Cursinho da Poli - USP

Cursinho da Poli - USP Cursinho popular pré-vestibular sem mensalidades. Décio Leal de Zagótis e do Grêmio Politécnico. Ermano Marchetti, chegando então a oferecer 8000 vagas.

O projeto tem como finalidade oferecer um curso preparatório para o vestibular a alunos socioeconomicamente vulneráveis. A origem

O primeiro Cursinho da Poli foi fundado em 1987 por iniciativa do então diretor da Escola Politécnica, Prof. O intuito inicial era montar um curso pré-vestibular que ajudasse estudantes com menos condições a dar continuidade à sua formação e preparar-se para o vestibul

ar. Foi graças a essa parceria que o projeto se manteve até 1992, quando o diretor à época, Prof. Francisco Romeu Landi, decide pela retirada do projeto de dentro da Poli. O cursinho então se muda da Universidade de São Paulo e, com isso começa a crescer rapidamente. De 250 vagas no ano de sua criação, salta para 450 em 1995 e finalmente 850 alunos matriculados em 1997, ano em que houve quase 10.000 inscritos no processo seletivo. Em 2000, o Cursinho da Poli inicia a produção do seu próprio material, simultaneamente à política de ampliação de vagas que culmina na mudança para o prédio na Av. Em 2001 aluga um segundo prédio na mesma avenida, fato que aumenta o número de vagas para mais de 15000. Em 2004, com “vagas para todos” e convênio com a Prefeitura de São Paulo, a seleção sócio-econômica deixa de existir e o financiamento passa a ser feito por meio da taxa de inscrição e de mensalidade. A partir desse momento, o projeto se desvirtua totalmente de sua idéia inicial: ser um cursinho popular que ajuda estudantes com menos renda. A recriação

Por esse motivo, em 2006 um grupo de alunos toma a iniciativa de criar novamente o Cursinho da Poli dentro da escola, buscando retomar os princípios e objetivos iniciais do projeto. Tais pessoas, apoiadas mais uma vez pelo Grêmio Politécnico, conseguem uma sala de aula em um dos prédios da Poli e iniciam as atividades do novo cursinho popular. O novo Cursinho é, hoje, todo administrado por alunos da Escola Politécnica e da Universidade de São Paulo. As aulas são ministradas em sua maioria por estudantes que veem neste projeto social uma forma de ajudar pessoas financeiramente carentes a se prepararem para os melhores vestibulares do Brasil, como USP e UNICAMP. O grande foco do projeto é que através do estudo para um grande concurso e o convívio com universitários, os alunos do projeto possam ser motivados não só na busca da aprovação em alguma universidade, como também em investir na própria educação e desenvolvimento pessoal. A reestruturação

No começo de 2011, o CP passou por uma grande reforma: um novo foco pedagógico foi escolhido. Aproximando-se ao modelo de cursinhos comerciais, o CP decidiu voltar-se totalmente à aprovação no vestibular. Para isso, uma série de ajustes foram feito, partindo pelo trabalho dos colaboradores. Desenvolveu-se assim um novo processo seletivo para eles, o que permitiu a contratação de docentes qualificados e envolvidos de fato com o ensino. Além disso, o projeto recebeu nesse momento o apoio do ETAPA Vestibulares na forma da cessão de material didático para o ano inteiro, além de diversas apostilas extras, o que sem dúvida contribui e muito para o estudo dos nossos alunos. O final dessa reestruturação pode ser visto agora. Tornamos evidente o perfil sério e responsável dos envolvidos no Cursinho Popular da POLI-USP e nossos alunos contam agora mais do que nunca com a infraestrutura e material de que precisam para fazer uma boa prova no final do ano.

📚 AULÃO PARA A FUVEST 2023 🧠O Cursinho Popular da Poli vai realizar no sábado, dia 26 de novembro, um aulão preparatório...
04/11/2022

📚 AULÃO PARA A FUVEST 2023 🧠

O Cursinho Popular da Poli vai realizar no sábado, dia 26 de novembro, um aulão preparatório para a FUVEST, com a temática "Mudanças Climáticas".

