Desde julho de 2000 diversos organismos da sociedade vêm se reunindo para troca de informações, para otimizar e integrar os serviços prestados, viabilizando projetos conjuntos que respondam às demandas sociais da região do Butantã. Este fórum tem a denominação de Rede Butantã de Entidades e Forças Sociais e o eixo comum está voltado para a inclusão social, buscando a melhoria de vida dos moradores
da região. As reuniões da Rede Butantã foram desencadeadas a partir de um projeto específico para jovens, decorrente de uma demanda detectada na região. As entidades envolvidas nesse projeto – Centro de Referência a Aids do Butantã, FEBEM, Centro Social Santo Dias, Casa de Cultura do Butantã e Centro Comunitário Favela Vila Dalva – tiveram a iniciativa de chamar as primeiras reuniões de formação da rede. Não se constituindo como organização ou instituição legalmente formalizada, por opção de seus membros, a Rede Butantã se constitui como uma forma de organização e mobilização, pautada pela horizontalidade, pelo respeito a autonomia de seus participantes, pela participação democrática e pelo compromisso com questões desta região de São Paulo. A Rede Butantã não tem diretoria ou qualquer forma de organização que estabeleça qualquer forma de hierarquia, no entanto, conta com participantes que se dispõem a fazer a mediação de reuniões, registrar memórias, facilitar o grupo virtual e assumir tarefas de encaminhamento de documentos ou ações que tenham sido decididas por manifestações de seus integrantes e que se apresentem como consensuais. A Rede Butantã realiza reuniões presenciais mensais, sempre na primeira quarta-feira de cada mês – de fevereiro a dezembro -, das 9h00 às 12h00. As reuniões acontecem em local definido de uma reunião para outra. Esta sua característica itinerante tem como objetivo estimular o conhecimento da região pelos seus participantes e também a participação de moradores e profissionais que atuam no local que recebe a reunião. Em cada reunião a entidade anfitriã tem tempo para apresentação de seus trabalhos. Quando necessário a reunião tem sua data remanejada, mas em vinte anos de existência nunca houve cancelamento de uma reunião. Sempre que necessário são marcadas reuniões extraordinárias, buscando atender necessidades de discussão aprofundada de algum tema e também dando oportunidade a maior participação da população, com reuniões acontecendo a noite ou em final de semana.