, mas serão investigadas por tortura.

Outras duas crianças foram encontradas no local, onde foram imediatamente resgatados e acolhidos pelo Conselho Tutelar da região para receberem os devidos cuidados. Uma delas tem diagnóstico de autismo.

F**a nosso alerta, se você ver alguma criança sofrendo maus tratos, não se omita.
Quem se omite, também comete crime.

Dia das mães.O Instituto Mércia Nakashima homenageia nossa ex-presidente, Janete Nakashima, pelo legado de luta por just...
10/05/2026

Dia das mães.

O Instituto Mércia Nakashima homenageia nossa ex-presidente, Janete Nakashima, pelo legado de luta por justiça no caso de feminicídio de sua filha, Mércia Nakashima.

Essa família sempre esteve unida nessa luta. Infelizmente, ela não está mais entre nós, mas ensinou aos seus filhos, Márcio, Mércia e Claudia, e a todos que puderam conviver com ela, que jamais devemos desistir da justiça.

Janete Nakashima, mãe do nosso deputado estadual Márcio Nakashima, atualmente em seu segundo mandato, esteve ao lado do filho que, a partir do desaparecimento de Mércia Nakashima, criou uma central telefônica para receber notícias sobre a irmã.

Infelizmente, houve um desfecho trágico após a localização do corpo sem vida na represa de Nazaré Paulista, em 2010. Márcio transformou o luto em luta e trabalha incansavelmente na Alesp no combate ao feminicídio.

O ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes das Dores de Souza, voltou a ser preso na noite desta quinta-feira (7), em São...
08/05/2026

O ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes das Dores de Souza, voltou a ser preso na noite desta quinta-feira (7), em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, após passar cerca de dois meses foragido da Justiça.

Bruno era considerado foragido desde março deste ano, quando a Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro revogou o benefício do livramento condicional concedido ao ex-atleta, condenado pelo homicídio de Eliza Samudio.

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a decisão foi tomada após o ex-goleiro descumprir uma das condições impostas para permanecer em liberdade: a proibição de deixar o estado sem autorização judicial prévia.

De acordo com o processo, Bruno viajou ao Acre no dia 15 de fevereiro, apenas quatro dias após obter o livramento condicional. A viagem ocorreu em meio ao seu retorno ao futebol profissional pelo Vasco-AC.

O livramento condicional, também chamado popularmente de liberdade condicional, é um benefício previsto no Código Penal que permite ao condenado deixar a prisão antes do fim total da pena, desde que cumpra uma série de regras determinadas pela Justiça.

A medida funciona como a etapa final da execução penal e autoriza o retorno gradual do preso ao convívio social, sob condições específicas, como comparecimento periódico à Justiça e restrições de deslocamento.

Na decisão que revogou o benefício, o juiz Rafael Estrela Nóbrega afirmou que a saída do Rio de Janeiro sem autorização representou descumprimento direto das condições impostas pela Justiça. O magistrado determinou, então, a expedição de um mandado de prisão com validade de 16 anos.

Desde então, Bruno passou a constar em cartazes de procurados divulgados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A nova prisão ocorreu após troca de informações entre a Polícia Militar do Rio de Janeiro e a Polícia Militar de Minas Gerais. Segundo a corporação fluminense, Bruno não ofereceu resistência durante a abordagem e colaborou com os agentes.

Matéria divulgada ©️: CNN BRASIL

O Instituto Mércia Nakashima se solidariza com a dor dos familiares pela perda de Sara de Lima, vítima de feminicídio em...
07/05/2026

O Instituto Mércia Nakashima se solidariza com a dor dos familiares pela perda de Sara de Lima, vítima de feminicídio em Guarulhos.

Sara Lima, de 44 anos, foi vítima do ex-companheiro Anderson Pereira da Encarnação, também de 44 anos, no último dia 30/04. Ela deixou quatro filhas.

O assassino foi levar a filha do casal, de apenas 2 anos, até a casa da vítima. Mas, infelizmente, ele foi até o local com a intenção de executar a ex-companheira, que morreu no local, e ainda feriu a filha mais velha de Sara, que, ao ouvir a discussão, saiu na tentativa de defender a mãe.

No mesmo dia, por volta das 22h, o assassino foi localizado e preso em Itaquaquecetuba. Sua prisão temporária foi convertida em preventiva durante a audiência de custódia.

De acordo com a Polícia Civil, embora Sara não tivesse registros anteriores contra o agressor, uma outra ex-companheira de Anderson já havia registrado cinco boletins de ocorrência por agressão contra ele.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que, após ser detido e encaminhado à delegacia, o homem confessou o crime. Ele agora permanece à disposição da Justiça e deve responder por feminicídio consumado e tentativa de feminicídio.

O Instituto Mércia Nakashima está acompanhando a família da vítima e prestando assistência jurídica e psicológica. Estamos confiantes de que a Justiça manterá esse assassino preso, a fim de que não ofereça riscos a outras mulheres e, principalmente, à família de Sara de Lima.

Se você conhece alguém que esteja sofrendo abuso ou violência doméstica, não se cale. Denuncie. Seu gesto pode salvar uma vida.

Basta nos chamar no WhatsApp: (11) 95461-2345.

Endereço

Suzano, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Instituto Mércia Nakashima posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar