Falando de Axé

Falando de Axé |Ativem As notificações
|Amor pela nossa ancestralidade
|Umbandista ModeOn
|Filha de Iansã

Hoje 23 de abril , é o Dia de São Jorge ⚔️O Rio de Janeiro se transforma. É feriado, mas mais do que isso: é dia de fé v...
23/04/2026

Hoje 23 de abril , é o Dia de São Jorge ⚔️

O Rio de Janeiro se transforma.
É feriado, mas mais do que isso: é dia de fé viva nas ruas, de velas acesas, de gente vestida de vermelho e branco, de filas nas igrejas e também de saudações de axé ecoando por todos os cantos.
A cidade pulsa diferente! É devoção, tradição e identidade.
Para o povo de Axé, essa data carrega um significado ainda mais profundo. São Jorge é celebrado com amor, mas também é reconhecido, dentro do sincretismo religioso, como Ogum o orixá da guerra, dos caminhos, da luta e da proteção. É Ogum quem abre estradas, quem corta demandas, quem dá força pra seguir.

Essa relação nasce da história do Brasil, quando nossos ancestrais, diante da opressão, encontraram no sincretismo uma forma de manter viva sua fé. E hoje, essa conexão segue firme: seja na igreja, no terreiro ou na rua, o respeito e a devoção caminham juntos. Salve Jorge ❤️🛡

No Rio, o dia 23 de abril é mais do que uma comemoração é um encontro de crenças, de resistência e de amor. É sobre pedir proteção, agradecer batalhas vencidas e fortalecer a caminhada.

Salve Ogum!
Salve São Jorge!
Ogunhê! 🛡⚔️

23/04/2026

Missa da Alvorada em Quintino,
a Capadócia Carioca,
às 5h da manhã. Dia de São Jorge.

Viva o poder da fé! ⚔️🛡❤️

Todo ano esse assunto volta né? Mas no fim das contas, cada um vive sua fé do seu jeitinho… sem estresse!O importante é ...
23/04/2026

Todo ano esse assunto volta né?
Mas no fim das contas,
cada um vive sua fé do seu jeitinho…
sem estresse!
O importante é respeitar, celebrar e,
se tiver uma feijoadinha,
melhor ainda 😋✨

Axé pra todo mundo! 🙏🏾

Começamos as comemorações 🛡⚔️

Que essa Páscoa seja tempo de renovação, luz e fortalecimento da fé. ✨No Axé, renascer é se reconectar com a energia dos...
05/04/2026

Que essa Páscoa seja tempo de renovação,
luz e fortalecimento da fé. ✨
No Axé, renascer é se reconectar com
a energia dos Orixás, com a natureza
e com aquilo que nos mantém de pé todos os dias.

Que nunca falte proteção, caminhos abertos e muita força espiritual na sua caminhada.
Feliz Páscoa, com muito Axé!

Semana Santa não é só sobre dor… é sobre força, fé e renascimento.Pra muita gente, é tempo de silêncio, reflexão e respe...
03/04/2026

Semana Santa não é só sobre dor…
é sobre força, fé e renascimento.
Pra muita gente, é tempo de silêncio, reflexão e respeito.
Mas pra quem é de axé, isso vai além…
É entender que a espiritualidade não se limita a um único caminho.
É reconhecer que toda sexta-feira carrega fundamento, limpeza e conexão com o sagrado.
A gente respeita a história de Jesus, sim.
Mas também cultua nossos orixás, nossa ancestralidade e nossa fé viva.
Porque no axé, não existe contradição em respeitar…
Existe sabedoria em compreender.
Semana Santa é sobre energia, equilíbrio e transformação.

É tempo de aquietar o coração, firmar pensamento e fortalecer a fé seja qual for o seu caminho.

Independente da religião, é um momento de recolhimento, oração e cuidado com a energia.
No axé, é dia de preceito: evitar excessos, manter o corpo e a mente limpos e fortalecer a fé.
Mais do que tradição, é consciência espiritual.

Hoje é dia de sentir, não de se perder.
Respeite, se resguarde e se conecte. 🤍✨

Que seja um dia de luz, proteção e muito axé. ✨🤍



20/03/2026

Ainda existe o sagrado, ainda existe o santo, o médium voltando virado de erê pelo barracão 😍

Você já ouviu falar nos casos em que isso acontece? E ainda dizem que santo não responde qnd precisa. Aí está a prova… Ele fazendo as coisinhas de criança dele , bem contente!!!

