SEPE na Luta Educadora

SEPE na Luta Educadora Conclamamos todas e todos a conhecer o Campo Sepe na Luta Educadora!

Somos de diferentes lugares, somos de diferentes gerações, de diferentes correntes de pensamento que há alguns anos nos encontramos no SEPE-RJ nos seus diversos momentos de luta.

*Nota da Luta Educadora sobre a reunião de direção do dia 09/10*Nós, do campo SEPE na Luta Educadora(Resistencia/PSOL, I...
10/10/2025

*Nota da Luta Educadora sobre a reunião de direção do dia 09/10*

Nós, do campo SEPE na Luta Educadora(Resistencia/PSOL, Insurgencia/PSOL, Subverta/PSOL, Rebelião Ecossocialista/PSOL, Insurgencia RD/PSOL, Construção Socialista/PSOL, PCB, UP, OCUPE e independentes), lamentamos a postura adotada pela maioria formada na direção no dia 09/10.

Fomos surpreendidos com uma manobra perpetrada pelos campos formados pelas chapas 12 (Unidade, luta e democracia/PSOL, Articulação de Esquerda/PT e Ação Crítica/PT), 2 (ARTISIND/PT e CTB/PCdoB) e parte da chapa 1 (MES/PSOL) que, nos encaminhamentos a serem levados para a assembleia da rede estadual no dia 11/10, aplicaram um golpe, alterando o formato da assembleia.

Utilizando-se do fragilíssimo argumento de que não aprovamos a forma da assembleia, esses setores chegaram a propor retirar a assembleia do local em que estava marcada — o Clube Municipal — e realizá-la de forma híbrida no auditório do sindicato.

Apenas após serem constrangidos, mudaram a proposta para o formato híbrido no próprio Clube Municipal.
Entendemos que é uma falta de respeito com a categoria alterar o formato da assembleia com menos de 48 horas de antecedência.

Além disso, é ainda mais grave a manobra realizada no espaço da direção, que demonstra a certeza desses setores de que não conseguiriam vencer o debate com o conjunto da categoria presente na assembleia.

Durante o debate desse ponto, parte da coordenação geral, de forma autoritária, ameaçou fechar a reunião da direção para os militantes da base do sindicato.

*Repudiamos qualquer forma de retrocesso na democracia interna do nosso sindicato.*

Nota da Luta Educadora sobre a reunião de direção do dia 09/10Nós, do campo SEPE na Luta Educadora, lamentamos a postura...
10/10/2025

Nota da Luta Educadora sobre a reunião de direção do dia 09/10
Nós, do campo SEPE na Luta Educadora, lamentamos a postura adotada pela maioria formada na direção no dia 09/10.
Fomos surpreendidos com uma manobra perpetrada pelos campos formados pelas chapas 12 (Unidade, luta e democracia/PSOL, Articulação de Esquerda/PT e Ação Crítica/PT), 2 (ARTISIND/PT e CTB/PCdoB) e parte da chapa 1 (MES/PSOL e MPR) que, nos encaminhamentos a serem levados para a assembleia da rede estadual no dia 11/10, aplicaram um golpe, alterando o formato da assembleia.

Utilizando-se do fragilíssimo argumento de que não aprovamos a forma da assembleia, esses setores chegaram a propor retirar a assembleia do local em que estava marcada — o Clube Municipal — e realizá-la de forma híbrida no auditório do sindicato.
Apenas após serem constrangidos, mudaram a proposta para o formato híbrido no próprio Clube Municipal.

Entendemos que é uma falta de respeito com a categoria alterar o formato da assembleia com menos de 48 horas de antecedência.
Além disso, é ainda mais grave a manobra realizada no espaço da direção, que demonstra a certeza desses setores de que não conseguiriam vencer o debate com o conjunto da categoria presente na assembleia.

(Segue nos comentários 👇🏼)

O campo SEPE na Luta Educadora (Chapa 3) se solidariza com as famílias do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas...
09/09/2025

O campo SEPE na Luta Educadora (Chapa 3) se solidariza com as famílias do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), que foram despejadas com violência por parte da Prefeitura e do Governo do Estado, e se solidariza, também, com o deputado estadual Prof. Josemar (PSOL) e com o deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), agredidos enquanto fiscalizavam a ação da PM e da Guarda Municipal.

