27/05/2026
🎥 'LENDO O MUNDO' ESTREIA EM SÃO PAULO
A estreia do documentário 'Lendo o Mundo', uma homenagem ao legado de Paulo Freire, será em São Paulo, no dia 6 de junho de 2026, às 19h, dentro da programação da 15ª Mostra Ecofalante de Cinema.
O filme propõe uma reflexão sobre educação popular, alfabetização, transformação social e os impactos contemporâneos do pensamento freiriano.
A exibição acontecerá no Reserva Cultural e contará com um debate após a sessão sobre educação popular e o pensamento freiriano, com a diretora Catherine Murphy, a professora Maurilane de Souza Biccas, o pesquisador Paulo Marques, com mediação de Marcelo Fonseca, coordenador de EaD do Instituto Paulo Freire, no Projeto ALFA-EJA Brasil.
O longa, dirigido por Catherine Murphy e Iris de Oliveira, revisita o histórico projeto de alfabetização de adultos liderado por Paulo Freire no Nordeste do Brasil na década de 1960. A obra foi consagrada com o prêmio de Melhor Documentário no Festival de Gramado.
A 15ª Mostra Ecofalante acontece na capital paulista até o dia 10 de junho, com exibições em dezenas de espaços espalhados pela cidade, incluindo o Reserva Cultural e o circuito Spcine. A programação completa, assim como os detalhes para retirada de ingressos, pode ser conferida diretamente no Site Oficial da Mostra Ecofalante - https://ecofalante.org.br/
📽️Estreia do documentário ‘Lendo o Mundo’
🏡Local: Reserva Cultural (Av. Paulista, 900 - Bela Vista, São Paulo).
📅Data e Hora: 06 de junho de 2026, às 19h.
🗣️Debate: Às 20h30
🗳️Ingressos: A entrada é gratuita.
Mostra Ecofalante Reserva Cultural