O aulão será feito presencialmente na Escola Politécnica da USP, no Prédio do Biênio. O aulão será das 10h até às 14h, sendo a primeira hora usada para a recepção dos alunos com café da manhã gratuito.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link da bio do insta ou pelo Qr code.

Venha fazer parte do nosso aulão, esperamos você 💙❤️💛

⚠️ FIQUE ATENTO ⚠️EM BREVE INSCRIÇÕES ABERTAS!!!As inscrições para o primeiro semestre de 2022 estão chegando! As inscri...
29/10/2022

⚠️ FIQUE ATENTO ⚠️
EM BREVE INSCRIÇÕES ABERTAS!!!

As inscrições para o primeiro semestre de 2022 estão chegando! As inscrições serão abertas no domingo, dia 6 de novembro.

Faça parte do CP para se preparar para os vestibulares em um ambiente acolhedor, com alta qualidade de ensino e gratuito!

Venha fazer parte da nossa família ❤️💛💙

Você tem interesse de colaborar no Cursinho Popular da Poli?Então, não perca essa oportunidade!! Estamos com o processo ...
26/10/2022

Você tem interesse de colaborar no Cursinho Popular da Poli?

Então, não perca essa oportunidade!! Estamos com o processo seletivo de equipe aberto!

As vagas são para se tornar um integrante da Equipe de Marketing, Mídias, Tecnologia e Jurídico.

Para se inscrever, preencha o forms disponível no qrcode ou no link abaixo!

https://forms.gle/Bz2wD5eJsu3xqF3F6

Contamos com sua participação! Contribua com a democratização do ensino ❣️

📣 ATENÇÃO  📣O CP é cursinho popular organizado pelo Grêmio Politécnico da USP, e voltado ao atendimento de alunos vulner...
13/09/2022

📣 ATENÇÃO 📣

O CP é cursinho popular organizado pelo Grêmio Politécnico da USP, e voltado ao atendimento de alunos vulneráveis do ponto de vista socioeconômico. Neste momento tão difícil, nem todos estudantes conseguiram a isenção da Taxa de Inscrição da Fuvest. Por isso, estamos organizando um financiamento coletivo para pagar as taxas de inscrições dos nossos estudantes nos vestibulares! O valor atual de R$ 191,00 para prestar o vestibular da USP, a FUVEST, acaba sendo um dos maiores obstáculos para os corajosos e corajosas estudantes do CP, que se dedicaram o ano inteiro ao estudo pré-vestibular 📚

O custo total do vestibular da USP, entre nossos alunos, chegou a R$ 6763,00. Por isso, contamos com a sua colaboração para auxiliar os e as estudantes nesse momento tão crítico emanterem o sonho de entrar na USP em 2022!! Qualquer valor arrecadado já faz uma gigantesca diferença para essas pessoas sonhadoras, determinadas e engajadas que compõem nosso corpo discente 👩‍🎓👨‍🎓

Contribua agora mesmo por meio de nossa chave pix, com a razão social Grêmio Politécnico. Caso se sinta a vontade, identifique o pix como doação, e mande o comprovante pelo whatsapp (82)8106-6910 ou pelo formulário a seguir: https://forms.gle/cgkDxBHTHrN1fDeBA

Arrecadaremos doações até dia 30/09. Após nossa meta ser cumprida, o restante dos recursos será destinado para subsidiar estudantes de outros Cursinhos Populares da USP, em suas inscrições da FUVEST 😉

O CP agradece sua ajuda!! Contamos com vocês!! ❤️💛💙

Endereço

Avenida Prof. Almeida Prado, 128/Butantã, São Paulo/
São Paulo, SP
05508-070

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Cursinho da Poli - USP posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar