Instituto 17

Instituto 17 Informações para nos contatar, mapa e direções, formulário para nos contatar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Instituto 17, Organização não governamental (ONG), R. Ministro Godói, 471, São Paulo.

O i17 é uma instituição brasileira, sem fins lucrativo, criada para viabilizar a difusão dos objetivos do desenvolvimento sustentável e propor soluções de forma integrada às questões relacionadas com a economia circular, defesa do meio ambiente.

O Instituto 17 continua realizando as oficinas de Capacitação em Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA), fortalece...
10/06/2026

O Instituto 17 continua realizando as oficinas de Capacitação em Manejo de Resíduos da Produção Animal (MRPA), fortalecendo a capacidade técnica dos Grupos Gestores Estaduais (GGEs) do Plano ABC+ e apoiando estratégias de mitigação das mudanças climáticas no setor agropecuário.

Recentemente, nossa equipe esteve no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul para apresentar e discutir dados atualizados sobre o manejo de resíduos da suinocultura e de bovinos de corte confinados. Os workshops abordaram os impactos das emissões do manejo dos dejetos e as oportunidades de aproveitamento energético por meio da produção de biogás.

Os resultados mapearam:

➡️ o sistema de manejo dos dejetos adotado nas propriedades;
➡️ os estabelecimentos com biodigestores em operação e as emissões evitadas associadas à biodigestão;
➡️ os estabelecimentos com viabilidade técnica e econômica para expandir o tratamento de dejetos e o aproveitamento energético.

Essas informações permitem estimar volumes de resíduos gerados, localizar onde estão as emissões e identificar onde a expansão do biogás é viável. São dados essenciais para que gestores estaduais construam as metas do Plano ABC+ com base territorial.

Em breve publicaremos os resultados completos das duas oficinas.

Os workshops foram realizados em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Embrapa Suínos e Aves, com apoio da Coalizão Clima e Ar Limpo.

MudançasClimáticas Metano AgropecuáriaSustentável Bioenergia Sustentabilidade Descarbonização EconomiaDeBaixoCarbono

De Cambridge para o centro do debate sobre o futuro da economia global. 🌍Hoje, o Instituto 17 participa do Sustainable D...
27/05/2026

De Cambridge para o centro do debate sobre o futuro da economia global. 🌍

Hoje, o Instituto 17 participa do Sustainable Development Forum – Cambridge Edition 2026, levando a perspectiva do Sul Global para uma discussão urgente: como transformar a economia circular em um modelo sistêmico, escalável e competitivo.

Nosso fundador, Alessandro Sanches Pereira, integra o painel sobre transformação sistêmica da economia circular ao lado de lideranças internacionais, reforçando que sustentabilidade já não é uma pauta paralela — é estratégia econômica, industrial e climática.

Cambridge Descarbonização AçãoClimática

A Transition Away Conference reuniu recentemente, em Santa Marta, representantes de cerca de 60 países para discutir cam...
25/05/2026

A Transition Away Conference reuniu recentemente, em Santa Marta, representantes de cerca de 60 países para discutir caminhos concretos para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.

O Instituto 17 esteve presente no encontro, representado por Maria Fernanda Gómez, líder do i17 na Colômbia .co

O evento mostrou que a transição energética deixou de ser apenas uma pauta ambiental e passou a ocupar o centro das discussões econômicas, industriais e geopolíticas.

Entre os principais destaques do encontro:

🌱 Ampla participação internacional
Representantes da academia, governos, parlamentares, organizações sociais, lideranças indígenas e instituições científicas participaram do debate.

🔬 Ciência como base para decisões
Um dos avanços foi a formalização de um painel científico internacional para apoiar decisões climáticas com base em evidências técnicas.

⚠️ O maior desafio continua sendo a implementação
Muito se falou sobre tecnologias, transformação industrial e financiamento climático, mas ainda faltam mecanismos concretos e vinculantes para acelerar a transição.

💰 O verdadeiro gargalo é o financiamento
Em muitos casos, o planejamento já existe. O desafio agora é transformar metas e discursos em execução real.

Como explicou Maria Fernanda Gómez: “o desafio já não é imaginar a transição, mas executá-la.”

