O “CEDECA SAPOPEMBA” foi fundado legalmente em 23 de novembro 1991, no entanto, funciona desde 1985, teve por origem um grupo de pessoas oriundas das Comunidades Eclesiais de Base preocupadas com a situação de violência em que viviam as crianças, os adolescentes e os jovens da região de Sapopemba época em que as situações mais críticas eram com os adolescentes que faziam uso abusivo de dr**as, os
que se prostituíam e os internos nas Unidades da FEBEM. Concomitantemente, crianças e adolescentes catadores de reciclagem passaram a buscar apoio junto a esse grupo, o que levou à criação de um Centro Comunitário (atualmente o CCA “Construindo o Amanhã”), com o objetivo de reintegrá-los à escola e atendê-los em suas necessidades básicas. Em 1986 teve início um trabalho de rua junto a adolescentes prostituídas e praticantes atos infracionais, principalmente ligados ao uso de dr**as. Em 1989 teve inicio a atividade do Centro de Defesa através de plantões para atuar sobre o alto índice de mortes violentas de adolescentes no bairro. No ano seguinte, as adolescentes acompanhadas já estavam reintegradas às suas famílias e a casa, que era então destinada para funcionar como abrigo transitório, passou a ser sede do Centro de Defesa. O CEDECA SAPOPEMBA também participou ativamente no processo de construção da Lei 8.069/13/07/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente, através da formação e da articulação da comunidade, juntamente com os grupos vinculados ao Secretariado Nacional da Pastoral do Menor. Projetos e Movimentos Culturais: A história do CEDECA Sapopemba é marcada por efetivas ações relacionadas à fruição de cultura, reconhecidas nacionalmente e de relevante influencia na cena cultural no que diz respeito à produção, difusão e reconhecimento da cultura quanto direito.