No último domingo (07/09), famílias ocuparam um prédio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), no Centro do Rio, para exigir a destinação de imóveis à moradia popular. Mesmo tendo iniciado uma negociação entre representantes do movimento e dos órgãos responsáveis, o prefeito Eduardo Paes mobilizou a Guarda Municipal e solicitou ao governador Claudio Castro o apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar para auxiliar no despejo violento de diversas famílias, incluindo mulheres, idosos e crianças que lutavam pelo direito à moradia.

Essa atitude mostra que o governador Claudio Castro e o prefeito Eduardo Paes são, para além de inimigos da educação, inimigos do nosso povo.

Eduardo Paes costuma se mostrar como uma alternativa ao fascismo, recebendo apoio até de setores da esquerda, mas, na prática, atua constantemente de mãos dadas com os fascistas. Apesar de se apresentar como adversário político de Cláudio Castro, Paes não pensou duas vezes antes de unir forças com o Governo do Estado para reprimir o povo trabalhador.

(Continua nos comentários) 👇🏼

O campo SEPE NA LUTA EDUCADORA (Chapa 3) declara seu apoio e solidariedade ao companheiro João Paulo Cabrera, que vem se...
12/08/2025

O campo SEPE NA LUTA EDUCADORA (Chapa 3) declara seu apoio e solidariedade ao companheiro João Paulo Cabrera, que vem sendo vítima de uma sequência de punições arbitrárias perpetradas pelo governo do Estado e motivadas por um processo persecutório, que visa silenciar os educadores e que, ontem, determinou a demissão do companheiro, sem que o mesmo tivesse garantido seu direito a ampla defesa.

Nos solidarizamos também com as companheiras Stefanini Mendonça, Mônica Lemos e Andréa Cassa, arroladas no mesmo processo e vítimas, também, de penalidades igualmente arbitrárias.

As punições a esses companheiros acontecem no contexto de perseguição às educadoras e educadores da rede estadual que lutam contra o sucateamento da escola, o desmonte das nossas carreiras e a fascistização da educação pública estadual.

Em relação a este último aspecto, especialmente, não podemos deixar de registrar, também, nossa perene solidariedade e apoio à companheira Dani Abreu, que, há anos, tem sido alvo de um processo persecutório que visa silenciar os educadores e expropriar sua autonomia pedagógica.

Para além da luta jurídica, é imperioso que todos nós manifestemos nosso apoio aos perseguidos pelo Estado, defendendo-os diante das mais variadas formas de repressão e nos posicionando contra o silenciamento a quem ousa lutar por uma educação pública libertadora.

No último sábado, 02/08, realizamos o seminário de planejamento da Luta Educadora para a nova gestão do SEPE-RJ (2025-20...
04/08/2025

No último sábado, 02/08, realizamos o seminário de planejamento da Luta Educadora para a nova gestão do SEPE-RJ (2025-2028).

Com a participação de diretores eleitos para o Sepe Central, núcleos e regionais, debatemos conjuntura, plano de lutas e planejamento para as secretarias que iremos ocupar na nova diretoria.

Importante momento para definir estratégias para os desafios colocados pela realidade adversa que nos confronta e exige respostas.

Seguem, também, registros da posse que ocorreu no dia 31/07, no Club Municipal.

Convictos de que quanto mais a gente luta, mais a luta nos educa, seguimos!

Na próxima segunda-feira, 28/07, às 18h, ocorrerá uma assembleia virtual para a escolha da representação do SEPE no CME ...
27/07/2025

Na próxima segunda-feira, 28/07, às 18h, ocorrerá uma assembleia virtual para a escolha da representação do SEPE no CME - Conselho Municipal de Educação.

O CME é um órgão colegiado que acompanha, fiscaliza e delibera sobre as políticas públicas que serão aplicadas no âmbito da educação municipal. Portanto, é um espaço de extrema importância para a atuação de quem defende a educação pública e combate os interesses privatistas.

O campo Sepe na Luta Educadora, consciente da importância desse espaço, está apresentando os nomes de duas companheiras da rede municipal para essa representação: Magaly Peres e Rosilene Almeida.

Ambas reúnem aquilo que é essencial pra ocupar este espaço: experiência, comprometimento com a categoria e independência em relação a governos.

Magaly, que recentemente sofreu um ataque do secretário de educação Rennan Ferreirinha, atua desde os 18 anos na educação, professora da rede municipal desde 2012, foi membro do conselho de professores da SME, quando lutou vigorosamente para a ampliação da disciplina de Espanhol, projeto que foi abandonado pelo governo Crivella. Experiente na participação em conselhos similares ao CME e em fóruns multisetoriais para elaboração de políticas públicas.

