22/02/2018
Foi nas categorias de base do São Paulo que Morato iniciou a trajetória no futebol e decidiu seguir o sonho de se tornar jogador. No retorno, o destaque do Ituano no Campeonato Paulista de 2017 revela um grande aprendizado neste período e festeja a oportunidade de poder atuar profissionalmente pela equipe são-paulina.
“Essa volta representa bastante, porque todo garoto que entra na base almeja chegar ao time principal. Agora, tenho a oportunidade de realizar este sonho. Foi como voltar para casa, porque comecei aqui. Saí e agora volto mais experiente e preparado”, afirma.
Morato defendeu as equipes de base do Tricolor entre 2001 e 2006. Nesse período, foi campeão do Torneio de Yohokama-JAP Sub-11, em 2003. Após deixar o time são-paulino, o atleta passou por Desportivo Brasil, Internacional e Olé Brasil antes de seguir para o Gyeongnam, da Coréia do Sul, país no qual estreou profissionalmente.
No retorno ao Brasil, o atacante acumulou passagens por Ferroviária, Mogi Mirim, Boa Esporte e Cascavel-PR. Foi no Ituano, no entanto, que o jogador obteve destaque e despertou o interesse do São Paulo. O atleta disputou dez partidas no Campeonato Paulista de 2017 e foi o líder em finalizações certas (14) e em passes para finalização (23) da equipe.
“É gratificante ver toda essa minha trajetória desde garoto ser concluída nesta volta. O São Paulo sempre foi referência e, sem dúvida, contribuiu bastante na minha formação. Todo garoto que tem uma boa base, como aqui, cresce como jogador e homem. E foi assim comigo. Aprendi bastante também por onde passei, e estou pronto para ajudar os meus novos companheiros. Sou voluntarioso e posso desempenhar mais de uma função tática”, finaliza.