01/06/2026
Em maio, o IDDD esteve presente em importantes eventos e espaços de diálogo. Confira alguns destaques do nosso mês:
1. O presidente do Conselho Deliberativo do IDDD, Fábio Tofic Simantob, e a diretora-executiva, Marina Dias, reuniram-se com o presidente do Tribunal de Justiça de SP, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, e com a assessora da Presidência, Gabriela Fragoso Calasso Costa. O encontro teve como objetivo apresentar as novas gestões do IDDD e do tribunal.
2. Nossa presidenta, Priscila Pamela Santos, participou do debate “Democracia, cidadania e direitos das mulheres no Brasil”, realizado na PUC-SP. A mesa também contou com a participação da deputada federal Tabata Amaral e de Marina Faraco, professora de Direito Constitucional e Internacional.
3. Também demos as boas-vindas às novas pessoas associadas que ingressaram no IDDD no último semestre. O encontro contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo, Fábio Tofic Simantob, da presidenta Priscila Pamela Santos e de integrantes da equipe.
4. A coordenadora de comunicação do IDDD, Juliana Santos, participou da reunião de planejamento da Rede Justiça Criminal, que debateu estratégias de comunicação conjunta entre as organizações que compõem a rede.
5. Marina Dias ministrou uma aula na formação “Defensores e Defensoras Populares de Direitos Humanos”, promovida pelo CDHEP. A atividade abordou a estrutura do sistema de justiça brasileiro e os mecanismos de repressão do Estado.
6. Realizamos mais uma edição do Bate-papo do IDDD. Desta vez, recebemos as jornalistas Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo e da BandNews FM, e Camila da Silva, do G1, para uma conversa sobre cobertura criminal.
7. Marina Dias também participou do 5º Fórum Nacional de Alternativas Penais (Fonape), promovido pelo CNJ. Neste ano, o evento debateu o tema “Justiça restaurativa no âmbito criminal: caminhos para novos paradigmas no Brasil”.