É justamente nesse cenário que soluções já consolidadas em países como o Brasil — como biogás e biometano — podem ajudar a América Latina a avançar da ambição climática para a implementação concreta.

A Colômbia ocupa hoje uma posição estratégica nesse debate: amplia seu protagonismo internacional enquanto ainda enfrenta desafios relacionados à dependência dos combustíveis fósseis e à segurança energética.

A transição energética já começou. O que está em disputa agora é a velocidade da implementação.

Biogás Instituto17 EnergiasRenováveis

Você já teve a sensação de que o calor é muito pior no seu bairro do que no centro da cidade? A ciência acaba de provar ...
19/05/2026

Você já teve a sensação de que o calor é muito pior no seu bairro do que no centro da cidade? A ciência acaba de provar que você tem razão.

Quando o planejamento urbano prioriza apenas o concreto e ignora a natureza, quem paga a conta é a população das periferias. Um estudo recente da USP (FFLCH) mapeou os microclimas da cidade de São Paulo e revelou uma realidade dura: a diferença de temperatura entre um bairro nobre e arborizado (Jardim Paulista) e um bairro periférico (Vila Jacuí) chega a 8,8 °C no verão.

Viver em casas que funcionam como verdadeiros "fornos urbanos" agrava problemas cardíacos e respiratórios, transformando o planejamento urbano excludente em uma grave questão de saúde pública. Além disso, lares mais quentes demandam mais energia para refrigeração, aprofundando a pobreza energética.

O que esses dados deixam claro é que o calor extremo nas cidades não é apenas um fenômeno climático. É, também, uma expressão direta da desigualdade urbana.

É aqui que o clima e o ODS 11 se encontram: cidades mais sustentáveis são, necessariamente, cidades mais justas e resilientes ao aquecimento.

Arraste para o lado 👉 e entenda a conexão entre o ODS 11 (Cidades Sustentáveis) e o combate à desigualdade social.

O Instituto 17 defende que arborização e agricultura urbana não são luxo, são infraestrutura básica de resiliência climática. 🌳⚡

Como é a presença de árvores e praças no bairro onde você mora? Conta pra gente nos comentários! 👇

RacismoAmbiental CidadesSustentaveis TransiçãoJusta IlhasDeCalor PlanejamentoUrbano Sustentabilidade

Pela primeira vez desde que passou a integrar a rede do Observatório do Clima , o Instituto 17 participou do encontro an...
12/05/2026

Pela primeira vez desde que passou a integrar a rede do Observatório do Clima , o Instituto 17 participou do encontro anual da organização, um dos espaços mais importantes de articulação da sociedade civil brasileira na agenda climática.

O encontro reuniu mais de 250 pessoas, representando 128 organizações da rede, em dois dias de escuta, troca de experiências e construção coletiva sobre os caminhos da agenda climática no Brasil.

Fundado em 2002, o Observatório do Clima é hoje a principal rede da sociedade civil brasileira dedicada ao enfrentamento da crise climática. Atualmente, reúne integrantes entre organizações socioambientais, institutos de pesquisa e movimentos sociais comprometidos com a construção de um país mais justo, sustentável e descarbonizado.

Para o Instituto 17, fazer parte desse espaço representa fortalecer alianças, ampliar o diálogo e contribuir ativamente para soluções concretas diante da emergência climática.

Para nosso fundador, Alessandro Sanches Pereira, foi um momento muito especial de escuta, troca e construção coletiva com organizações que têm papel fundamental na agenda climática brasileira. As discussões reforçaram algo central: pensar um Brasil descarbonizado, igualitário, próspero e sustentável não é apenas uma pauta ambiental, mas um projeto de país.

A discussão temática é especialmente importante neste momento, em que as eleições e as escolhas políticas dos próximos anos terão impacto direto sobre o futuro do Brasil. Clima, energia, justiça social, combate às desigualdades, uso da terra, cidades, resíduos e desenvolvimento econômico precisam estar no centro do debate público.

Para o , participar dessa rede é uma oportunidade de contribuir com conhecimento técnico, articulação e compromisso com soluções concretas para a transição justa.

Seguimos acreditando que enfrentar a crise climática exige cooperação, ciência, participação social e compromisso coletivo com um futuro mais justo e sustentável.

Acompanhe o Instituto 17 e faça parte dessa construção por um Brasil mais resiliente, inclusivo e comprometido com a justiça climática.

