09/05/2025
INSTITUTO PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA MEDALHA PAULO FREIRE
Nesta sexta-feira (09/05), foi lançada a Medalha Paulo Freire de boas práticas em educação de jovens e adultos (EJA) durante o 1º Encontro do Marco Referencial de Equidade na Educação, em São Paulo.
O objetivo do prêmio é identif**ar, reconhecer, estimular e disseminar inovações e experiências educacionais relevantes para a superação do analfabetismo, implementadas pelas redes públicas de ensino no Brasil. A Medalha Paulo Freire integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualif**ação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA).
“A premiação honra o legado do patrono da educação brasileira e simboliza o reconhecimento do Estado à dedicação dos profissionais da educação e das gestões locais em superar o analfabetismo e qualif**ar a educação de jovens e adultos, junto com outras políticas do MEC, disse a secretária da Secadi, Zara Figueiredo. “Com a Medalha Paulo Freire, a gente espera que a memória desse homem toque todos aqueles que são responsáveis pela educação no país”, completou.
O filho de Paulo Freire, Lutgardes Costa Freire, representando o Instituto Paulo Freire e a viúva do educador, Nita Freire, participaram da cerimônia e foram testemunhas do lançamento do edital, assinando o documento.
Poderão concorrer à Medalha Paulo Freire todas as secretarias municipais e estaduais de educação, e 20 delas serão premiadas. Também está prevista uma menção honrosa para as redes que aumentarem o número de matrículas na EJA no Censo Escolar 2025, em comparação ao do ano passado.
Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto EJA é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Os objetivos são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.