O Projeto Irmão Menor foi criado em 30 de Maio de 1990, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de jovens e crianças tendo como ferramenta o esporte (futebol/futsal/handboll). O objetivo principal é favorecer a formação de cidadãos conscientes e educá-los para o mundo através da inserção social. Olivaldo, mais conhecido como Vadico do Santista, teve a iniciativa de ensinar futebol e futsal
para os meninos (as) do bairro e entorno do Colégio Santista, que na época era uma Instituição Particular. As aulas aconteciam nas dependências do próprio colégio. Por se tratar de uma área de vulnerabilidade social muito elevada, os Irmãos Maristas e a direção do Colégio Santista apoiou o projeto de Vadico que junto com a Pastoral do colégio, passou a ministrar aulas de catequeses, e auxiliar as famílias das crianças e adolescentes atendidos na regularização de documentos entre outros. Participavam também de encontros, passeios e campeonatos de futebol e futsal da região. Inicialmente a jornada era de segunda à sexta-feira, das 19:30 às 21:30. Sábados das 08:30 às 17:00Horas. E aos domingos se reuniam às 09h na Igreja Catedral de Santos e após da missa tinha lazer nas dependências do colégio Santista. Em agosto de 2009 o Colégio Marista de Santos, anteriormente chamado de Colégio Santista, passou a fazer parte da rede Municipal de ensino da cidade. Com isso, o Projeto perdeu seu principal apoiador, que cedia o espaço e contribuía financeiramente com o desenvolvimento das atividades e participações em eventos esportivos. A partir daí, houve a necessidade de reduzir as despesas. Passamos somente a oferecer lazer para as crianças e adolescentes, reduzindo a participação para todos os domingos. Diante de todo o histórico do projeto no local, a equipe da Secretaria de educação da Prefeitura Municipal de Santos autorizou a utilização do espaço. Em 2011, Vadico passou a trabalhar no terceiro período, nas sextas e sábados, com o intuito de obter renda para o Projeto Irmão Menor. Com isso, aos poucos foi retornando as participações nos campeonatos de futsal somente na cidade de Santos. Vale ressaltar que o número de crianças e adolescentes diminuiu nessa fase de transição, pois a motivação deles era estar envolvidos em campeonatos e passeios. Meados de 2012, ganhamos novos parceiros: Marcos Luiz, o Gibi da Avícola Jupiá que contribuiu financeiramente e Ronaldo Dantas Barreto que contribuiu com a divulgação do Projeto, que fez com que o ganhássemos novamente visibilidade no meio esportivo e força para continuar com as atividades. Atualmente atendemos cerca de 60 crianças e 30 adolescentes, entre meninos e meninas, no espaço cedido pela direção da UME Colégio Santista, com apoio da Secretaria de Educação e do Prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Contamos e agradecemos imensamente com o trabalho voluntário dos amigos e parceiros: José Roberto Rodrigues, Allan Soares, Prof° Celso Defende, Profª Rafaela Maia.