Já Rosilene Almeida é militante do SEPE há décadas e a próxima coordenadora geral do sindicato. Tendo participado de diversas greves e conquistas da nossa categoria. Representante do Sepe no Conselho do FUNDEB por dois períodos, na organização da Conferência para debater o Plano Municipal de Educação e fez parte das direções das regionais V, VIII e SEPE-RJ por duas vezes.

Militantes da educação experientes e sempre coerentes com um projeto de educação de qualidade para os filhos da classe trabalhadora e na garantia dos direitos dos profissionais da educação.

‼️Para participar da assembleia é necessária inscrição prévia pelo endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf6sDCjoAb6EPMBCNGtQwVA2spjfBYuhcLTFLloEMh_qhJ-nw/viewform (Link na Bio)

👀📽️Assista aos nossos vídeos completos pelo link que se encontra no nosso Link Tree. (Link na Bio)

Quanto mais a gente luta, mais a luta nos educa.

📣 Muito bom contar com 3553 educadores que acreditam em um sindicato mais combativo, independente e construído com a bas...
28/06/2025

📣 Muito bom contar com 3553 educadores que acreditam em um sindicato mais combativo, independente e construído com a base!

Seguimos juntos, firmes na luta por uma educação pública de qualidade e pela valorização dos profissionais da educação.

✊🏽 Quanto mais a gente luta, mais a luta nos educa!

📢 HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA VOTAR!É hora de fortalecer a luta em defesa da educação pública, dos nossos direitos e de um ...
27/06/2025

📢 HOJE É O ÚLTIMO DIA PARA VOTAR!

É hora de fortalecer a luta em defesa da educação pública, dos nossos direitos e de um sindicato mais combativo!
Vote CHAPA 3 – SEPE na Luta Educadora! ✊🏽

✅ Acesse: https://votacao.seperj.org.br/eleicoes2025
🗳️ Vote 3 para o SEPE Central e também para o seu núcleo ou regional!

Os apoios que mais nos deixam felizes são aqueles que vêm da base da categoria! Nosso agradecimento às companheiras e co...
26/06/2025

Os apoios que mais nos deixam felizes são aqueles que vêm da base da categoria! Nosso agradecimento às companheiras e companheiros que enviaram seus apoios, que confiam no nosso trabalho e abraçaram o programa da nossa chapa.
Nas eleições do SEPE, faça como os professores Marisa, Maurício, Lane, Amanda e Jorge William: vote Chapa 3 para o SEPE-RJ!

Um dos elementos que garantem o acesso à educação, a merenda escolar na prefeitura de Eduardo Paes tem deixado muito a d...
25/06/2025

Um dos elementos que garantem o acesso à educação, a merenda escolar na prefeitura de Eduardo Paes tem deixado muito a desejar. Recentemente, o secretário Ferreirinha afirmou que as crianças poderiam repetir a refeição se quisessem. O secretário só não disse que essa nunca foi a prática da SME, que submete crianças a uma alimentação precária, com uma quantidade irrisória de proteína, além de obrigar as profissionais das cozinhas a condições aviltantes de trabalho e, consequentemente, ao adoecimento.

Alimentação de qualidade não é favor, é direito, Ferreirinha!

📢 Chegou a hora de votar por um sindicato independente e construa com a base!De 24 a 27 de junho, vote pela internet nas...
24/06/2025

📢 Chegou a hora de votar por um sindicato independente e construa com a base!

De 24 a 27 de junho, vote pela internet nas eleições do SEPE!
➡️ É rápido e fácil!
✅ Vote CHAPA 3 para o SEPE Central
✅ Vote CHAPA 3 também para seu núcleo ou regional.

Por um SEPE mais combativo, democrático e na luta educadora, vote chapa 3️⃣!

Link para votação no story

📢 Amanhã começa a votação!É hora de fortalecer a luta por uma educação pública de qualidade, com direitos garantidos e v...
23/06/2025

📢 Amanhã começa a votação!
É hora de fortalecer a luta por uma educação pública de qualidade, com direitos garantidos e valorização dos profissionais da educação!

📲 Vote com poucos cliques, direto do seu celular, tablet ou computador.
✅ Vote CHAPA 3️⃣ para o SEPE Central e também para o seu núcleo ou regional.

🗓️ As eleições acontecem nos dias 24, 25, 26 e 27 de junho.
Vamos juntos construir um SEPE na luta e educadora! 💜✊

Endereço

Sepe-rj
Rio De Janeiro, RJ

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando SEPE na Luta Educadora posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar