10/10/2025
*Nota da Luta Educadora sobre a reunião de direção do dia 09/10*
Nós, do campo SEPE na Luta Educadora(Resistencia/PSOL, Insurgencia/PSOL, Subverta/PSOL, Rebelião Ecossocialista/PSOL, Insurgencia RD/PSOL, Construção Socialista/PSOL, PCB, UP, OCUPE e independentes), lamentamos a postura adotada pela maioria formada na direção no dia 09/10.
Fomos surpreendidos com uma manobra perpetrada pelos campos formados pelas chapas 12 (Unidade, luta e democracia/PSOL, Articulação de Esquerda/PT e Ação Crítica/PT), 2 (ARTISIND/PT e CTB/PCdoB) e parte da chapa 1 (MES/PSOL) que, nos encaminhamentos a serem levados para a assembleia da rede estadual no dia 11/10, aplicaram um golpe, alterando o formato da assembleia.
Utilizando-se do fragilíssimo argumento de que não aprovamos a forma da assembleia, esses setores chegaram a propor retirar a assembleia do local em que estava marcada — o Clube Municipal — e realizá-la de forma híbrida no auditório do sindicato.
Apenas após serem constrangidos, mudaram a proposta para o formato híbrido no próprio Clube Municipal.
Entendemos que é uma falta de respeito com a categoria alterar o formato da assembleia com menos de 48 horas de antecedência.
Além disso, é ainda mais grave a manobra realizada no espaço da direção, que demonstra a certeza desses setores de que não conseguiriam vencer o debate com o conjunto da categoria presente na assembleia.
Durante o debate desse ponto, parte da coordenação geral, de forma autoritária, ameaçou fechar a reunião da direção para os militantes da base do sindicato.
*Repudiamos qualquer forma de retrocesso na democracia interna do nosso sindicato.*