Fundado em 21 de março de 1975, o Sintaema é uma entidade representativa dos trabalhadores do setor de saneamento e meio ambiente: Sabesp, Cetesb, Saned, Fundação Florestal, Foz do Brasil-Mauá, Uniaguas, Aqualatina, Lewahl, SAAE de Itu, Desga Ambiental, Cetrel Lumina, Ecopolo e Servmar. Atualmente o sindicato conta com mais de 13 mil sócios que acreditam na entidade, participando e apoiando todas
as ações. Em nossa luta diária, o objetivo maior é defender os direitos dos trabalhadores, fiscalizar as condições de trabalho e cobrar dos empregadores mais valorização do quadro funcional. Na campanha salarial, procuramos desenvolver um trabalho de mobilização e participação da categoria, no sentido de construir uma pauta de reivindicações que amplie conquistas e vislumbre novos horizontes na carreira, ou seja, garantir que o trabalhador obtenha a manutenção e avanços no acordo coletivo, a partir da garantia no emprego. A atuação do Sintaema não se restringe apenas às questões corporativas. Como entidade de classe, busca interagir com os movimentos sociais, populares e institucionais, através de atos, manifestações públicas, palestras, oficinas e debates, combinando os interesses mais imediatos com os interesses gerais da sociedade. No sentido de contribuir na construção de políticas públicas para os setores de Saneamento e Meio Ambiente, o Sintaema tem assentos em Conselhos, Câmaras Técnicas e participação em fóruns e audiências, onde, além de contribuir com propostas, faz gestões junto a parlamentares. Para atender os associados, o Sintaema tem sede própria e diretores por todo o estado de São Paulo. A diretoria do Sintaema é composta por 54 membros, tem mandato de quatro anos e é eleita pela categoria através do voto democrático dos associados. Na sede o Sintaema conta com trabalhadores de várias áreas para o bom desenvolvimento dos trabalhos internos e atendimento aos sócios.