Somos Veteranos do Resgate Voluntário, da AGRC, do GRC ou do Resgate Civil. Fomos a primeira organização civil e independente de resgate voluntário do Brasil. O Resgate Voluntário foi desmobilizado depois de quase 20 anos de trabalho e relevantes serviços à sociedade. Os Veteranos do Resgate fizeram a diferença para o mundo e dentre tantos trabalhos: preveniram acidentes e doenças; transportaram p
acientes; combateram incêndios; trataram ferimentos e traumas; distribuíram alimentos e roupas; cuidaram de doentes; acolheram desabrigados; trabalharam em campanhas comunitárias; resgataram vítimas de enchentes, desmoronamentos e explosões; prestaram assistência humanitária; atenderam acidentes de trânsito; ensinaram higiene e saúde; trabalharam em desastres aéreos; construíram abrigos; coordenaram eventos; realizaram busca e salvamento; administraram grandes emergências; e salvaram vidas. Os Veteranos do Resgate aprenderam, treinaram, treinaram (check list e simulados), treinaram, e treinaram muito para se tornarem excelentes. Cresceram, ensinaram, conquistaram, seguiram uma carreira iniciada em nossa Organização e continuam fazendo a diferença. Qual Veterano não se lembra da nossa rotina de Plantão: Briefing, Passagem do Plantão, Escalas de Serviço, Formulários (oito), Sinais Vitais, Checagem de Kit’s (seis), Faxina de Entrada, Procedimentos Internos, Revisão e Estudo Teórico, Reunião de Especialidades, Apresentação de Trabalhos (Estagiários), Treinamentos: Básicos e Avançados, Projeto Bernache, Avaliação de Desempenho, Manutenção Local, Simulados, Vídeos de Instrução, Trabalhos Comunitários (fora), Almoço e Jantar, Atendimento às Ocorrências (ainda tínhamos e queríamos atender as emergências), Faxina de Saída, Debriefing e Passagem do Plantão. Havia outras tantas responsabilidades a cada Plantão. E tinha gente que achava que ainda não tínhamos muito para fazer!! Só quem viveu conosco sabe o que passamos e no que nos tornamos! Este é um pequeno TRIBUTO a todos, não importando a função que tiveram no Resgate: Alunos, Voluntários, Agentes, Líderes, Chefes, Comandantes, Colaboradores, Coordenadores, Gestores, Instrutores, Orientadores, Diretores e Funcionários.
.. Também não importando a especialidade que desenvolveram: Enfermagem, Comunicação, Salvamento, APH, Viaturas, Incêndio, Desastre, Assistência Humanitária e os Especialistas da Fórmula 1 (Extração, Maqueiros e Enfermeiros).
.. Mas no que a grande maioria se tornou e nas carreiras aos quais seguiram, principalmente nas áreas de saúde e segurança: Enfermeiros e Técnicos; Bombeiros Voluntário, Civil e Militar; Seguranças Patrimonial e Pessoal; Policiais Civil e Militar; Guardas Civis; Brigadistas; Resgatistas; Socorristas; Especialistas em Defesa Civil; Militares das Forças Armadas; Especialistas em Esportes Radicais; Motoristas de Ambulância; Assistentes Sociais; Terapeutas, Biólogos, Engenheiros e Técnicos de Segurança; Pesquisadores, Mergulhadores, Aventureiros, Professores, Educadores e Voluntários.
.. E a todos aqueles que seguiram diferentes carreiras, mas cresceram com as experiências obtidas no Resgate Voluntário. Muitos de nós com experiências fantásticas pelo interior do Brasil e pelo mundo afora. Tivemos ainda muitos Amigos que ajudaram a nossa Organização a crescer e ser reconhecida, e até mesmo fora do Brasil. Também é uma homenagem a todos nossos Irmãos que não estão mais conosco, mas que estarão sempre em nossas lembranças: M. Silva, Reinaldão, Carlos Cardoso, Ângelo Rodrigo (Ventania), Leonardo (Leo), Manfro e Luiz Celso. Durante nossos quase 20 anos de existência, passaram Mulheres e Homens que se transformaram, e que continuam crescendo, evoluindo, conquistando e transformando o nosso mundo para melhor. Parabéns a todos que derramaram lágrimas e suor, mas que fizeram!
“Sozinhos, mas Juntos”. "From this day to the ending of the World... we in it shall be remembered.. we band of brothers"