08/05/2026
O Comitesinos realizou nesta quinta-feira (07) sua 3ª Reunião Ordinária de 2026. Entre os pontos da pauta, estava a entrega do relatório elaborado pelo GT Qualidade da Água, montado na última plenária e composto pelas operadoras de saneamento para investigar o gosto e cheiro da água verificados em vários municípios da bacia em abril.
Conforme o levantamento feito por Comusa, Corsan e SEMAE, a alteração da água ocorreu por causa de uma proliferação em quantidade anormal, de cianobactérias — micro-organismos normalmente presentes na água, que produzem oxigênio e podem ocorrer em excesso devido a vários fatores.
A Fepam foi acionada e fez coleta de amostras em alguns pontos de monitoramento, no entanto, o resultado não pôde ser apresentado porque as análises das amostras ainda não foram finalizadas. Como encaminhamento, a plenária decidiu criar uma deliberação, a partir do protocolo criado pelo GT, que balizará novas ações. “Esse protocolo servirá para que, em eventos futuros semelhantes, a atuação e resposta das entidades da bacia seja mais ágil, bem como dos órgãos fiscalizadores”, explica a presidente do Comitesinos, Viviane Feijó Machado.
Viviane também registra que na Plenária ficou clara a necessidade de ações conjuntas entre as secretaris de meio ambiente dos municípios e a Fepam. “Vamos inserir no protocolo como se dará essa comunicação para promover atividades em conjunto em situações futuras para determinação das causas”, explica.