Encerramos nossa participação no 3º Encontro do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), em Brasília, com a certeza d...
08/05/2026

Encerramos nossa participação no 3º Encontro do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), em Brasília, com a certeza de que a transformação climática do Brasil passa, obrigatoriamente, pelos municípios.

Foram dias intensos de trabalho e troca de experiências com lideranças de 22 cidades e parceiros estratégicos. O objetivo do encontro foi estruturar projetos de alto impacto, prontos para financiamento, e acelerar a resposta aos desafios urbanos, como o calor extremo e a gestão sustentável.

Durante o encontro, o Instituto 17, em colaboração com o Instituto Pólis, conduziu discussões técnicas fundamentais dentro do Programa Mutirão Brasil (iniciativa da e ).

Focamos nossa contribuição técnica em áreas onde a ciência e a gestão se encontram:

♻️ Redução de emissões de metano a partir de resíduos orgânicos.

📊 Uso de dados para a tomada de decisão inteligente.

🤝 Fortalecimento de mecanismos de coordenação e governança climática multinível.

Apoiar mais de 50 municípios e estados na estruturação de suas agendas verdes é posicionar o Brasil como uma referência global em governança climática.

Seguimos juntos nessa construção!

C40Cities GCoM GovernoFederal Sustentabilidade Biometano EconomiaCircular TransiçãoEnergética

O Instituto 17 esteve presente no 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre ...
28/04/2026

O Instituto 17 esteve presente no 8º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 14 e 16 de abril, e foi uma edição marcante para a cadeia do biogás no Brasil.

O evento reuniu especialistas, produtores de biogás, pesquisadores e representantes dos setores público e privado num momento em que o setor vive um avanço concreto: o Brasil já conta com 1.803 plantas de biogás, e uma produção de quase 5 bilhões de Nm³/ano, presentes em 24 estados e 614 municípios.

Nossa equipe acompanhou de perto os painéis, as discussões e as trocas do setor: Leidiane Ferronato Marriani, Jéssica Mitto, Vanice Nakano, Camila Hollas e Deisi Tapparo.

No estande da Embrapa Suínos e Aves, o público pôde realizar visitas técnicas em realidade virtual a plantas de biogás na pecuária — conteúdo desenvolvido no âmbito do projeto "Integrando a Mitigação de Metano nas Estratégias Nacionais de Agricultura", uma parceria entre o Instituto 17, a Embrapa Suínos e Aves e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Estar onde o setor se encontra, conectar conhecimento, pessoas e soluções: é assim que o Instituto 17 contribui para o futuro que queremos construir.

Acompanhe o carrossel de imagens e confira os principais momentos da nossa equipe no evento.

EconomiaCircular Sustentabilidade EnergiaLimpa InovaçãoCientífica AgronegócioSustentável CIBiogás Embrapa

Hoje, 22 de abril, o mundo inteiro volta os olhos para a nossa casa em comum. Esse dia é um chamado urgente para a mobil...
22/04/2026

Hoje, 22 de abril, o mundo inteiro volta os olhos para a nossa casa em comum. Esse dia é um chamado urgente para a mobilização e para a ação estrutural.🌍

O cenário global é crítico. Os recentes retrocessos ambientais e o enfraquecimento de políticas de proteção deixaram o planeta ainda mais vulnerável aos eventos climáticos extremos. A conscientização já cumpriu o seu papel. Agora, a pressão popular é essencial para exigir respostas concretas de governos e instituições.

Para o Instituto 17, a verdadeira virada de chave para proteger os ecossistemas passa, obrigatoriamente, por como geramos e consumimos energia.

A meta global inegociável é triplicar a geração de energia limpa até 2030. Mas essa transição não pode deixar ninguém para trás. Hoje, amargamos a realidade de que mais de 3,8 bilhões de pessoas vivem em pobreza energética, sem o acesso básico à eletricidade para garantir dignidade e qualidade de vida.

Defender o meio ambiente significa lutar por uma transição energética que seja limpa para o planeta e justa para as pessoas. Não podemos deixar ninguém para trás.

