Oëkobr É uma organização da sociedade civil de interesse público, visa a conservação do meio ambiente, em especial do solo em São Paulo.

As aulas do Cursinho OëkoBR/Educafro também estão a todo v***r na Biblioteca Comunitária Maria Luiza 📚✨Neste sábado (25/...
26/04/2026

As aulas do Cursinho OëkoBR/Educafro também estão a todo v***r na Biblioteca Comunitária Maria Luiza 📚✨

Neste sábado (25/04), tivemos aula de Química com a professora Lia e Filosofia com o professor Clodoaldo, fortalecendo ainda mais a preparação dos nossos alunos para o ensino superior.

O polo Maria é formado por mulheres, mostrando na prática a força feminina na luta por mais oportunidades e acesso à universidade. 💪🏽

Ainda temos vagas! Se quiser participar das aulas no polo da Biblioteca Maria Luiza, chama a gente no privado. 💬

📍 Rua Leon Carvalho, 105 – Jardim Martini (próximo ao Shopping Interlagos).

O cursinho é uma parceria da OëkoBR com a Educafro, Bem-Te-Vi Diversidade e a Biblioteca Comunitária Maria Luiza.

As aulas do Cursinho OëkoBR/Educafro também estão a todo v***r na Biblioteca Comunitária Maria Luiza 📚✨Neste sábado (25/...
26/04/2026

As aulas do Cursinho OëkoBR/Educafro também estão a todo v***r na Biblioteca Comunitária Maria Luiza 📚✨

Neste sábado (25/04), tivemos aula de Química com a professora Lia e Filosofia com o professor Clodoaldo, fortalecendo ainda mais a preparação dos nossos alunos para o ensino superior.

O polo Maria Luiza é formado por mulheres, mostrando na prática a força feminina na luta por mais oportunidades e acesso à universidade 💪🏽

Ainda temos vagas! Se quiser participar das aulas no polo da Biblioteca Maria Luiza, chama a gente no privado 💬

📍 Rua Leon Carvalho, 105 – Jardim Martini (próximo ao Shopping Interlagos)

O cursinho é uma parceria da OëkoBR com a Educafro, Bem-Te-Vi Diversidade e a Biblioteca Comunitária Maria Luiza.

Mais um dia de aula no Cursinho do Polo Jardim Apurá, e com novidade: a chegada de novos alunos! A turma está crescendo ...
25/04/2026

Mais um dia de aula no Cursinho do Polo Jardim Apurá, e com novidade: a chegada de novos alunos! A turma está crescendo e cheia de jovens comprometidos em estudar e construir um futuro melhor. 📚✨

Começamos com aula de Matemática, com o professor Renildo, que trouxe uma introdução a conteúdos muito cobrados no ENEM, como moda e mediana.

Na segunda parte, a professora Natália conduziu a aula de Sociologia, promovendo uma reflexão sobre o que é o conhecimento, como ele surge e quais tipos são produzidos na sociedade. Os alunos também participaram de um debate, discutindo conhecimento científico e senso comum, foi um momento de troca muito legal!

🚨 Atenção: excepcionalmente no próximo sábado (2 de maio) não haverá aula, por conta da emenda do Dia do Trabalhador. Retornamos no dia 9 de maio com tudo!

📍 Ainda temos vagas para o Polo Jardim Apurá! Se você tem interesse, chama a gente no direct.
Estamos na Rua Adauto Lemos, 25A — Jardim Apurá (rua lateral do Colégio Mourão).

Nosso cursinho é uma parceria entre a OëkOBR, Educafro e Bem-Te-Vi Diversidade.

Neste último sábado (18/04), tivemos uma experiência diferente no nosso cursinho 📚🧪A professora de Química, Cida, levou ...
23/04/2026

Neste último sábado (18/04), tivemos uma experiência diferente no nosso cursinho 📚🧪
A professora de Química, Cida, levou os alunos para uma aula prática com experiências de laboratório. Uma forma de aproximar a química do dia a dia e tornar o aprendizado mais leve, fácil e divertido.

Mais do que preparar para o vestibular, o Cursinho da OëkoBr busca formar jovens com consciência crítica e cidadã, levando conhecimentos que vão muito além da sala de aula.

E claro, não faltou aquele lanchinho especial pra repor as energias antes da segunda parte da aula, porque, como diz o ditado, s**o vazio não para em pé. 😄

Nosso cursinho é uma parceria entre OëkoBr, Educafro e Bem-Te-Vi Diversidade.

Se você é adolescente, jovem ou adulto e quer se preparar para o vestibular, chama a gente no direct!

📍 Endereços dos polos: • OëkoBr (Polo I): Rua Adauto Lemos, 25A – Jardim Apurá (ao lado da E.E. Francisco Mourão)

• Biblioteca Comunitária Maria Luiza (Polo II): Rua Leon Carvalho, 105

O projeto Escola D’Árvore, idealizado pela OëkoBR, leva educação ambiental para escolas públicas da periferia forma aces...
15/04/2026

O projeto Escola D’Árvore, idealizado pela OëkoBR, leva educação ambiental para escolas públicas da periferia forma acessível e transformadora.