Março começa junto com a semana.O tempo se alinha para lembrar: recomeçar é movimento.Orixá atua do início ao fim.Axé é ...
03/03/2026

Março começa junto com a semana.
O tempo se alinha para lembrar:
recomeçar é movimento.
Orixá atua do início ao fim.
Axé é fluxo.
E onde há vida, há caminho.
Alinhamento. Movimento. Recomeço.
Orixá conduz do início ao fim.
Axé é não ficar parado.
Não somos engessados.
Somos movimento.
Março começa.
Axé continua.
Exú, abertura de caminhos
Recomeço começa com passagem liberada.
Exu é movimento, decisão, encruzilhada.
Não existe início sem ele.
Ele é o primeiro impulso.
Se a mensagem for:
Todo novo ciclo começa com caminho aberto.
Exu é perfeito.
Laroyê Exú ❤️✨️🔱

18/02/2026

O INCRÍVEL CARRO QUE SE TRANSFORMA EM IEMANJÁ

A escola Beija-Flor de Nilópolis surpreendeu o público na madrugada desta terça-feira (17) ao levar para a comissão de frente uma estrutura avaliada em mais de R$ 1 milhão, conforme o portal g1.

Montada sobre o chassi de um ônibus escolar e equipada com tecnologia hidráulica e eletrônica, a alegoria impressionou ao transformar um barco no rosto de Iemanjá em plena Marquês de Sapucaí. O gasto gira em torno de 1 milhão...

Segundo um dos responsáveis pelo projeto ao jornal, a execução do mecanismo levou cerca de três meses. Durante o desfile, o público acompanhou a transformação acontecer quatro vezes na avenida.

(Vídeos: Reprodução/, )

17/02/2026

Existe casal que dança junto. E existe casal que vira elemento da natureza na Sapucaí.
Claudinho e Selminha Sorriso são desse segundo tipo.
Há mais de 30 anos, eles não apenas defendem o pavilhão da Beija-Flor de Nilópolis eles encarnam arquétipos.
Quando entram na Avenida, o corpo vira linguagem ancestral. O gesto vira reza em movimento.

Selminha tem a força de Iansã: o giro que levanta vento, a firmeza do olhar, a coragem de quem não teme tempestade. A bandeira não é só tecido — é redemoinho, é chama, é presença.
Cada rodopio parece convocar os ancestrais para assistir.
Claudinho carrega a majestade de Xangô: postura ereta, passos calculados, elegância que impõe respeito sem precisar elevar a voz. Ele não dança apressado. Ele sentencia no compasso do tambor. Há justiça no seu risco coreográfico, há equilíbrio na sua proteção ao pavilhão.
Vento e trovão.
Movimento e fundamento.
Paixão e responsabilidade.
Quando representam Iansã e Xangô, não é fantasia. É símbolo. É memória cultural transformada em dança. É o sagrado dialogando com o espetáculo sem perder a dignidade.
Na Avenida, eles não apenas defendem um pavilhão.
Eles contam uma história de amor, resistência e ancestralidade em cada passo.

✏️



Video:





17/02/2026

Foram muitas camadas da ,
Esse carro fechou o desfile com imagens e símbolos que evocam a liberdade, conexão com os Orixás e a ancestralidade africana, usando cenografia, cores e formas que remeteram ao mar, ao terreiro e à música que são centrais na tradição.

A presença dele na Sapucaí foi uma declaração estética e cultural, conectando o público da avenida ao conceito de que a fé e a festa são indissociáveis na história que a Beija-Flor foi contar na avenida



́
sambodromo

16/02/2026

Ontem a Sapucaí ouviu nosso nome.🌹

Ontem a avenida virou altar.
Salve as que resistem.
Salve as que amam demais.
Salve as que já foram silenciadas.
Salve as que aprenderam a nunca mais abaixar a cabeça.
Porque quando uma Maria pisa firme…
O mundo aprende a respeitar.

Salve todas as Marias!! 🌹🔱🔥

Vídeo: .almeida

Endereço

Rio De Janeiro
São Gonçalo, RJ

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Falando de Axé posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar