O Rio de Música nasceu em 2013, após uma visita ao Morro do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, do músico Bruno Aguilar e de Antônio Carlos da Costa, fundador da ONG Rio de Paz, que tem sede na localidade desde 2007. Impulsionados por aquele cenário, a dupla decidiu, então, proporcionar um novo começo para os moradores e da forma mais simples possível: democratizando conhecimento, dando
oportunidades, ouvindo e sendo ouvido, aprendendo e ensinando. Do início para cá muita coisa aconteceu. Coisas boas, coisas ótimas e, também, coisas ruins. Motivado, Bruno começou, com a ajuda de voluntários, a organizar a obra da sede do Rio de Música. Ao todo foram dois anos de dedicação. Lá, foram construídas duas salas de músicas inauguradas em um sábado de 2016. Somente dois dias depois, uma troca de tiros entre policias e traficantes quebrou todos os vidros da fachada do prédio, mas sem nenhum ferido. Esse episódio, apesar de triste, fortaleceu o projeto. Para mostrar a união e sintonia, os pais dos alunos, professores e os próprios estudantes criaram um grupo, que se mantém unido e em contato constante. “A comunidade nos convenceu a não ir embora. Não saímos e retomamos nossas atividades”, destaca Bruno, atual coordenador do projeto. Quinze dias depois, no entanto, outra troca de tiros deixou novos vidros quebrados. Desta vez a estratégia de superação mudou. Além de transformar, o Rio de Música tinha que preservar vidas. Acolhidos pela Biblioteca Parque de Manguinhos, alunos e professores continuaram evoluindo o trabalho contando com o apoio e estrutura dos funcionários e diretores, que acreditaram e mostraram vontade de fazer um trabalho sério. Com a doação de grandes músicos da cena carioca e nacional e com o apoio financeiro da Família Fraga (Sylvio, Lucyna e Armínio), o Rio de Música, que já teve Beth Dau, Idriss Boudroua, Arthur Dutra, Adaury Jr e Antonio Guerra como professores, atualmente, conta com seis educadores e renomados instrumentistas e 60 alunos. Contrariando todas as expectativas, a maior parte das turmas é formada por jovens, adultos e idosos, que entenderam rapidamente a oportunidade de estudar música, de graça, com grandes professores. Eles participam durante três vezes na semana de aulas de musicalização, canto, baixo, violão, piano, flauta e bateria. Os resultados e talentos, inclusive, já estão aparecendo. Estes três anos, na verdade, são só o começo da história. Com tristezas e sustos, mas, também, com alegrias, superações e mudanças de vida, o Rio de Música continua e continuará levantando cultura, conhecimento e leveza para uma comunidade que sofre, mas que sabe, também, se reinventar. Nesta página, compartilharemos um pouquinho das nossas atividades e conquistas. Seja bem-vindo! Quem somos:
Ana Bispo - canto e musicalização
Ajurinã Zwarg - bateria
Aline Gonçalves - flautas
Bernardo Ramos - violão e teoria
Bruno Aguilar - violão e contrabaixo
Leo de Freitas - piano