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio têm a oportunidade de conhecer mais sobre árvores nativas da Mata Atlântica, além de desenvolver consciência sobre a importância da preservação e do cultivo.

A iniciativa vai além da teoria: com dinâmicas, vídeos e palestras com especialistas, o aprendizado acontece de forma leve e envolvente. E, na prática, os alunos colocam a mão na terra, participando do plantio de árvores no entorno da escola e aprendendo como cuidar delas ao longo do tempo.

O objetivo do Escola D’Árvore é ultrapassar os muros da escola, incentivando bairros da periferia a se tornarem mais arborizados e com mais qualidade de vida. Afinal, sabemos que regiões periféricas costumam ter menos áreas verdes, o que impacta diretamente na temperatura, na saúde e no bem-estar da população.

A OëkoBR acredita que a mudança começa pela educação e pela conscientização de crianças e adolescentes que, muitas vezes, levam esse aprendizado para dentro de casa e influenciam suas famílias a também cuidarem do meio ambiente.

Na última quarta-feira (08/04), estivemos na Escola Estadual Cidade Júlia II. Foi um momento de muita troca, com alunos do Ensino Fundamental participando ativamente, tirando dúvidas e compartilhando suas próprias experiências. A atividade foi conduzida pelo nosso presidente, Wesley Silvestre, e pelo engenheiro ambiental Marcílio Bueno.

E vem mais por aí: os alunos ainda participarão do plantio de árvores e aprenderão, na prática, sobre compostagem orgânica.

Vamos juntos construir periferias mais verdes e com mais vida!

Neste último domingo (12/04), o Jardim Apurá recebeu o evento Discotekombi – 4 rodas, 4 elementos 🚐🎶Uma celebração poten...
13/04/2026

Neste último domingo (12/04), o Jardim Apurá recebeu o evento Discotekombi – 4 rodas, 4 elementos 🚐🎶
Uma celebração potente da cultura periférica, reunindo música em diversos ritmos — com destaque para o rap e o hip-hop, fortalecendo a cena local.

A pista foi comandada por vários DJs periféricos, com um brilho especial para as mulheres, como a DJ Carlu (), que trouxe sets cheios de nostalgia e fez todo mundo dançar e vibrar. E ainda tivemos show ao vivo do Dicafe (), trio formado por dois músicos e um DJ da periferia, que levantou o público!

Além da música, o evento contou com a presença do Parceiros na Literatura (), que distribuiu mais de 200 livros — a maioria infantis — incentivando a leitura entre as crianças 📚✨

Também rolou uma feirinha gastronômica deliciosa, com os moradores vendendo seus próprios produtos: bolos, cachorro-quente, pastel e muito mais 🌭🍰
Eventos como esse fortalecem a cultura, geram oportunidades e movimentam a quebrada.

Que venha o próximo! 💥

É com muito orgulho — e muita luta — que nós da OëkoBR anunciamos o início das aulas do nosso Cursinho Popular Pré-vesti...
09/04/2026

É com muito orgulho — e muita luta — que nós da OëkoBR anunciamos o início das aulas do nosso Cursinho Popular Pré-vestibular no novo polo da Biblioteca Comunitária Maria Luiza! 💚📚

As aulas começam neste sábado, 11 de abril, e teremos uma cerimônia de boas-vindas às 11h. Vai ser muito especial — contamos com você!

📍 Rua Leon Carvalho, 105 – Jardim Martini (próximo ao Shopping Interlagos)

Sua presença faz toda a diferença — no hoje e no seu futuro. A gente quer te ver na universidade!
🎓✨

Quer fazer parte do cursinho no polo da Biblioteca Maria Luiza? Chama a gente no privado, ainda temos vagas!

Essa conquista é fruto da parceria entre OëkoBR, Educafro, Bem-Te-Vi Diversidade e, agora, a Biblioteca Comunitária Maria Luiza.

Vamos juntos estudar, resistir e construir novos caminhos! ✊🏽

Já estamos no quinto sábado de aulas! 📚✨Começamos o dia com uma das disciplinas mais importantes para qualquer vestibula...
28/03/2026

Já estamos no quinto sábado de aulas! 📚✨
Começamos o dia com uma das disciplinas mais importantes para qualquer vestibulando: Redação, com a professora Fernanda.

Ela destacou a importância de estar sempre atento aos assuntos da atualidade, já que temas em debate na sociedade podem facilmente aparecer no ENEM. Durante a aula, analisamos uma redação nota mil do ENEM 2025, sobre o envelhecimento da população brasileira, com direito a discussão e troca de ideias com os alunos.

Também foi reforçada a importância de construir repertório, acompanhando páginas e conteúdos relevantes nas redes sociais. Além disso, a professora explicou pontos essenciais da estrutura do texto: manter a coerência, desenvolver dois problemas relacionados ao tema e finalizar com uma proposta de intervenção, sempre respeitando os direitos humanos, como exige o ENEM.

Outro ponto importante foi entender os critérios de avaliação, além do uso da 3ª pessoa e da norma culta da língua portuguesa.

