Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCjrTuzSwOm4B8MwCU8mOYOg
Instagram: O Grupo A5 é um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação do IME, que anualmente organiza palestras e eventos acadêmicos no instituto, levanto temas interessantes sobre matemática e demais ciências relacionadas gratuitamente a todos aqueles que tiverem interesse em participar (independente de terem vinculo
com a universidade ou com matemática). Nossas palestras em geral são ministradas por professores da Universidade de São Paulo, que convidamos para cada evento conforme suas especialidades de estudo e pesquisa, para que o público receba o melhor conteúdo em cada tema. Nossos eventos, além de abertos ao público e gratuitos, não necessitam inscrição prévia. Histórico do Grupo A5:
Tudo começou em 2012, quando dois alunos de graduação do Bacharelado em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IMe-USP), perceberam que alguns assuntos muito relevantes sobre matemática e sobre o meio acadêmico nem sempre eram desenvolvidos em sala de aula, e resolveram organizar um evento para levar um destes assuntos aos demais estudantes instituto. Assim, com a colaboração do Centro Acadêmico do instituto (CAMat), organizaram o ciclo de palestras "Os 7 Problemas do Milênio", onde foram apresentados os 7 problemas mais famosos da matemática, em palestras ministradas por professores que tinham suas pesquisas nas mesmas áreas de cada problema apresentado. O evento foi um sucesso. Vários professores e estudantes começaram a pedir que mais eventos como este fossem organizados, e foi então que um dos dois alunos que organizaram o evento de 2012 teve a ideia de criar um grupo independente das demais instituições do IME com a finalidade de complementar a formação dos estudantes do IME e de quem quiser participar, levando palestras e outros eventos sobre temas revelantes e não explorados no currículo, de forma gratuita e com linguagem de fácil entendimento. (atentem-se a isto: o Grupo A5 é independente. Não é vinculado ao CAMat e nem a nenhum outro grupo, apesar de aceitar parceirias em alguns eventos). E assim, no final de 2013, o Grupo A5 oficialmente foi fundado, com nome e logo e com novos integrantes no grupo. Por ter sido fundado em outubro, não tivemos tempo de organizar evento em 2013, mas fomos nos preparando para o grande ciclo de palestras que seria apresentado em 2014. Este grande ciclo, titulado "IC ou Não IC? Eis questão" teve por tema iniciação científica, foi realizado em 36 palestras, cada uma delas com professores que estavam à procura de alunos de iniciação científica expondo suas pesquisas, resultados e convidando os alunos a trabalharem com eles. Mais uma vez o evento atingiu as expectativas, e desde então não paramos mais. Em 2015 o tema e título do ciclo de palestras foi "História da Matemática". Neste ciclo, realizamos 11 palestras com professores da matemática explicando historicamente todo o desenvolver desta ciência, e com ênfase nos trabalhos de matemáticos importantes em cada fase e área. O evento foi recorde em audiência, e então começamos a ficar famosos (pelo menos na USP). O ciclo foi indicado pelo IME para concorrer ao prêmio "Destaque de Cultura e Extensão - USP 2015", e estamos aguardando o resultado. Este ano, 2016, estamos organizando um evento inovador em relação aos anteriores, com um modelo diferente de apresentação, e com uma parceria inédita. Em breve publicaremos mais informações sobre ele.