03/10/2025
Passamos o último domingo (28/09) celebrando os 5 anos de existência do Instituto Tebas de Educação e Cultura.
De manhã, em Assembleia Ordinária, na Casa de Francisca, elegemos Rafael Balseiro Zin Conselheiro Fiscal Titular, em substituição a José Adão de Oliveira, que renunciou a esse cargo para se candidatar à Vice-Presidência da Diretoria Executiva, eleita na ocasião, com mandato até o dia 27/09/2028.
Na foto 1, aparecem ao lado do Presidente José Abilio Ferreira, da Diretora Jurídica Sue Helen Romanna Silva Circunde e do Diretor Administrativo-Financeiro Thales Ray Bernardo dos Santos.
Com essa atualização, os órgãos de gestão e fiscalização f**aram constituídos como na foto 2: encima, Viviane Barbosa de Souza Moraes, Conselheira Fiscal Suplente eleita em maio; embaixo, Flavio Carrança e Jorge Peloso de Azevedo, Conselheiros Fiscais Titulares eleitos na mesma ocasião. Participaram da reunião de domingo, como integrantes da Assembleia Geral, 16 das 37 pessoas formalmente associadas ao Instituto.
A celebração dos 5 anos incluiu um delicioso almoço na própria Casa de Francisca (foto 3), nossa parceira estratégica, que f**a bem no Largo da Misericórdia, na encruzilhada das ruas Quintino Bocaiúva, Direita e Álvares Penteado, onde funcionou, por mais de nove décadas (1793 a 1886), o icônico Chafariz do Tebas.
A partir dali oferecemos uma caminhada crítica (fotos 4 a 8) aberta ao público pelo Triângulo Histórico, conduzida pelo escritor Abilio Ferreira.
Em seguida voltamos à Casa (foto 9) para dançar e cantar ao som do Gama no Samba, comandado pelos queridos amigos Renato e Ronaldo Gama.
Essa luta, como escreveu o grupo literário Quilombhoje, "começou muito antes e vai continuar depois de nós".
Vida longa ao Instituto Tebas!!!
Ele é patrimônio do povo paulistano e brasileiro.