PobrezaEnergética ODS7 ODS13 Sustentabilidade AçãoClimática MeioAmbiente JustiçaClimática

O fundador do Instituto 17, Alessandro Sanches Pereira, participou do International Vienna Energy and Climate Forum (IVE...
13/04/2026

O fundador do Instituto 17, Alessandro Sanches Pereira, participou do International Vienna Energy and Climate Forum (IVECF) 2026, realizado nos dias 9 e 10 de abril, em Viena, como integrante da equipe do Council of Engineers for the Energy Transition (CEET).

Sob o lema “Powering Prosperity, Security and Stability”, o IVECF 2026 destacou que a resposta à crise climática exige ação coordenada em três frentes:

🔹 Energia sustentável: acelerar a transição energética como motor de desenvolvimento econômico
🔹 Industrialização verde: produzir mais, com menos recursos, de forma eficiente e circular
🔹 Resiliência climática: construir infraestrutura capaz de enfrentar eventos extremos e garantir segurança

Um dos pontos mais contundentes, reforçado pela United Nations Industrial Development Organization (UNIDO), foi a urgência de transformar economias: países ricos em recursos naturais precisam deixar de exportar apenas matéria-prima e passar a gerar valor local com base em energia limpa.

O fórum também colocou no centro do debate a justiça climática: países mais vulneráveis, como os menos desenvolvidos e pequenos estados insulares, seguem sendo os mais impactados, mesmo contribuindo menos para o problema.

Além disso, houve um avanço importante: o lançamento da “Vienna Green Skills Call to Action”, reforçando o papel de jovens e mulheres como protagonistas da transição energética.

O IVECF 2026 também atuou como uma ponte estratégica para a COP30, conectando compromissos globais à implementação real, especialmente a partir da Declaração de Belém sobre Industrialização Verde.

A principal mensagem do encontro foi: a transição energética já começou, mas o ritmo ainda está aquém do necessário.

O Instituto 17 segue presente nos principais espaços globais, contribuindo para transformar conhecimento técnico em ação concreta.

JustiçaClimática COP30

O Alessandro Sanches Pereira, fundador do  , está em Viena, na Áustria, participando da reunião do Council of Engineers ...
10/04/2026

O Alessandro Sanches Pereira, fundador do , está em Viena, na Áustria, participando da reunião do Council of Engineers for the Energy Transition (CEET), realizada na sede da United Nations Industrial Development Organization (UNIDO).

Diferente dos encontros mensais, que normalmente acontecem de forma online, esta reunião ocorre em formato híbrido e ampliado, aproveitando o encontro presencial durante o International Vienna Energy and Climate Forum (IVECF). Isso permite um diálogo mais profundo, estratégico e colaborativo entre especialistas globais.

O objetivo deste encontro é fortalecer o impacto do dentro do sistema das Nações Unidas e ampliar a cooperação regional, especialmente em regiões-chave como o Sudeste Asiático e a África Central.

O encontro reforça uma mensagem urgente: a descarbonização não é apenas uma necessidade ambiental. É uma oportunidade estratégica de desenvolvimento.

Para Alessandro, a descarbonização pode impulsionar o crescimento econômico de longo prazo, ao alinhar infraestrutura, transporte e indústria com metas climáticas, aumentando competitividade, resiliência e acesso a financiamento internacional. Esse é o caminho. E ele precisa ser acelerado.

Seguimos contribuindo para conectar ciência, políticas públicas e soluções reais para uma transição energética justa e sustentável.

🤝 Agradecemos às instituições e especialistas que contribuíram para esse diálogo:
Rana Ghoneim, Georgia Iordanescu, Gina Martí, Luca Longo (UNIDO) | Maryse Nkoua (CEO) | Lisa Sachs (Columbia Center on Sustainable Investment), Semida Silveira, Liz Nelson, Isaac Elizondo Luísa Valentim e Roberta Cerni.

Agora seguimos para as próximas discussões no .

Descarbonização EnergiaLimpa MudançasClimáticas CooperaçãoInternacional ClimaÉUrgente

Endereço

R. Ministro Godói, 471
São Paulo, SP
05015-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 09:00 - 18:00
Terça-feira 09:00 - 18:00
Quarta-feira 09:00 - 18:00
Quinta-feira 09:00 - 18:00
Sexta-feira 09:00 - 17:00

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Instituto 17 posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Instituto 17:

Compartilhar