Entre os temas debatidos em sala, estiveram pautas atuais como o ECA Digital e a violência contra a mulher, especialmente diante dos casos de feminicídio que têm chocado o país. Ao final, os alunos já colocaram a mão na massa, iniciando a construção da introdução com tese. ✍️

Na parte da tarde, tivemos aula de História com o professor Danilo, que apresentou o que é cobrado no ENEM e trabalhou questões com a turma. Foram discutidos temas importantes de Ciências Humanas, como questão indígena, Idade Média, Idade Moderna e Era Vargas.

⚠️ Atenção: devido ao feriado de Páscoa, não teremos aula no dia 4 de abril. Retornamos no dia 11!

Aproveitem o feriado para descansar ou revisar os conteúdos. 💪📖

Estamos no quarto sábado de aulas 📚Pela manhã, tivemos aula de Química com a Professora Maria Aparecida, mais conhecida ...
21/03/2026

Estamos no quarto sábado de aulas 📚
Pela manhã, tivemos aula de Química com a Professora Maria Aparecida, mais conhecida como Professora Cida.

A professora começou fazendo uma introdução sobre a importância da leitura e da dedicação pessoal nos estudos. Também conversou com alguns alunos para conhecer um pouco da história de cada um.

Ela destacou ainda a importância da prática e do treinamento no dia a dia, que são essenciais para qualquer profissão e para alcançar qualquer objetivo, como passar no vestibular.

Durante a aula, foi proposta uma atividade de Química para introduzir os alunos na matéria. Enquanto resolviam as questões, a professora passou de carteira em carteira, esclarecendo dúvidas.

Já na parte da tarde, tivemos aula de Análise Textual com a Professora Elis.

A professora propôs uma dinâmica com os alunos para explicar, na prática, como funciona a análise textual. Também apresentou os conteúdos que serão trabalhados ao longo das aulas e reforçou a importância dessa habilidade na leitura de textos, algo muito cobrado no ENEM e em outros vestibulares.

Além disso, foi realizada uma atividade para mostrar os diferentes tipos de texto e linguagens.
Como lição de casa, os alunos deverão produzir um texto sobre meio ambiente, podendo ser uma crônica, artigo de opinião, tirinha, notícia, crítica ou propaganda. A ideia é trazer na próxima aula para análise coletiva.

Essa foi a aula de hoje. No próximo sábado tem mais! ✊🏽📖

🚌 **Ônibus gratuito saindo do Jardim Apurá**Estamos organizando um ônibus saindo do **Jardim Apurá** para participar do ...
15/03/2026

🚌 **Ônibus gratuito saindo do Jardim Apurá**

Estamos organizando um ônibus saindo do **Jardim Apurá** para participar do ato em defesa das **Reparações ao Povo Negro**.

Vamos às ruas exigir **reparações históricas e indenização monetária pelos 388 anos de trabalho escravizado**, como parte de um processo de justiça para enfrentar as desigualdades, a miséria e a pobreza que ainda atingem a população negra no Brasil.

✊🏾 **Reparação é justiça histórica.**
✊🏿 **Reparação é combater a desigualdade.**
✊🏽 **Reparações já!**

📍 Saída: Jardim Apurá às 12h
📅 31 de março de 2026
🕑 Início 14h
📌 Anhembi – São Paulo

Participe. **Nossa luta é por justiça, dignidade e reparação.**

✊📚 Formação, debate e mobilização!Neste domingo (15/03), nossa turma do cursinho participou da Reunião Geral da Educafro...
15/03/2026

✊📚 Formação, debate e mobilização!

Neste domingo (15/03), nossa turma do cursinho participou da Reunião Geral da Educafro, um importante espaço de formação política e troca entre os estudantes.

Um dos principais debates partiu de uma matéria do Educafro News, que denunciava o caso de um idoso mantido por 16 anos em situação de trabalho análogo à escravidão em uma fazenda no Mato Grosso. Os participantes discutiram caminhos para a indenização da vítima e refletiram sobre como essas reparações podem contribuir para fortalecer o combate ao trabalho escravo no Brasil.

Durante a reunião, o Frei Davi, fundador da Educafro, também destacou a importância de ampliar programas de bolsas internacionais e parcerias com instituições como a CAPES, ressaltando a necessidade de garantir que esses editais contemplem cotas raciais, para que estudantes negros tenham acesso real às oportunidades de intercâmbio e formação no exterior.

Outros temas importantes também foram debatidos, como a condenação dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, além de discussões sobre os desafios atuais na luta por justiça social.

Outro ponto central foi a formação de lideranças entre jovens negros e da periferia, fortalecendo a organização coletiva e a luta por direitos.

📢 Mobilização!

No dia 31 de março (terça-feira) haverá um ato em defesa das cotas raciais no Sambódromo do Anhembi.

Nosso núcleo está organizando um ônibus saindo do Jardim Apurá, às 12h30, para quem quiser participar dessa luta.

📩 Interessados podem chamar no privado para mais informações.

Endereço

Rua David Perez 1303/Jardim Apurá
São Paulo, SP

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Oëkobr posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar